Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 08.04.2010 08.04.2010

Chances para se conhecer ou relembrar a cultura brasileira

Por Vinicius Valente

O nativo digital é o novo “faz-tudo”. A expressão, cunhadaem 2007 pelo escritor americano Marc Prensky, engloba a geração nascida após osanos 1980, durante a era digital. Capazes de assistir à TV, navegar na internete escrever SMSs simultaneamente, os nativos dão um banho em seus antecessores,os imigrantes digitais, quando o assunto é o domínio de novas tecnologias. E oconhecimento do manejo das ferramentas modernas influencia diretamente a formade consumo do mercado musical. No geral, enquanto os nativos dão preferência aartistas jovens ligados a web, DVDs e downloads, os imigrantes dão valor aosvelhos clássicos, LPs e toca-discos. Entretanto, com o digital dominando cadavez mais o analógico e os imigrantes se aventurando aos poucos pelo mundomaravilhoso da internet, gera-se outra questão relevante: O que fazer para queos músicos antigos, de importância indiscutível para o cenário cultural nãocaiam no esquecimento?

Para ajudar nessa empreitada, a TV Globo vem produzindo eexibindo diversos programas especiais e séries sobre artistas de destaque nahistória da música brasileira. Um exemplo recente foi a minissérie Dalva & Herivelto que, para muitosjovens, apresentou a trajetória de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, doisdos maiores nomes do samba-canção brasileiro. Na época de ouro do rádio(1930-1960) e do Cassino da Urca, o Rio de Janeiro exalava elegância e glamour.Estrelas de cinema internacionais, e diversas personalidades e celebridadesperambulavam pela cidade, contribuindo para a composição da atmosfera decharme. Neste período, brilhava nas estações de rádio o casal de músicos,interpretado na telinha por Adriana Esteves e Fabio Assunção. A minissérieconta em cinco capítulos a vida dos cantores sem deixar de relembrar a polêmicarelação profissional e pessoal da dupla. Escrita por Maria Adelaide Amaral ecom direção de núcleo de Dennis Carvalho, Dalva& Herivelto foi exibida em janeiro de 2010.

Outra série que merece destaque é Maysa,exibida em janeiro de 2009. Seus dez capítulos abordam a vida e a carreira darebelde cantora Maysa Matarazzo. Enquanto exibe a trajetória da artista, atrama apresenta, paralelamente, a evolução da sociedade brasileira, maisconservadora nos anos 1950 e começando a ser tolerante nos anos 1960 e 1970. A cantora, porém,sempre se mostrou estar à frente de seu tempo, lutando por seus sonhos,contrariando a visão dos pais e marido, firmando-se como uma mulherindependente. Maysa foi escrita porManoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim, filho da cantora. Quem reviveu aprotagonista foi a atriz Larissa Maciel.

Não se pode esquecer do programa especial Por toda minha vida, que relembra a vida e a carreira de artistasque marcaram época no Brasil. Cada episódio aborda um artista específico e trazimagens de arquivo, depoimentos atuais de pessoas relacionadas, além de algumasencenações para ilustrar histórias coletadas das entrevistas. O programa jáapresentou episódios sobre Chacrinha, Cazuza, Mamonas Assassinas, Claudinho eBochecha e Raul Seixas. O especial promete algumas novidades para 2010, como aabordagem de artistas ainda vivos, pois, até então, homenageava apenas osfalecidos. Uma das primeiras atrações será um episódio sobre As Frenéticas, grupode cantoras que fez muito sucesso nas décadas de 1970 e 1980. Já foramproduzidas também as histórias de Cartola e Adoniran Barbosa, ainda sem exibição prevista. Nativos digitais, não percam estaschances de conhecer um pouco mais a história musical do país.

> Leia mais sobre Por toda minha vida sobre Mamonas Assassinas

> Assista à alguns trechos de Dalva & Herivelto


> Assista à alguns trechos de Maysa

Recomendamos para você