Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 13.09.2013 13.09.2013

Chris e Liam Hemsworth marcam presença em lançamentos do cinema

Fernanda Oliveira
 
Nos últimos anos, os irmãos Chris e Liam Hemsworth têm participado de verdadeiros blockbusters, como as franquias Thor e Jogos Vorazes. E nos próximos meses deste semestre, os astros mantêm a mesma linha, estrelando Rush – No Limite da Emoção, Conexão Perigosa, Thor 2: O Mundo Sombrio e Jogos Vorazes – Em Chamas.
 
É claro que as sequências das adaptações dos quadrinhos e da literatura infanto-juvenil são as produções mais esperadas entre as quatro, mas Rush – No Limite da Emoção, que estreou no dia 13 de setembro, está dando o que falar. Afinal, o longa, que mostra a rivalidade real entre dois pilotos de Fórmula 1 (James Hunt e Niki Lauda), é dirigido por Ron Howard, duas vezes vencedor do Oscar.
 
"Realmente, o filme tem sido comentado por seu enredo (uma história real da Fórmula 1) e pela direção do 'queridinho' Ron Howard. Será o maior desafio de atuação para Chris. Vamos ver o resultado!", confirma o crítico de cinema Christian Petermann.
 
Por outro lado, mesmo com grandes nomes, como Gary Oldman e Harrison Ford, Conexão Perigosa, que conta com Liam em um papel de destaque, não teve uma recepção muito boa nas salas de cinema norte-americanas, onde já estreou. O longa só chega por aqui em outubro.
 
Chris Hemsworth como o piloto bon vivant James Hunt em Rush – No Limite da Emoção
 
Mas quando se fala das franquias, o sucesso é garantido. Com certeza, Thor 2: O Mundo Sombrio colocará Chris em evidência novamente. "É a continuação do primeiro filme estrelado pelo herói e tem conexão direta com Os Vingadores. Promete ser um longa melhor e mais dark, como o título sugere. Acredito que Chris estará ainda mais à vontade num papel que parece ter sido escrito para ele", ressalta Matheus Bonez, crítico do site Papo de Cinema.
 
Os holofotes também devem se voltar para Liam quando Jogos Vorazes – Em Chamas estrear. Neste caso, a expectativa é ver uma participação maior do irmão Hemsworth mais novo. "Na segunda parte de Jogos Vorazes, espera-se que ele tenha um papel mais relevante e realmente dispute o amor da personagem de Jennifer Lawrence. Assim, talvez ele possa se destacar e mostrar um pouco mais do seu potencial", diz Bonez.
 
Em Jogos Vorazes – Em Chamas, espera-se uma participação maior do personagem de Liam Hemsworth
 
O INÍCIO DE CARREIRA
 
Nascidos na Austrália, começaram na TV desse país. "Inclusive, participaram do mesmo show: a novela The Neighbours, famosa por também ter lançado ao estrelato as cantoras e atrizes Kylie Minogue e Natalie Imbruglia e o ator Guy Pearce. Porém, isso aconteceu com cinco anos de diferença Chris em 2002 e Liam em 2007", acrescenta o crítico do site Papo de Cinema.
 
Após o reconhecimento na terra natal, os irmãos foram para Hollywood, e não há como negar que o biótipo de ambos ajudou na conquista de papéis em grandes produções. "Eles são fenotipicamente heróis no sentido clássico, ou seja, visual nórdico-europeus. São bonitos e altos, com cabelos loiros e olhos claros. Com certeza, isso assegurou o início de carreira", detalha Petermann.
 
Para Chris, a oportunidade surgiu com uma pequena participação em Star Trek. "Após ter chamado a atenção, abocanhou o papel de Thor, no filme homônimo", conta Bonez. Já Liam começou com personagens pequenos nos longas Presságio e Triângulo do Medo até conseguir um papel maior na drama A Última Música no qual fez par romântico com Miley Cyrus ? e um espaço no elenco do grande sucesso de bilheteria Jogos Vorazes.
 
Quando se fala em uma produção de destaque na carreira, o crítico do site Papo de Cinema diz que, no caso de Chris, foi (e ainda é) Thor. "Por 'n' motivos, por exemplo, pelo fato de viver um super-herói clássico das HQs, pelo filme ser bem-sucedido e pela sua atuação se encaixar perfeitamente no personagem".
 
O interessante é que ele disputou o papel principal com Tom Hiddleston, ator que faz Loki, seu irmão e rival no longa. O físico de Chris parece ter garantido sua escolha. O visual o ajudou a vencer até mesmo Liam, que também fez testes para o personagem Thor. Parece que o porte mais robusto se encaixou melhor no papel do que o rostinho de "bom moço" do irmão mais novo.
 
Liam acabou conseguindo um personagem de maior destaque em A Última Música. No entanto, apesar de aparecer muito pouco em Jogos Vorazes, essa produção com certeza foi a responsável por colocá-lo em evidência em Hollywood. Ele também tem um papel de maior relevância em Conexão Perigosa.
 
Liam Hemsworth tem um papel de destaque em Conexão Perigosa
 
FIRMANDO-SE EM HOLLYWOOD
 
Apesar de ambos estarem presentes em grandes franquias, Chris tem trabalhado melhor na consolidação de sua carreira. "Ele estourou um pouco mais cedo do que o irmão e, como Thor, está à frente de uma franquia mais sólida e com maior flexibilidade de títulos. Ainda tem um pé em Star Trek e participa de outros sucessos, como O Segredo da Cabana, Branca de Neve e o Caçador e Os Vingadores", afirma Petermann.
 
Para Bonez, Liam precisa rever suas escolhas. "Ele ainda não saiu do perfil de galã de romances açucarados ou de rostinho bonito de filmes de ação e terror. Acredito que se ele continuar seguindo esse caminho, deve ser esquecido nos próximos anos", destaca o crítico do site Papo de Cinema.
 
Petermann acredita que os filmes fora das franquias mostram bem a distância entre as carreiras dos irmãos Hemsworth. Conexão Perigosa, com Liam no elenco, é a pior estreia do ano em mais de 2 mil salas nos Estados Unidos, já Rush – No Limite da Emoção tem recebido críticas positivas.
"Mas enquanto a Marvel mantiver Thor e Os Vingadores na planilha e houver continuações de Jogos Vorazes, a visibilidade dos dois está garantida".
 
NO CINEMA E NAS LIVRARIAS
 
Além de Rush – No Limite da Emoção, o livro Corrida para a Glória lançado pelo Selo Benvirá da Editora Saraiva também narra a história de rivalidade entre James Hunt e Niki Lauda. Eles disputaram ponto a ponto o campeonato de Fórmula 1 de 1976. Além disso, a obra ainda mostra as personalidades bem distintas do bon vivant britânico Hunt e do austríaco amante do automobilismo Lauda.
 
DATAS PREVISTAS DAS ESTREIAS DOS FILMES
 
Rush – No Limite da Emoção
13 de setembro
 
Conexão Perigosa
25 de outubro
 
Thor 2: O Mundo Sombrio
1° de novembro
 
Jogos Vorazes – Em Chamas
15 de novembro
 
Trailer de Thor 2: O Mundo Sombrio:
 
 

 
Trailer de Jogos Vorazes:
 

 
 
Recomendamos para você