Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 14.02.2010 14.02.2010

CLARICE, ENTREVISTAS

 

* Na foto, a atriz Rita Elmor como Clarice

De Corpo Inteiro – Entrevistas, um “”documentário ficcional”” de Nicole Algranti, sobrinha-neta de Clarice Lispector, chegou às prateleiras. A produção audiovisual reúne 15 entrevistas realizadas por Clarice para a revista Manchete, entre 1968 e 1969, numa sessão intitulada Diálogos possíveis. As conversas da escritora com personalidades da cultura brasileira foram publicadas no livro Entrevistas (Editora Rocco, 2007). 

A idéia da diretora foi misturar a ficção e realidade: Nicole convidou atrizes para interpretar Clarice Lispector e atores para contracenar como entrevistados. Destacam-se as atuações de Aracy Balabanian, Beth Goulart e Rita Elmor, atrizes que vivenciaram Clarice no teatro. Entre os atores, José Jofre no papel do pai, o dramaturgo Nelson Rodrigues; Fernando Eiras como Fernando Sabino; e Chico Diz na pele de Hélio Pellegrino

Além dos diálogos ficcionais, há entrevistas reais com escritores, atrizes e intelectuais que conviveram com Clarice: Ferreira Gullar, Tônica Carrero, Maria Bonomi, Nélida Piñon, Oscar Niemeyer e Elke Maravilha. As perguntas foram realizadas pelos jornalistas Arnaldo Bloch, Deolinda Vilhena e Tânia Bernucci.

Há também uma sessão de ‘extras’, com a narração do conto ‘O Ovo’ por Maria Bethânia e o making of das filmagens. 

Um registro histórico que enriquece a obra de Clarice Lispector.

>>> Leia o blog De corpo inteiro – Entrevistas.

                                    
                                   * * *

Ainda sobre Clarice: 
A editora Cosac & Naify publicou a primeira entrevista concedida por Clarice Lispector, quando a escritora era estudante universitária. 
Retirada da edição de 1941 da revista Diretrizes, a conversa foi publicada no blog da editora pela artista plástica Pink Wainer, filha do jornalista Samuel Wainer. Clarice foi amiga de Bluma, primeira mulher de Samuel. 
A preciosa entrevista foi encontrada pelo jornalista Vilmar Ledesma no acervo da Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo.

Leia, 

AQUI!

Recomendamos para você