Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 23.09.2009 23.09.2009

Dançando com o diabo nas favelas cariocas

“”Ou eu danço com o Diabo ou caminho com Deus.””

A frase é do pastor Dione, ex-traficante carioca, convertido e que agora trabalha tentando fazer o mesmo com outros marginais envolvidos com o tráfico de drogas na zona oeste do Rio de Janeiro. É daí que vem o título do documentário Dançando com o diabo, dirigido pelo sul-africano naturalizado britânico Jon Blair, que será exibido durante o Festival do Rio.

Mas um dos maiores méritos em mais um documentário que aborda a violência e o milionário mercado do tráfico carioca foi o acesso que Tom Phillips, correspondente do jornal britânico The Guardian no Rio, conseguiu às favelas da zona oeste da cidade, além de convencer alguns traficantes a mostrar o rosto, contato este intermediado pelo pastor que acolhe vítimas de espancamentos.
Junto com o o fotógrafo e cinegrafista americano Douglas Engle, Phillips visitou as favelas da região por 18 meses, até ter a confiança dos traficantes, para então registrar, com uma equipe de seis pessoas e por 45 dias, o dia-a-dia nas comunidades, além de colher os depoimentos de traficantes. Os três personagens que conduzem o filme são Juarez Ribeiro da Silva, o Aranha, chefe do tráfico da Coréia, o delegado Leonardo Torres, policial da Delegacia de Repressao aos Narcóticos, e o pastor Dione, que tenta evangelizar almas perdidas enquanto negocia a paz entre grupos rivais como mediador. (Por Bruno Dorigatti)
 
Dançando com o diabo tem exibição no Festival do Rio, dentro da Mostra O Brasil do Outro.
DOM (4/10) 19:30 Odeon Petrobras [OD051]
TER (6/10) 18:00 Est Vivo Gávea 2 [GV258]
TER (6/10) 22:20 Est Vivo Gávea 2 [GV260]
QUA (7/10) 22:30 Estação Ipanema 2 [IP265]
QUI (8/10) 13:30 Estação Ipanema 2 [IP266]

Confira matéria do Fantástico, da Rede Globo, com trechos do documentário. 

Recomendamos para você