Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 19.07.2012 19.07.2012

Com ‘Valente’, Pixar entra na lista dos arqueiros do cinema

Por Edu Fernandes
 
As personagens femininas do universo Disney têm a cada dia largando o papel de donzela em perigo para tomar as rédeas de suas próprias vidas. Em Valente, a mais nova animação da Pixar que entra em cartaz no Brasil em 20 de julho, Merida é outro exemplo de mulher forte.
 
A jovem não está preocupada em domar sua cabeleira ruiva ou escolher um pretendente para levar ao altar, para desespero de sua mãe. Sua atividade preferia é sair a cavalo pela floresta e praticar com seu arco. Quando se aventura longe de seu vilarejo, Merida vê espíritos mágicos que se parecem com pequenas chamas azuladas.
 
Outras figuras marcantes do cinema carregaram a mesma arma que Merida usou para reclamar sua liberdade. Na Terra Média criada Tolkien, onde se passa a trilogia O Senhor dos Anéis (2001 a 2003), criaturas gigantescas provam-se inimigos perigosos. Mesmo assim, um dos maiores heróis da saga construiu sua fama graças à sua habilidade com o arco: o elfo Legolas (Orlando Bloom, de Os Três Mosqueteiros).
 
Outra adaptação cinematográfica de livros de fantasia traz entre seus personagens uma arqueira. Em As Crônicas de Nárnia (2005 a 2010), Susana (Anna Popplewell, de Moça com Brinco de Pérola) usa sua mira certeira para lutar ao lado de seus irmãos contra as forças malignas.
 
 
Orlando Bloom como Legolas, em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
Anna Popplewell em cena de As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian
 
Na mitologia grega, outra onda do cinema atual, arqueiros também são heróis. É o caso de Teseu (Henry Cavill, de Tudo Pode Dar Certo) em Imortais (2011). Entre diversas armas, ele usa um arco mágico, cujas flechas são feitas de energia pura.
 
Em Valente, para escapar dos pretendentes, Merida entra em uma competição de arquearia. Ela é a grande vencedora ao acertar três alvos com perfeição. No último deles, a ruiva teve de fazer sua flecha partir outra ao meio, como fez o personagem de Kevin Costner em Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões (1991).
 
Uma nova versão da lenda inglesa chegou aos cinemas mais recentemente pelas mãos do diretor Ridley Scott (Cruzada). Em Robin Hood (2010), o personagem título é vivido por Russel Crowe (72 Horas) e o arco não poderia ficar de fora, mas com uma tônica mais realista.
 
Jennifer Lawrence em cena de Jogos Vorazes
Neytiri (Zoe Saldana) usa seu arco em cena de Avatar
 
Em tramas britânicas em que o fantasioso e o histórico se confundem, Keira Knightley (A Duquesa) viveu uma Guinevere guerreira em Rei Arthur (2004). Ela usava o arco de uma forma mais épica, como faz Merida em Valente. A personagem de Knightley chega a atirar uma flecha contra um exército que marcha bem longe de onde ela está.
Para que uma arma aparentemente tão antiquada façam parte de enredos futuristas, os roteiros trazem pretextos pertinentes. Avatar (2009) se passa séculos no futuro, quando os humanos exploram o espaço e constroem colônias fora da Terra. Em Pandora, o povo primitivo Na'Vi usa arco e flecha para caçar e Neytiri (Zoe Saldana, de Ponto de Vista) pensa em lançar uma flecha contra Jake (Sam Worthington, de O Exterminador do Futuro – A Salvação) quando o vê pela primeira vez.
 
Jogos Vorazes (2012) se passa em um futuro distópico e a maioria dos humanos passa por condições severas. Nesse cenário, Katniss (Jennifer Lawrence, de X-Men: Primeira Classe) caça com seu arco para garantir mais comida na mesa de sua família. Quando a jovem se voluntaria para os jogos de sobrevivência, ela usa suas perícias de arqueira e seus conhecimentos da natureza para se dar bem contra os adversários.
 
Entre os enredos que se passam no presente é um pouco mais raro encontrar guerreiros desse tipo. Um dos super-heróis do time de Os Vingadores (2012) não tem um super-poder especial.
 
Gavião Arqueiro (Jeremy Renner, de Missão Impossível: Protocolo Fantasma) usa sua pontaria e uma grande variedade de projéteis para derrubar seus inimigos. Ele controla por sua aljava qual ponta cada flecha terá: perfurante, explosiva, etc.
 
Assista ao trailer de Valente:
 
 
 
Recomendamos para você