Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 19.12.2013 19.12.2013

Carreira sólida: a jornada de Asa Butterfield

Por Edu Fernandes
 
Muitos atores mirins são apontados como grandes promessas, mas acabam fracassando em manter uma carreira quando se tornam adultos. Por essa razão, os candidatos são observados com atenção durante a adolescência. Ao que tudo indica, Asa Butterfield já demonstra sinais de que seu nome permanecerá estampado nos cartazes dos filmes por muitos anos.
 
O ator inglês de 16 anos de idade estrela Ender's Game – O Jogo do Exterminador, baseado no romance de Orson Scott Card – o primeiro de uma série de quatro volumes. No futuro, a humanidade é quase dizimada por uma invasão alienígena. Graças ao sacrifício de um herói, a vitória foi possível. Décadas depois, crianças são treinadas para lutar contra os invasores por terem um cérebro mais apropriado para o aprendizado do que os adultos.
 
Asa interpreta Ender, um desses recrutas. Coronel Graff (Harrison Ford, de Cowboys & Aliens) vê muito potencial no menino e acredita que ele conseguirá dar fim à ameaça extraterrestre. Por esse motivo, Ender é enviado a uma estação espacial para receber treinamentos mais avançados.
 
O longa estreia no Brasil amanhã, 20 de dezembro, e traz no elenco outras duas promessas – ambas com indicações ao Oscar no currículo. Abigail Breslin (Chamada de Emergência) é Valentine, irmã de Ender, e Hailee Steinfeld (Bravura Indômita) vive Petra, uma colega que o protagonista conhece durante sua estada no espaço.
 
Cena do filme O Menino do Pijama Listrado
 
Asa Butterfield apareceu para o grande público cinco anos antes de Ender's Game, quando protagonizou O Menino do Pijama Listrado (2008) no papel de Bruno, um garoto alemão que vive no período da Segunda Guerra Mundial.
 
O pai de Bruno é um comandante nazista que trabalha em um campo de concentração. Durante um passeio solitário, o garoto se aproxima do campo e conhece Shmuel, um prisioneiro judeu de sua idade. Então, uma amizade improvável e proibida nasce entre os dois.
 
Como o próprio título sugere, a história é contada pelo ponto de vista inocente do personagem principal. Asa consegue desempenhar essa missão e obter a emotividade que o roteiro pede.
 
Cena do filme Nanny McPhee e as Lições Mágicas
 
Depois da estreia bem-sucedida, Butterfield partiu para papéis men
ores. Ele fez uma breve participação em O Lobisomem (2010) como uma versão mais jovem do personagem vivido por Simon Merrells na fase adulta. Em Nanny McPhee e as Lições Mágicas, ele foi uma das crianças sob os cuidados da babá que usa poderes mágicos para executar seu trabalho.
 
Mas, em seguida, outro grande papel saído das páginas dos livros aguardava por Asa Butterfield. Em A Invenção de Hugo Cabret, o garoto foi dirigido por Martin Scorsese e contracenou com Chloë Grace Moretz, outra promessa para o futuro de Hollywood. O filme também teve a participação de Ben Kingley, que reafirmou sua parceria com Asa em Ender's Game.
 
Cena do filme A Invenção de Hugo Cabret
 
A adaptação do romance de Brian Selznick é uma homenagem aos primórdios do cinema, com a história de um órfão que mora em uma estação de trem de Paris. O garoto mais uma vez precisou demonstrar inocência e vulnerabilidade para conquistar a simpatia do espectador.
 
Para o futuro, o jovem ator tem pela frente o drama X Plus Y, que deve ser finalizado em 2014. Ainda não há muitas informações sobre o projeto, mas o elenco traz Sally Hawkins (Não Me Abandone Jamais), Rafe Spall (As Aventuras de Pi) e Alexa Davies (Vinyl).
 
 
Recomendamos para você