Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 11.08.2009 11.08.2009

Cildo em Gramado

O longa de estréia do diretor Gustavo Rosa de Moura, o documentário Cildo vai ser exibido hoje  – terceiro dia do Festival de Gramado – na Mostra Competitiva. O filme, que já tinha sido exibido no Festival É Tudo Verdade, no Rio e em SP, traça um perfil de Cildo Meirelles, um dos maiores nomes da arte contemporanea brasileira. Por meio de entrevistas com o artista, imagens de seu ateliê e cenas de sua recente retrospectiva na Tate Modern, em Londres, Cildo aproxima do espectador o trabalho conceitual do criador. 
Segue um trecho da sinopse:
“”Atuando de forma decisiva no cenário de arte contemporânea brasileiro desde o início dos anos 70, Cildo Meireles alcançou grande prestígio internacional e hoje expõe seu trabalho nas principais cidades do mundo. De outubro a fevereiro será o primeiro artista brasileiro vivo a fazer uma mostra individual na Tate Modern. 
Autor de potentes instalações – além de objetos e desenhos -, Cildo vem procurando superar, desde o início de sua carreira, a mera visualidade da obra de arte. Marcados por surpresa e inquietude, seus trabalhos tencionam constantemente os mais variados aspectos da percepção e do conhecimento, e colocam em xeque nosso senso de medida.”” 
> E assista a seguir o artista falando sobre seu trabalho na Tate Modern, em Londres
Recomendamos para você