Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 28.02.2011 28.02.2011

Como esperado, ‘O discurso do rei’ é consagrado no Oscar

A Academia não surpreendeu em nada. Como vinha se anunciandonas últimas semanas, O discurso do rei foi o grande vencedor da noite de ontem, domingo, com quatro prêmios no Oscar. O longa levou prêmios nas principais categorias (filme, direção, para Tom Hooper, e ator, para um verdadeiramente emocionado ColinFirth).

Entre os prêmios barbadas, e também merecidos, os de atriz,para Natalie Portman, por Cisne negro,de ator coadjuvante para Christian Bale, por O vencedor, e de documentário, para Inside job, para decepção dos defensores de Exit through the gift shop, de Banksy, e o meio brasileiro Lixo extraordinário.

Tido como grande favorito no início da temporada depremiações, A rede social saiu danoite “apenas” com os troféus de roteiro adaptado (Aaron Sorkin) e edição.

Bem merecido foi o Oscarde melhor atriz coadjuvante para  MelissaLeo, por O vencedor, recebido dasmãos de um bem-humorado ainda que debilitado Kirk Douglas. Leo tambémprotagonizou um dos momentos mais divertidos da noite ao deixar escapar umpalavrão em seu discurso de agradecimento e deixar o palco com a bengala deDouglas.

Concorrendo também na categoria de melhor filme, Toy Story 3 levou o Oscar de melhorlonga de animação.

Os prêmios técnicos – além de merecidos – serviram tambémcomo prêmios de consolação para filmes comoAlice no País das Maravilhas (direção de arte e figurino), A origem (fotografia, efeitos especiais,edição de som e mixagem de som), que não entraram na competição de categoriasde mais peso, como melhor filme ou direção.

Quanto à cerimônia, não poderia ter sido mais morna. A duplaJames Franco e Anne Hathway decepcionou no posto de principais apresentadores.Falta, é provável, do roteirista da festa. Mais divertida foi a dupla Jude Lawe Robert Downey Jr., que tiveram boa química e timing perfeito em suas piadas.

Veja abaixo a lista com os principais prêmios:

Filme

O discurso do rei

Diretor

Tom Hooper, O discursodo rei

Ator

Colin Firth, por O discursodo rei

Atriz

Natalie Portman, Cisne negro

Ator coadjuvante

Christian Bale, Ovencedor

Atriz coadjuvante

Melissa Leo, Ovencedor

Filme estrangeiro

Em um mundo melhor,de Susanne Bier

Documentário

Trabalho interno

Roteiro original

David Seidler, por Odiscurso do rei

Roteiro adaptado

Aaron Sorkin, por Arede social

Longa de animação

Toy Story 3

Direção de arte

Alice no País dasMaravilhas

Fotografia

A origem

Trilha sonora

Trent Reznor e Atticus Ross, por A rede social

Maquiagem

O lobisomen

Figurino

Alice no País dasMaravilhas

Efeitos especiais

A origem

Edição

A rede social

Canção original

We belong together (Randy Newman), Toy Story 3

Recomendamos para você