Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 18.08.2014 18.08.2014

De Volta Para o Futuro’: por dentro da cidade de Marty McFly¬De Volta Para o Futuro’: por dentro da cidade de Marty McFly

Algum dia você já se imaginou dentro do seu filme favorito, vendo de perto as cenas que marcaram sua vida e, ainda, podendo fazer parte de tudo isso?

Para mim, esse dia chegou. Voltei no tempo junto com meu ídolo Marty McFly, protagonista do De Volta Para o Futuro, e não foi necessário entrar em um DeLorean para viajar ao passado. Bastou um ingresso de 53,50 libras em mãos.

Um ano antes do primeiro longa da trilogia completar três décadas, a empresa Secret Cinema escolheu um local em Londres para reconstruir a Hill Valley de 1955. Essa produtora britânica é famosa por recriar cenários cinematográficos em espaços secretos, divulgados somente a poucos minutos da abertura ao público.

DENTRO DA CIDADE

Por e-mail, recebi as instruções sobre o ponto de encontro e o horário marcado: estação Hackney Wick, às 17h15. Ao chegar, já me senti nos anos 1950. Na fila que se formava, a maioria das pessoas estava vestida com roupas da época.

Eu, ali, era um estranho no ninho – com bermuda e camiseta. Mas o importante mesmo era fazer parte da festa. Afinal, estava diante de minha chance de viver uma experiência única ao lado de Marty McFly, Doc Brown, George McFly, Biff Tannen e outros personagens de Robert Zemeckis e Bob Gale.

Com a chegada dos organizadores, a locação secreta foi revelada: o gigante Parque Olímpico de Londres. Seguimos um caminho a pé até lá.

Logo na entrada, fui aconselhado a deixar o meu celular na chapelaria. Era proibido usar aparelhos eletrônicos, visto que em 1955 não existiam câmeras digitais ou telefones móveis.

Quando pisei no Twin Pines Ranch (tinha até ovelha de verdade!), cada detalhe começou a ganhar forma. Estava tudo lá: as casas de George McFly e do Dr. Brown, o posto de gasolina, a escola, o Lou’s Cafe e, lógico, o relógio da torre.

Era mesmo Hill Valley.

INTERAÇÃO

Para fazer parte dessa história, bastava acompanhar os passos dos mais de 80 atores espalhados por ali – só precisava tomar um pouco de cuidado para não levar uns cascudos do Biff!

Além desse contato bem próximo com eles, pude entrar também nas casas dos personagens, rabiscar o armário dos alunos da Hill Valley High School, comer e beber no Lou’s Cafe, assistir a um show do Marvin Berry and The Starlighters no baile do “Encanto Submarino” e comprar suvenires.

Memorabilias do filme disponíveis no Secret Cinema

Muitos produtos vendidos no evento celebravam os 70 anos da data marcada pelo filme. Entretanto, outra coisa me chamou a atenção na lojinha: uma máquina fotográfica descartável. Garanti a minha e saí pela terra do prefeito Red Thomas para guardar o que de melhor tinha por lá. Foi como relembrar os meus tempos de adolescente, quando precisava escolher o local e o momento exatos para o clique.

Todo esse clima me deu uma sensação semelhante à dos grandes festivais de música ou de um parque de diversão. O envolvimento com as atrações deixou os mais de 5 mil fãs aquecidos para aquele que seria o grande ato da noite: a exibição do filme.

O FILME

A noite caiu e os sons dos relógios do Doc começaram a ressoar pela cidade, levando o público que lotava a praça central de Hill Valley ao delírio. O longa foi todo projetado na torre do relógio.

Nessa hora, eu já estava sentado na mureta que separava a rua do gramado da praça e aguardava ansioso pelas diversas partes da produção que seriam encenadas ao vivo. Tive uma boa visão de tudo e pude ficar mais perto dos momentos de adrenalina e ação do DeLorean e do skate de Marty.

Mas não eram somente essas atuações que arrancavam “yeahs” e “uhulls” dos fãs. Os verdadeiros Biff, Marty, George, Doc e Lorraine também foram ovacionados. Parecia que aquelas pessoas sentadas no cinema ao ar livre estavam assistindo ao filme pela primeira vez.

Divulgação/ Secret Cinema

Público se concentra na praça central para assistir ao filme

Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação da máquina do tempo ali naquele cenário. Em frente à torre do relógio, junto à projeção, foi montado um palco. Entre muita fumaça e um foco de luz, ela saiu por uma porta e parecia ter materializado a ficção.

Porém, uma cena na qual o DeLorean não é o protagonista foi a que mais me emocionou nesse dia. Ali, bem na minha frente, o até então bobo e covarde George acertou o soco na cara do Biff e conquistou o coração da Lorraine. Se você assistiu à produção, vai se lembrar. Nessa hora, pensei: “Nunca mais vou ver nada parecido com isso em toda a minha vida”.

Depois dessa experiência, vou assistir a De Volta Para o Futuro de uma forma completamente diferente. Para sempre estarei em Hill Valley dividindo as mesmas emoções de Marty McFly. Agora só falta descobrir onde posso revelar aquele filme da câmera descartável…

Secret Cinema – Back to the Future
Onde: locação secreta/Londres (Inglaterra)
Quando: até 31 de agosto de 2014
Quanto: 53,50£
Ingressos: www.secretcinema.org/tickets.html

Recomendamos para você