Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 15.08.2014 15.08.2014

Chef: Favreau descansa do cinema de ação

Por Edu Fernandes
 
Quando se analisa os trabalhos de um diretor em ordem cronológica, é possível se especular como o caminho foi pavimentado. No caso de Jon Favreau, Chef (Imagem) parece coroar uma trajetória que passou por alguns gêneros e culminou nesse filme.
A produção chega aos cinemas brasileiros em 14 de agosto e conta a história de um cozinheiro frustrado. Calvin (Jon Favreau) quer dinamizar o cardápio do restaurante onde trabalha, mas o dono do estabelecimento (Dustin Hoffman, de A Minha Versão do Amor) não permite. Nem mesmo a resenha negativa de um crítico (Oliver Platt, de Ginger & Rosa) faz o patrão mudar de ideia.
Assim, Calvin pede demissão e vai viajar com a ex-mulher (Sofia Vergara, de Amante a Domicílio) e o filho (Emjay Anthony, de Simplesmente Complicado) para Miami. Lá, ele consegue um trailer que planeja transformar em um restaurante ambulante, onde venderá sanduíches cubanos e outras guloseimas que abrem o apetite do espectador.
Essa é a primeira vez que Favreau protagoniza um trabalho dirigido por ele mesmo, como se toda sua bagagem o tivesse preparado para essa tarefa duplamente árdua. Para o papel, ele teve um curso intensivo de culinária para adquirir as habilidades manuais demonstradas na cena do longa.
 

Cena do filme Crime Desorganizado
No passado, na maioria das vezes ele desempenhou papéis menores. Foi o que aconteceu em seus primeiros filmes, as comédias Crime Desorganizado (Europa) e Um Duende em Nova York (PlayArte), realizadas no começo do terceiro milênio.
Uma exceção dessa época é Zathura – Uma Aventura Espacial (Sony), uma espécie de Jumanji (Sony) com ficção científica, quando Favreau começou a se enveredar pelo cinema de ação, mas com uma pegada juvenil. O gênero de ação fez seu nome ganhar destaque como diretor de grandes bilheterias.
 

Cena do filme Homem de Ferro
A consagração veio quando Jon iniciou o Universo Marvel no cinema com Homem de Ferro (Disney), de 2008. No filme de super-herói, Favreau interpreta o motorista do personagem-título, vivido por Robert Downey Jr – o ator faz uma pequena participação em Chef. Da experiência como diretor da Marvel, seu novo longa também herdou Scarlett Johansson, que estrelou Homem de Ferro 2 (Disney) e interpreta a garçonete do restaurante onde Calvin trabalha.
Em Homem de Ferro 3, longa mais recente da franquia, Favreau deixou o comando do set e se resumiu ao posto de ator coadjuvante. Coincidentemente ou não, nesse filme o rock clássico que caracterizou o herói no cinema foi excluído da trilha musical. Por sua vez, em Chef, a música latina serve como trilha para combinar com o cardápio do protagonista.
 

Cena do filme Cowboys & Aliens
O mundo dos quadrinhos cruzou o caminho de Jon Favreau mais de uma vez. Em 2011, ele dirigiu Cowboys & Aliens (Paramount), outro trabalho no qual seu esforço foi totalmente na direção.
Para o futuro, Favreau volta a mirar no público infantojuvenil. Seu próximo trabalho atrás das câmeras é Mogli: O Menino Lobo (Disney), produção que deve ser lançada no Brasil em 16 de outubro de 2015.
Veja o trailer de Chef:
 

 
 
Recomendamos para você