Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.10.2011 26.10.2011

Confira quais filmes da mostra já têm data de estreia no circuito nacional

Por Andréia Silva
Na foto, Maria Luiza Mendonça e Lázaro Ramos em Amanhã Nunca Mais

Para driblar a perda de tempo na avalanche de filmes que invade a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que vai até 3 de novembro, nada melhor do que ter alguns truques na manga. Um deles é saber com antecedência quais dos filmes em cartaz na mostra vão estrear em circuito comercial no Brasil para que você possa se dedicar aos demais.

 
É claro que para os mais ansiosos não há desculpa para esperar. Se você é do tipo que segura a onda e prefere ver mais filmes, veja a lista que o Saraiva Conteúdo preparou com as datas de estreia de algumas produções em circuito comercial no Brasil:
 
 
 
 
 
Outubro
 
O longa O Palhaço, segundo trabalho de Selton Mello na direção, já passou por alguns festivais nacionais e tem estreia em circuito comercial marcada para 28 de outubro. No filme, o ator interpreta um artista circense que, ao achar que a vida perdeu a graça, parte em uma aventura atrás de um sonho.
 
 
Novembro
 
O mês traz um bom pacote de estreias. No dia 11 de novembro chegam às telonas os brasileiros Amanhã Nunca Mais, O Céu Sobre os Ombros e Os 3, além da produção alemã Se Não Nós, Quem?.
 
Amanhã Nunca Mais marca o retorno de Lázaro Ramos aos cinemas. O filme, dirigido por Tadeu Jungle, conta uma noite onde o inesperado cruza o caminho do pacato médico anestesista Walter (Lázaro).
 
O premiado O Céu Sobre os Ombros, que em 2010 levou cinco candangos, incluindo o de melhor filme, mistura documentário e ficção, partindo da história e da personalidade de três personagens – o transexual Everlyn, o operador de telemarketing e hare krisha Murari e o escritor congolês Lwei. Já o drama Os 3 trata de um triângulo amoroso entre dois rapazes e uma garota, todos estudantes vivendo juntos em São Paulo.
 
Cenas de filmes apresentados na Mostra
 
Outra estreia aguardada, marcada para o dia 25, é a produção iraniana Isto Não é um Filme, de Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb. O documentário retrata um dia na vida de Panahi, que está preso há meses em sua casa, em Teerã, á espera do resultado de sua sentença no tribunal de apelação.
 
Dezembro
 
O final do ano traz grandes estreias. Quem chega primeiro é Uma Incrível Aventura, de Debs Gardner-Paterson, com estreia marcada para o dia 9. O longa é um típico blockbuster que conta a saga de um trio de garotos apaixonados por futebol que sai de Ruanda com destino à África do Sul, onde pretendem acompanhar os jogos da Copa do Mundo.
 
No dia 16 é a vez de O Garoto de Bicicleta, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, tidos como uma das mais brilhantes duplas do cinema europeu. O filme venceu o grande prêmio do júri em Cannes e chega ao Brasil como um dos principais destaques tanto da Mostra quando entre as estreias de final de ano.
 
Encerrando as estreias do ano, o documentário Raul Seixas – O Início, o Fim e o Meio deve chegar às telonas até o final de 2011, e Tudo Pelo Poder¸ novo filme de George Clooney, tem lançamento marcado para o dia 23 de dezembro.
 
2012
 
Virando o calendário, pelo menos três longas em cartaz na Mostra já foram confirmados para o ano que vem. O grego Attenberg, com estreia prevista para 13 de janeiro, e as produções nacionais Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios e Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, com estreias marcadas para 9 de março e para o mês de abril, respectivamente.
 
 
Outro que já foi confirmado para o início do ano que vem é Marcelo Yuka no Caminho das Setas, mas ainda sem data fechada.
 

Além desses, é bom ficar de olho na reta final da Mostra quando, dependendo do sucesso e da boa receptividade de alguns filmes pelo público, as distribuidoras já começam a anunciar novidades para o circuito.

 
Recomendamos para você