Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 21.01.2013 21.01.2013

Da Casa Branca para as telas: os presidentes americanos no cinema

Por Andréia Silva
 
O recordista de indicações ao Oscar deste ano, Lincoln, filme de Steven Spielberg, leva para o cinema um protagonista com o qual o público já está bem acostumado: um presidente norte-americano.
O filme é centrado no presidente Abraham Lincoln, o 16ª líder norte-americano interpretado pelo ator Daniel Day-Lewis, e sua participação na Guerra de Secessão. Lincoln lidera a lista com 12 indicações ao Oscar, entre elas, Daniel Day-Lewis como melhor ator.
 
Um dos motivos que inspiram tantos filmes sobre os presidentes são os velhos dramas do poder, o que não falta na história política americana, indo desde a morte de um presidente no dia da posse, um escândalo de corrupção [o caso Nixon], envolvimento em guerras, os bastidores do serviço secreto, e nas tradicionais disputas políticas.
Para quem se interessa pelo assunto, o SaraivaConteúdo fez uma lista com os principais filmes que tem os presidentes como protagonistas ospresidentes americanos, em tramas centradas nos políticos.
 
Abraham Lincoln
 
O filme de Spielberg não é o primeiro a levar parte da história de Lincoln é contada no cinema. O primeiro filme sobre o presidente, O Nascimento de Uma Nação, data de 1915. Mas é em 1930 que o filme Abraham Lincoln, de D.W.Griffith, inaugura a era das cinebiografias de um presidente no cinema falado.
 
Na mesma década, outro clássico sobre Lincoln foi lançado, dessa vez em 1939, com Henry Fonda como protagonista de A Mocidade de Lincoln, de John Ford. Para o papel, Fonda teve que usar botas confeccionadas especialmente para disfarçar a sua baixa estatura.
 
Franklin Roosevelt
 
Kenneth Branagh fez um de seus melhores papeis na pele do presidente em Warm Springs. O filme de 2005 mostra a batalha de Roosevelt para lutar contra a pólio, contraída aos 39 anos. Mesmo com a dificuldade de andar, o presidente evitou ser visto de cadeira de rodas em público. O filme de Joseph Sargent mostra bem o lado orgulhoso de Roosevelt e o drama de quem lutava contra a poliomielite nos anos 20.
 
George W. Bush
 
Em W, Oliver Stone mostrou George Walker Bush da adolescência até se tornar presidente dos Estados Unidos, sem deixar de lado os conflitos com o pai. O ator Josh Brolin interpreta Bush. Declaradamente anti-Bush,Stone fez um filme crítico, mas que foi considerado equilibrado pela crítica.
 
Josh Brolin interpreta o presidente norte-americano George W. Bush no filme W, de Oliver Stone
 
Com uma passagem polêmica pela Casa Branca, o lado mais pessoal de Bush foi pouco abordado nos cinemas, e os diretores optaram por filmar histórias ligadas a fatos de sua administração, como o 11 de setembro, a guerra contra o terrorismo e as guerras no Iraque e Afeganistão. Por isso,o filme de Stone oferece uma perspectiva pouco conhecida do ex-presidente.
 
Bush, vivido pelo ator, ainda é protagonista no filme Recontagem, de 2008.Dirigido por Jay Roach, o filme fala sobre a polêmica contagem de votos na Flórida e que deu a vitória a ele frente a Al Gore.
 
John F. Kennedy
 
A morte do presidente Kennedy em 1963, durante um desfile em carro gerou muitos filmes.Um deles é JFK – A Pergunta que não Quer Calar, 1991, sobre um detetive vivido por Kevin Costner que investiga a existência de uma conspiração envolvida na morte de Kennedy.
 
O mesmo Costner voltaria a atuar em um filme sobre o tema em 13 Dias que Abalaram o Mundo, de 2000, dirigido por Roger Donaldson. No filme, o presidente Kennedy é interpretado por Bruce Greenwood e está em plena disputa com a União Soviética.
 
O próximo filme sobre o caso será dirigido por Tom Hanks. Intitulado Parkland, o filme começa a ser rodado este ano e vai acompanhar o impacto do assassinato em vários personagens no dia da tragédia, como um agente do FBI, uma repórter, a equipe de Kennedy, o irmão mais velho de Lee Harvey Oswald, o homem que matou o presidente, Jackie Kennedy, entre outros.
 
John Quincy Adams
 
Coube a Anthony Hopkins dar vida a John Quincy Adams, o sexto presidente dos Estados Unidos, no cinema, em Amistad, filme de Steven Spielberg lançado em 1997.
 
Richard Nixon
 
O escândalo de Watergate, na década de 70, durante a presidência de Nixon, fez dele um dos personagens políticos mais explorados no cinema. Um dos clássicos sobre o episódio é Todos os Homens do Presidente, de 1976, dirigido por Alan J. Pakula, com Robert Redforde Dustin Hoffman na pele da dupla de jornalistas do Washington Post que descobre o esquema. O filme arrebatou quatro Oscars (ator coadjuvante,direção de arte, som e roteiro).
 
Oliver Stone também filmou a história em Nixon, filme de 1995, tendo como protagonista o ator Anthony Hopkins. O filme mais recente sobre o caso é Frost vs Nixon, de 2008, que mostra um duelo entre um jornalista David Frost e Nixon. O filme, dirigido por Ron Howard, mostra os bastidores da entrevista e a briga de egos entre a política e o jornalismo.
 
Frank Langella como Nixon, em Frost x Nixon
 
Thomas Jefferson
 
A história desse presidente foi levada aos cinemas no longa 1776, de 1972, dirigido por Peter H. Hunt,e com Ken Howard no papel principal. Além deste, o documentário Thomas Jefferson – A View From a Mountain, de 1996, explora um lado mais pessoal da vida do presidente: seu suposto envolvimento amoroso com uma de suas escravas, Sally Hemmings, mesmo tema de Jefferson em Paris, do ano anterior,com Nick Nolte no papel do presidente.
 
 
Já está em pré-venda na Saraiva o livro que inspirou o filme de Spielberg. Para ir até a página clique na imagem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Recomendamos para você