Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 15.04.2010 15.04.2010

Cannes anuncia 16 filmes em competição

A organização do Festival de Cannes, que acontece entre os dias 12 e 23 de maio, anunciou hoje (quinta-feira) uma lista de 16 filmes que participarão da disputa pela Palma de Ouro. Em fevereiro, durante o Festival de Berlim, a revista “Screen Daily” sugeriu alguns títulos, mas acertou “apenas” oito deles (marcados em negrito na lista abaixo). A lista tem, entre outros, os novos filmes de Abbas Kiarostami (“Copie conforme”, com Juliette Binoche), Takeshi Kitano (“Outrage”), Nikita Mikhalkov (“O sol enganador 2”), Mike Leigh (“Another year”) e Alejandro González-Iñarritu (“Biutiful”).

Filmes como “”Tamara Drewe””, de Stephen Frears, “”Wall Street 2: Money Never Sleeps””, de Oliver Stone, e “”You Will Meet a Tall Dark Stranger””, de Woody Allen, foram sugeridos pela revista, mas serão exibidos fora de competição.

Por ora, a seleção indica pouca ousadia e mais reverência diante de grandes nomes ou “inovadores” já consagrados.  

A lista não tem filmes brasileiros concorrendo pela Palma de Ouro. Por ora, o único representante do Brasil no festival será “Cinco vezes favela – Agora por nós mesmos”, que será exibido fora de competição. O longa foi produzido por Cacá Diegues, tem cinco episódios e foi totalmente concebido e realizado por jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro. O título é uma alusão a “Cinco vezes favela” (1962), produção coletiva que teve o próprio Diegues entre os diretores.

O diretor Tim Burton será o presidente do júri, que terá ainda os atores Alberto Barbera, Kate Beckinsale, Emmanuel Carre, Benicio Del Toro, Victor Erice, Shekhar Kapur e Giovanna Mezzogiorno.

Falta ainda a divulgação de duas seções paralelas, a Quinzena dos Realizadores e a Semana da Crítica. Ao longo da semana, os organizadores devem anunciar outros longas que participam da principal mostra competitiva.

Veja abaixo a lista dos títulos que vão concorrer à Palma de Ouro:

“”Another Year””, de Mike Leigh (Reino Unido)
“”Biutiful””, de Alejandro Gonzalez Inarritu (Espanha/ México)
“”Burnt by the Sun 2″”, de Nikita Mikhalkov (Alemanha/ França/ Rússia)

“”Certified Copy””, de Abbas Kiarostami (França/ Itália/ Irã)
“”Fair Game””, de Doug Liman (EUA)
“”Hors-la-loi””, de Rachid Bouchareb (França/ Bélgica/ Algéria)
“”The Housemaid””, de Im Sang-soo (Coréia do Sul)
“”La nostra vita””, de Daniele Luchetti (Itália/ França)
“”La Princesse de Montpensier””, de Bertrand Tavernier (França)
“”Of Gods and Men””, de Xavier Beauvois (França)
“”Outrage””, de Takeshi Kitano (Japão)
“”Poetry””, de Lee Chang-dong (Coréia do Sul)
“”A Screaming Man””, de Mahamat-Saleh Haroun (França/ Bélgica/ Chade)
“”Tournee””, de Mathieu Amalric (França)
“”Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives””, de Apichatpong Weerasethakul (Espanha/ Tailândia/ Alemanha/ Reino Unido/ França)
“”You, My Joy””, de Sergey Loznitsa (Ucrânia/ Alemanha) 

 

Recomendamos para você