Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 30.11.-0001 30.11.-0001

Conheça ‘South Park: The Stick of Truth’ e os outros jogos inspirados na animação

Por Míriam de Souza
 
Criado por Trey Parker e Matt Stone, o desenho animado South Park estreou nos Estados Unidos em 1997. As aventuras dos garotos de quarta série Eric Cartman, Stan Marsh, Kyle Broflovski e Kenny McCormick são conhecidas no mundo inteiro e já renderam 17 temporadas. Agora, chega às lojas South Park: The Stick of Truth, que promete ser o game definitivo sobre a animação.
 
É o primeiro jogo inspirado em South Park a ter o roteiro escrito pelos criadores da série. O estilo é RPG de ação, com batalhas por turnos em que o jogador pode usar magias e ataques físicos. Também é importante ter agilidade para apertar os botões no momento certo, já que a eficácia das habilidades depende da execução dos comandos no controle.
 
Desta vez, o jogador controla um protagonista mudo que acabou de se mudar para South Park. Ele fica amigo dos personagens do desenho, que estão brincando de elfos e humanos. As duas facções estão em guerra pelo Cajado da Verdade, um artefato que garante o controle do universo. Enquanto isso, os adultos seguem vidas normais pela cidade. É possível explorá-la e realizar missões paralelas das mais absurdas, como invadir um laboratório clandestino de drogas ou desbravar um celeiro repleto de vacas zumbis nazistas.
 
O game foi desenvolvido pela Obsidian Entertainment e seu anúncio oficial foi em 2011. No entanto, o projeto teve obstáculos como a falência de sua publicadora original, a THQ. Mesmo com a Ubisoft assumindo a responsabilidade pelo jogo, houve diversos adiamentos. Agora, depois de três anos, South Park: The Stick of Truth finalmente será lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.
 
South Park: The Stick of Truth
 
PASSADO NOS CONSOLES
 
Antes de The Stick of Truth, a série animada de Trey Parker e Matt Stone teve cinco adaptações nos games. Elas não tiveram a participação direta dos criadores e chegaram a ser criticadas por eles. Saiba mais:
 
South Park (1998)
 
 
No game de tiro em primeira pessoa, o jogador podia escolher entre Cartman, Kyle, Stan e Kenny. Conforme um meteoro se aproxima da cidade, inimigos cada vez mais bizarros aparecem, como alienígenas, perus agressivos e robôs. As vozes usadas até eram dos dubladores originais, mas havia poucas frases, que eram repetidas constantemente. A Acclaim Entertainment lançou versões para Nintendo 64, PlayStation e PC. Foi cogitada uma edição para Game Boy Color, mas os criadores da série não permitiram, pois acharam que o jogo não seria adequado para crianças.
 
South Park: Chef's Luv Shack (1999)
 
Dreamcast, Nintendo 64, PlayStation e PC receberam a coleção de minigames. Sempre no modo multiplayer, os jogadores competiam em passatempos inspirados em clássicos como Donkey Kong e Asteroids, além de responder a perguntas cheias de piadas. Algumas eram diretamente relacionadas à série, mas outras abordavam temas como as letras do alfabeto.
 
South Park Rally (1999)
 
 
O jogo de corrida se inspirava em games como Mario Kart e Diddy Kong Racing. A Prefeitura de South Park organizou uma corrida nos arredores da cidade e os personagens tinham que lutar para vencê-la. No começo, o jogador podia escolher entre oito personagens, mas era possível liberar outros 19 depois de realizar certas missões. Foram feitas versões para Dreamcast, PlayStation, Nintendo 64 e PC.
 
South Park Let's Go Tower Defense Play (2009)
 
South Park Let's Go Tower Defense Play
 
Houve um período de 10 anos sem que fosse feito nenhum jogo de South Park. Isto aconteceu porque Trey Parker e Matt Stone não gostaram da performance da Acclaim Entertainment nos três games citados acima. Em 2009, eles permitiram que a Doublesix elaborasse um jogo exclusivamente para o Xbox Live Arcade. Como é normal em títulos de defesa com torres, o jogador tinha que distribuir peças pelo cenário para evitar o avanço de hordas de inimigos.
 
South Park: Tenorman's Revenge (2012)
 
Outro game lançado exclusivamente na Xbox Live Arcade. O adolescente Scott Tenorman, inimigo de Cartman, rouba seu Xbox 360 e cria um portal para o futuro. Stan, Kyle, Cartman e Kenny descobrem que o garoto pretende criar um exército de robôs ruivos e dominar o mundo.
 
South Park: Tenorman's Revenge
 
 
 
Recomendamos para você