Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 30.11.-0001 30.11.-0001

Clássicos no cinema, novidades nos games

Por Míriam de Souza

Maverick, Charlie e Goose eram os principais personagens de Top Gun, filme lançado pela Paramount em 1986.

 
No ano seguinte, a Konami desenvolveu um jogo baseado no longa para o Nintendo Entertainment System (NES). O jogador cumpria o papel de Maverick e tinha que realizar missões de voo contra bases inimigas. 25 anos depois, em março de 2012, foi lançado Top Gun: Hard Lock, também baseado na série.

Entre o lançamento de 1987 e o mais recente, já estrearam outros jogos baseados em Top Gun. Em 1989, chegava ao mercado a continuação da versão gamer do filme de Tom Cruise. Sete anos depois, já no PlayStation, era vendido Top Gun: Fire at Will.

 
O ator James Tolkan, que fazia Stinger no filme, dublou no game um personagem chamado Hondo. Antes do lançamento de Hard Lock, as versões mais recentes eram Top Gun DS, de 2006, e pequenos simuladores feitos para iPhone.
 
O simulador de voo, para Xbox 360 e PlayStation 3, foi desenvolvido pela 505 Games e não tem raízes tão profundas no longa. Os personagens principais são novos, já que a história se passa nos tempos atuais.

Esse não é o caso de todos os jogos baseados em filmes antigos. De 1979, Os Selvagens da Noite é dirigido por Walter Hill e trata de rivalidades e confrontos entre gangues de adolescentes em Nova York. O jogo The Warriors, baseado no filme, é um beat‘em up lançado pela Rockstar Games, mesma desenvolvedora da série Grand Theft Auto, em 2005.

Na versão para PlayStation 2, PSP e Xbox, The Warriors permite utilizar nove dos personagens principais do longa-metragem, como Cleon, Swan e Ajax.

 
Os dubladores desses três protagonistas são os atores que os interpretaram no cinema 26 anos antes: Dorsey Wright, Michael Beck e James Remar, respectivamente.
 
Tony Montana é um personagem clássico do cinema.
 
Vivido por Al Pacino em Scarface, de 1983, ele é um refugiado cubano que vive em Miami, nos Estados Unidos.
 
Apesar do sucesso que fez na época, o filme não teve continuação. Bem, pelo menos até 2006. Naquele ano, foi lançado Scarface: The World is Yours, que pretende ser uma sequência tardia da obra cinematográfica.
Cena de Scarface: The World is Yours
O jogo, desenvolvido para PC, Xbox e PlayStation 2 pela Radical Entertainment, começa na última cena da obra de Brian de Palma.
 
Como protagonista, Tony Montana continua a dominar o tráfico de drogas em Miami e se envolve em outras atividades criminosas.Outro jogo, Scarface: Money. Power. Respect, foi lançado para o PSP em 2006.

Em 2011, estreou A Coisa, filme baseado no famoso terror O Enigma de Outro Mundo, de 1982. Em 2002, uma versão para os videogames foi lançada para o PlayStation 2 e o Xbox.

 
Por se passar na Antártida, o game de survival horror tem uma característica interessante: se o jogador fica ao ar livre por muito tempo, perde pontos de vida por exposição ao tempo frio.

Seis meses após o fim da história da trilogia De Volta para o Futuro, da década de 1980, começa o enredo de Back to the Future: The Game.

 
O jogo de aventura, produzido pela Telltale Games em 2010, foi lançado em cinco episódios para Windows, PlayStation 3 e Wii.
 
A produtora contou com a autorização de Michael J. Fox e Christopher Lloyd para criar personagens de visual inspirado em Marty McFly e Doc Brown. Lloyd até dubla sua versão no jogo.
 
McFly é dublado por AJ LoCascio, mas Michael J. Fox faz uma participação dando voz a William, tataravô do protagonista.
 
Ghostbusters: The Video Game
Desde os anos 90, a hipótese de um terceiro filme de Ghostbusters vive aparecendo na mídia.
 
O boato já foi negado diversas vezes por Bill Murray, ator que interpreta o Doutor Peter Venkman na série iniciada em 1984.
Para acalmar os fãs do trio de caça-fantasmas, foi lançado em 2009 Ghostbusters: The Video Game, para computador, PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo DS, entre outros consoles.
 
 
A história do jogo se passa dois anos após o final de Ghostbusters II. Com elementos de tiro em terceira pessoa, a produção coloca o jogador no lugar de um novo recruta entre os caça-fantasmas.
Para desenvolver essa continuação, todos os atores principais deram autorização para o uso de suas vozes – até mesmo Bill Murray.
 
 
 
Recomendamos para você