Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 17.01.2018 17.01.2018

Conheça A História E Alguns Fatos Curiosos Da Banda Pearl Jam

Pearl Jam é um dos únicos expoentes do grunge ativo até hoje. O grupo liderado por Eddie Vedder já tem mais de 25 anos de estrada e muito para contar.

Com grandes sucessos que marcaram época, como Jeremy, Alive e Even Flow, o grupo é escolha certa na playlist de quem gosta dos estilos mais clássicos de rock. Quer saber mais sobre eles? Confira!

A história

A banda Pearl Jam foi criada em Seattle, nos EUA, em 1990. Na época, eles compunham o cenário grunge ao lado de bandas como Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains.

A primeira formação da banda era: Eddie Vedder nos vocais, Jeff Ament no baixo e Stone Gossard e Mike McCready nas guitarras. O Pearl Jam já teve cinco bateristas, e hoje o posto é ocupado por Matt Cameron, do Soundgarden.

Em 1991, o grupo lançou seu primeiro CD, denominado Ten, que é até hoje considerado um dos melhores álbuns do grunge. Foi um grande sucesso que levou a banda a outro nível de reconhecimento.

Os membros do Pearl Jam foram conhecidos por não concordarem com as práticas da indústria musical. Eles não produziam videoclipes, por exemplo.

Desde então, a banda lançou nove discos:

– Vs. (1993),
– Vitalogy (1994),
– No Code (1996),
– Yield (1998),
– Binaural (2000),
– Riot Act (2002),
– Pearl Jam (2006),
– Backspacer (2009) e
– Lightning Bolt (2013)

O Pearl Jam é uma das poucas bandas dos anos 90 que ainda resiste às influências dos dias atuais. Com apresentações frequentes, inclusive no Brasil, os cinco integrantes buscam sempre manter a essência que os fizeram estourar há mais de 20 anos.

Curiosidades sobre o Pearl Jam

Veja algumas curiosidades sobre a vida e o trabalho da banda de Eddie Vedder:

Mookie Blaylock

A banda chamava-se, inicialmente, Mookie Blaylock, em homenagem a um jogador de basquete de mesmo nome. Por causa de queixas do próprio Blaylock, o nome mudou, em novembro de 1990, para Pearl Jam.

O primeiro álbum da banda, Ten, faz referência ao número no uniforme de Blaylock.

Jeremy conta uma história real

A canção Jeremy conta a história real de um adolescente, nos EUA, que se matou diante da professora e dos alunos. Isso ocorreu na cidade de Richardson, no Texas, em 1991.

45 músicas em um show

Em 2003, na cidade de Massachusetts, o Pearl Jam fez um show com 45 músicas, sendo 12 versões acústicas. Foram 12 versões acústicas e mais 33 canções. A banda de abertura foi Sleater-Kinney.

Recomendamos para você