Bel Sanmax por Bel Sanmax Outros 27.01.2020 27.01.2020

Centenários e datas especiais de 2020 que merecem ser lembrados

Centenários e Datas Relevantes na História do Mundo e do Brasill

Janeiro

02 – 100 anos do nascimento do escritor Isaac Asimov, considerado um dos maiores literatos de ficção-científica da história. Nascido na Rússia e naturalizado norte-americano ao mudar-se para o país, Asimov, que era também biólogo, é autor de obras como Eu, Robô e o Homem Bicentenário.

09 – 100 anos do nascimento do poeta e escritor João Cabral de Melo Neto, autor do livro Morte e Vida Severina. Nativo da cidade de Recife, ele atuava como diplomata pelo governo brasileiro e era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

20 – 100 anos do nascimento de Federico Fellini. Nascido em Rimini, na Itália, Fellini é o mais premiado diretor da história da Academia de Artes Cênicas dos EUA (realizadora dos prêmios Oscar). Seu filme mais conhecido é La Dolce Vita, e ele é considerado um dos cineastas mais influentes da história do cinema.

25 – 90 anos da fundação do São Paulo Futebol Clube, time de futebol paulistano.

Fevereiro

11 – 30 anos da libertação do futuro presidente da África do Sul, Nelson Mandela, depois de 27 anos preso. No mesmo mês, o Congresso Nacional Africano, o principal partido anti-apartheid, do qual Mandela era o líder, é considerado legal pela justiça.

16 – 30 anos do falecimento de Keith Haring, artista plástico norte-americano, e um dos mais conhecidos ativistas na luta pela conscientização sobre a AIDS. Tema frequente de suas obras, Haring faleceu em decorrência de complicações da doença.

 

Abril

9 – 50 anos da data de nascimento do cantor e escritor Chorão (Alexandre Magno Abrão), da banda Charlie Brown Jr. Ele faleceu em 06 de março de 2013, aos 42 anos.

20 – 100 anos da estreia do Brasil nas Olimpíadas. A primeira inserção do país nos jogos ocorreu em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. Em 2020, o marco será celebrado nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão.

24 – 30 anos do lançamento do Telescópio Espacial Hubble no espaço pela NASA, o primeiro do gênero.

 

Maio

01 – 50 anos do nascimento da escritora e atriz Fernanda Young, falecida em 2019, em decorrência de uma parada cardíaca após uma crise de asma.

18 – 100 anos do nascimento do Papa João Paulo II. Karol Józef Wojtyła nasceu em Wadowice, na Polônia. Seu pontificado foi o terceiro mais longo da história (26 anos). Em 2014, ele foi declarado Santo pela instituição religiosa.

 

Junho

14 – 80 anos do posicionamento do Brasil como estado neutro na Segunda Guerra Mundial. O governo divulgou seu apoio ao lado dos Aliados, principalmente os Estados Unidos e às nações americanas. No dia 10 do mesmo mês, o Brasil havia comunicado oficialmente seu papel de mediador entre as relações diplomáticas quanto ao estado italiano e o Reino Unido.

21 – 50 anos da conquista do tricampeonato da Copa do Mundo da FIFA, pela Seleção Brasileira de Futebol.

25 – 20 anos do falecimento do músico Wilson Simonal, em decorrência de complicações devido a uma cirrose hepática. Ele tinha 62 anos.

 

Julho

13 – 30 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil (ECA), cujo propósito é resguardar os direitos de crianças e adolescentes.

13 – 90 anos da realização da primeira Copa do Mundo de Futebol da história, pela FIFA. O país que a sediou foi o Uruguai, e o primeiro gol foi do jogador Lucien Laurent, na partida na qual a França jogou contra o México. O Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2, e tornou-se o primeiro campeão mundial.

16 – 90 anos da consagração de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira do Brasil, segundo a igreja católica, através de decreto do papa Pio XI.

7 – 30 anos do falecimento do cantor, poeta e compositor brasileiro Cazuza, nome artístico de Agenor de Miranda Araújo Neto. Vocalista da banda Barão Vermelho, além do trabalho como artista solo, Cazuza faleceu em decorrência de uma pneumonia, uma complicação advinda do vírus da AIDS, do qual era portador.

24 – 100 anos do falecimento do artista Amedeo Modigliani, em 1920, em decorrência de  meningite tuberculosa. Nascido em Livorno, na Itália, em 12 de julho de 1884, ele passou a maior parte da vida em Paris. Pintor, artista plástico e escultor, ele era um dos maiores expoentes do movimento artístico conhecido como Modernismo. 

16 – 100 anos do nascimento da cantora Elizeth Cardoso. Apelidada de “A Divina”, Elizeth nasceu no Rio de Janeiro, e é considerada uma das intérpretes mais importantes da música popular brasileira.

23 – 100 anos do nascimento da cantora e atriz portuguesa Amália Rodrigues. Nascida em Lisboa, Amália é a mais célebre fadista portuguesa, e é conhecida internacionalmente como a “Rainha do Fado”.

 

Agosto

9 – 90 anos da estreia da personagem Betty Boop, no filme animado Dizzy Dishes.

23 –  50 anos do nascimento do ator norte-americano River Phoenix. Irmão do ator Joaquin Phoenix, ele morreu devido a uma overdose acidental aos 23 anos, em Los Angeles, Hollywood. Ele era um dos mais promissores atores de sua geração.

 

Setembro

18 – 50 anos do falecimento do músico norte-americano Jimi Hendrix, em decorrência de complicações devido a uma overdose acidental. Nascido na cidade de Seattle, em 27 de novembro de 1942, ele é considerado um dos maiores guitarristas da história da música, e um dos mais influentes artistas de sua geração.

23 – 90 anos do nascimento do músico norte-americano Ray Charles, falecido em 10 de junho de 2004.

 

Outubro

01 – 100 anos do nascimento do ator Walter Matthau. Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, Matthau é conhecido pelos filmes Dois Velhos Rabugentos e Meu Melhor Inimigo, ao lado do ator Jack Lemmon, e também pela atuação em Dennis, O Pimentinha.

04 – 50 anos do falecimento da cantora norte-americana Janis Joplin, devido a uma overdose acidental. Nascida em Port Arthur, em 19 de janeiro de 1943, Joplin, também compositora e multi-instrumentista, é considerada uma das 100 maiores artistas de todos os tempos, pela revista Rolling Stone.

 

Novembro

28 – 200 anos do nascimento de Friedrich Engels, filósofo alemão, creditado, junto com Karl Marx, como fundador do movimento sociológico científico, o marxismo. É co-autor, com Marx, das obras O Manifesto Comunista e dos dois últimos volumes de O Capital.

 

Dezembro

17 – 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven, em Bonn, na Alemanha (a data se refere ao batismo registrado). O músico e compositor vivia em Viena, na Áustria, a cidade onde havia maior destaque na cena musical do classicismo. Beethoven completou mais de 240 obras e peças, entre sinfonias e concertos, e foi o primeiro artista a acrescentar solos vocais em uma sinfonia ( Nona Sinfonia de Beethoven). 

10 – 100 anos do nascimento de Clarice Lispector, em 1920. Nascida em Chechelnyk, na Ucrânia, e naturalizada como brasileira depois da mudança de país com a família, ela é considerada uma das maiores escritoras e poetisas da literatura contemporânea. 

 

Cinema, Música e Cultura Pop

Janeiro

sdd*50 anos de carreira dos cantores e músicos paranaenses Chitãozinho & Xororó .O primeiro álbum da dupla, Galopeira, foi lançado em 1970, e eles estão entre os artistas que mais venderam álbuns no Brasil: mais de 37 milhões de discos.

13 – 90 anos da estreia de Mickey Mouse como personagem, em uma tira de quadrinho chamada The Mickey Mouse.

15 coisas que você não sabia sobre Mickey Mouse

16 – 30 anos do lançamento da música Enjoy the Silence, da banda britânica Depeche Mode. A faixa é a mais bem-sucedida da banda.

 

Fevereiro

13 – 50 anos do lançamento do primeiro álbum da banda Black Sabbath, em 1970. Considerados os pioneiros do heavy metal pela crítica, os músicos ingleses nomearam o disco também de Black Sabbath. Em 18 de setembro do mesmo ano, eles divulgaram outro álbum, Paranoid.

 

Março

25 – 30 anos do fim da trilogia de O Poderoso Chefão nos cinemas, com a estreia da parte III do filme no Brasil. Com roteiro e direção de Francis Ford Coppola, os filmes foram baseados nos livros do autor italiano Mario Puzo.

 

Abril

5 – 50 anos da formação da banda inglesa Queen, com Freddie Mercury, John Deacon, Roger Taylor e Brian May.

Bohemian Rhapsody: a história do Queen e Freddie Mercury nos cinemas

8 – 20 anos da estreia do programa Caldeirão do Huck , apresentado por Luciano Huck, na Rede Globo de Televisão.

10 – 50 anos do anúncio do fim da banda The Beatles, depois de dez anos de carreira. Paul McCartney comunicou que o grupo havia terminado ao conceder uma entrevista para divulgar seu primeiro disco solo, McCartney.

13 – 30 anos do lançamento do primeiro álbum da banda norte-americana Green Day, chamado 39/Smooth.

 

Maio

19- 20 anos do lançamento do filme Gladiador, com Russell Crowe, no Brasil. O longa foi eleito o melhor filme nos prêmios Oscar do ano seguinte, 2001.

 

Julho

27 – 30 anos do lançamento do filme Uma Linda Mulher no Brasil. Estrelado por Julia Roberts e Richard Gere.

 

Agosto

7 – 30 anos do álbum Blaze of Glory,  primeiro trabalho solo do artista Jon Bon Jovi, também vocalista da banda norte-americana Bon Jovi. O disco era também trilha sonora do filme Young Guns II, um dos maiores sucessos do ano no cinema (1990).

 

Setembro

17 – 50 anos da estreia do filme MASH (M*A*S*H), dirigido por Robert Altman, e um dos longas mais influentes e conhecidos da década.

 

Outubro

20 – 30 anos da estreia na filial da MTV (Music Television), emissora de TV norte-americana especializada em música, no Brasil.

24 – 20 anos do lançamento do primeiro álbum de estúdio da banda norte-americana Linkin Park, Hybrid Theory.

 

Novembro

1 – 30 anos do lançamento no Brasil do filme Ghost – Do Outro Lado da Vida, com Patrick Swayze, Demi Moore e Whoopi Goldberg.

2 – 30 anos do lançamento de Os Bons Companheiros no Brasil, filme de Martin Scorsese, estrelado por Joe Pesci e Robert De Niro.

21- 30 anos do lançamento do console de videogame Super Nintendo em seu país de criação, o Japão. Com o nome completo de Super Nintendo Entertainment System (também chamado Super NES ou SNES), trata-se de um console de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo.

 

Dezembro

21 – 30 anos do lançamento do filme Esqueceram de Mim, estrelado por Macaulay Culkin, um dos maiores clássicos na categoria de filmes sobre natal.

Os melhores filmes de Natal

ANIVERSÁRIOS

30 anos

Janeiro

13 – Liam Hemsworth, ator australiano, conhecido por filmes como os da saga Jogos Vorazes e A Última Música.

 

Abril

9 – Kristen Stewart, atriz norte.americana, conhecida por filmes como os da saga Crepúsculo e Na Natureza Selvagem.

15 – Emma Watson, atriz britânica, conhecida por filmes como os da saga Harry Potter e Adoráveis Mulheres.

 

Junho

12 – Aaron Johnson, ator britânico, conhecido por filmes como Kick Ass e Anna Karenina.

 

Julho

2 – Margot Robbie, atriz australiana, conhecida por filmes como Era Uma Vez em Hollywood e Esquadrão Suicida.

 

Agosto

15 – Jennifer Lawrence, atriz norte-americana, conhecida por filmes como os da saga Jogos Vorazes e O Lado Bom da Vida.

 

Setembro

3 – Iza, cantora, compositora e dançarina brasileira, intérprete de hits como Dona de Mim e Brisa.

 

Outubro

25 – Fiuk, ator, cantor e apresentador brasileiro, conhecido pela atuação em novelas como A Força do Querer, além de programas tal e qual Coletivation MTV.

 

Novembro

26 – Rita Ora, atriz e cantora iugoslava, naturalizada inglesa, conhecida pela atuação em filmes como Cinquenta Tons de Cinza, e por hits como Black Widow. 

50 anos

Janeiro

29 – Heather Graham, atriz norte-americana, conhecida pela atuação em filmes como Se Beber, Não Case e Boogie Nights.

 

Fevereiro

13 – Alexandre Nero, ator e músico brasileiro, conhecido pela atuação em novelas como Império e A Favorita.

14 – Simon Pegg, ator e roteirista britânico, conhecido pela atuação em filmes como os da saga Missão Impossível e Todo Mundo Quase Morto.

 

Março

07 – Rachel Weisz, atriz britânica, conhecida pela atuação em filmes como A Favorita e O Jardineiro Fiel.

18 – Queen Latifah, atriz e rapper norte-americana, conhecida pela atuação em filmes como Chicago e A Casa Caiu. 

27 – Mariah Carey, cantora e atriz norte-americana, conhecida por músicas como Hero e All I Want For Christmas is You.

28 – Vince Vaughn, ator norte-americano, conhecido pela atuação em filmes como Os Penetras Bons de Bico e Separados pelo Casamento.

 

Abril

3 – Igor Cavalera, baterista e um dos membros fundadores da banda brasileira Cavalera Conspiracy e fundador e ex-membro da banda Sepultura.

17 – Márcio Garcia, ator e apresentador de televisão brasileiro, conhecido pela atuação em novelas como O Caminho das Índias e o programa Tamanho Família.

19 – Luis Miguel, músico e cantor. Naturalizado como mexicano, ele nasceu em Porto Rico, e é um dos mais bem- sucedidos artistas latino-americanos da história. 

22 – Mano Brown, nome artístico de Pedro Paulo Soares Pereira, rapper e vocalista da banda Racionais MC’s.

29 – Uma Thurman, atriz norte-americana, conhecida pela atuação em filmes como Kill Bill e Pulp Fiction.

 

Maio

22  – Naomi Campbell, modelo e atriz inglesa, uma das top-models mais reverenciadas pela indústria da moda e a do entretenimento.

27 – Joseph Fiennes, ator inglês, conhecido pela atuação em filmes como Shakespeare Apaixonado, e pela série O Conto da Aia.

 

Junho

8 – Seu Jorge, nome artístico de Jorge Mário da Silva, músico e ator brasileiro.

 

Agosto

29 – Alessandra Negrini, atriz brasileira, conhecida por seu papel na série Engraçadinha e na novela Orgulho e Paixão.

 

Setembro

30 – Tony Hale, ator norte-americano, conhecido pela atuação nas séries Veep e Arrested Development. 

 

Outubro

8 – Matt Damon, ator norte-americano, conhecido pela atuação em filmes como a saga do personagem Jason Bourne e Perdido em Marte.

12 – Cláudia Abreu, atriz brasileira, conhecida pela atuação em novelas e séries como Anos Rebeldes e Valentins.

 

Novembro

3- Luciana Gimenez, modelo e apresentadora brasileira.

6 – Ethan Hawke, ator e diretor e diretor norte-americano, conhecido pela atuação em filmes como a saga Antes do Amanhecer e Dia de Treinamento.

29 – Bruno Garcia, ator brasileiro, conhecido pela atuação em programas como Sob Pressão e Sangue Bom.

 

Dezembro

10 – Luciana Vendramini, atriz brasileira, conhecida pela atuação em novelas como Espelho da Vida e o programa Na Mira do Crime.

12 – Jennifer Connelly, atriz norte-americana, conhecida pela atuação em filmes como Labirinto e Uma Mente Brilhante.

80 anos

Outubro

Pele

23 – Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento, o mais notório dos jogadores de futebol do Brasil.

90 anos

Janeiro

30 – Gene Hackman, autor e escritor norte-americano, conhecido pela atuação nos filmes Inimigo do Estado e Os Imperdoáveis.

 

Maio

31 – Clint Eastwood, ator, produtor e diretor norte-americano, de filmes como Por um Punhado de Dólares e Gran Torino.

 

Agosto

5 – Neil Armstrong, astronauta norte-americano, o primeiro humano a pisar na Lua, e comandante da nave Apollo 11.

 

Dezembro

12  – Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, dono do canal SBT, empresário e apresentador brasileiro.

—- LEGENDA

*sdd: sem dia definido

 

Recomendamos para você