Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Derrubar o Cristo, pode; mesquita, não

O diretor alemão Roland Emmerich (de “”O dia depois de amanhã“” e “”Independence Day“”, entre outros) desistiu de colocar abaixo a mesquita de Kaaba, em Meca, no longa-metragem “”2012″”, com medo de eventuais reações negativas por parte de muçulmanos.

No filme, que estréia no dia 13/11, Emmerich mostra o fim do mundo como previsto pelos maias, para o ano do título, destruindo monumentos e marcos arquitetônicos do mundo católico como o Cristo Redentor, no Rio, e a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Emmerich justificou sua decisão dizendo que a cena poderia provocar uma “”fatwa”” (uma sentença de morte por ofensa à religião islâmica) contra ele. Em entrevista ao site scifiwire.com, o diretor contou que foi aconselhado pelo co-roteirista do filme, Harald Kloser:

“”Todos nós temos que pensar nisso no mundo ocidental. Você pode realmente derrubar símbolos cristãos, mas se fizer isso a um símbolo árabe pode receber uma fatwa””, disse Emmerich.

“”2012″” tem no elenco Amanda Peet, John Cusack, Danny Glover, Woody Harrelson e Oliver Platt, entre outros. Veja abaixo um trailer legendado do filme:

 

Recomendamos para você