Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 30.11.-0001 30.11.-0001

Cerebral, ‘The 2nd Law’ é estranho disco-cabeça que renova o trio Muse

Por Mauro Ferreira, do Blog Notas Musicais
 
É sintomático que o trio inglês Muse apresente na capa de seu sexto álbum de estúdio – The 2nd Law,  recém-lançado no Brasil pela gravadora Warner Music – imagem do The Human Connectome Project que expõe as conexões neurais do cérebro humano, mais especificamente os caminhos percorridos pela informação ao serem processadas pela mente.
 
É sintomático porque The 2nd Law é CD cerebral, conceitual, um estranho disco-cabeça que renova o som do grupo britânico sem ser necessariamente melhor do que os álbuns anteriores do Muse. Primeira das 13 inéditas dispostas no álbum, "Supremacy" já dá na abertura a pista certeira do tom épico, grandioso e sombrio do disco.
 
Tom que atinge seu ápice nos dois temas finais, "The 2nd Law: Unsustainable" e "The 2nd Law: Isolated System", que compõem a pequena suíte que dá título a um álbum que não nega a origem roqueira do trio em "Liquid State". A dose de eletrônica – alta em "Follow Me" e um pouco menos em "Madness" – cumpre a prometida investida no universo do dubstep sem direcionar  totalmente The 2nd Law para a pista de um gênero que vem se banalizando.
 
A batida funkeada de "Panic Station" e a pegada mais retrô da também dançante "Big Freeze" indicam que a pista do Muse pode ser outra. Tema orquestral, "Prelude" tem a única função de preparar a cama para  "Survival", outra música épica, turbinada com solos da guitarra do vocalista Matthew Bellamy e já conhecida do universo pop antes mesmo do lançamento do álbum por ter sido eleita o tema oficial das Olimpíadas realizadas em Londres neste ano de 2012.
 
Com quase seis minutos, a balada "Explorers" mostra que é preciso se embrenhar no universo particular de The 2nd Law para desvendar a beleza oculta por trás das estranhezas que pautam o disco, impregnado da vontade salutar do Muse de se reinventar. 
 
 
Resenha de CD
Título: The 2nd Law
Artista: Muse
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * *
 
 
 
 
 
 
Recomendamos para você

Os produtos Saraiva mais comentados