Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Carros 2, o primeiro filme ruim da Pixar?

Por Marcelo Forlani, do blog Omelete
 
Ao olhar o "placar" de Carros 2 no site Rotten Tomatoes um desavisado pode se assustar: 36% de aprovação dos críticos. Este é o primeiro filme da Pixar a não receber o certificado de "Fresh", dado aos filmes aprovados.
 

Para efeito de comparação, Toy Story e Toy Story 2 têm 100% de aprovação (com um número menor de reviews, vale salientar), Vida de Inseto tem 91%, Monstros S.A. – 95%, Procurando Nemo – 98%, Os Incríveis – 97%, Carros – 74%, Ratatouille e Wall-E – 96%, Up Altas Aventuras – 98% e Toy Story 3 – 99%.

Esse histórico, que pode ser visto completo aqui, já mostrava duas coisas:

1. Que os críticos têm, sim, uma predisposição para gostar dos filmes da Pixar;
2. O primeiro Carros, de 2006, já havia derrapado na curva.

Mas mesmo sabendo que a primeira aventura de Relâmpago McQueen não havia agradado a tanta gente quanto os demais filmes, John Lasseter (chefão da Pixar e da Walt Disney Animation), decidiu apostar na franquia dos automóveis – criada por ele, diga-se de passagem.
 
Como pai de um menino de dois anos e meio que se empolga muito toda vez que McQueen fala "Ka-tchow" e que pulou de alegria quando viu o trailer de Carros 2 no cinema, até entendo a motivação da Pixar de tentar mudar o placar do primeiro filme. Mas não entendo a aposta deles em mais uma vez se focar em um público específico, os meninos, deixando de lado as meninas e os adultos que se divertiram com todos os demais projetos da casa e aqui ficam mais uma vez nos boxes, esperando a corrida acabar.
 

E vou além, Valente (Brave), longa-metragem da mesma Pixar que será lançado em 2012 também segue a linha de focar em um público, desta vez as meninas.

Será que acabou a magia da Pixar? O teaser trailer, que está sendo exibido antes de Carros 2, mostra um cenário lindo e promessa de aventura, mas me pareceu demais com o recente Enrolados ou até mesmo A Princesa e o Sapo, que são ótimos e eu adoro, mas seguem o Padrão Disney, não o Padrão Pixar.
 
Recomendamos para você