Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 15.10.2009 15.10.2009

Canadá abriga dois festivais de cinema brasileiro entre outubro e novembro

Entre os dias 22 e 25 de outubro, Toronto abrigará o Brazil Film Fest, uma mostra de cinco filmes de ficção, entre eles “”Chega de saudade”” (2007), de Laís Bodansky, e seis documentários, com destaque para “”Palavra en(cantada) (2008), de Helena Solberg. Entrevistada do documentáro, a cantora Adriana Calcanhotto se apresentará em Toronto por ocasião da mostra. O show acontece no dia 25/10, às 21h, no Royal Theatre.

Também foi confirmado o Festival do Filme Brasileiro de Montreal, que acontece entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro, no Cinéma du Parc. Já foi anunciada parte da programação de sua terceira edição. Alguns dos destaques são o documentário “”This is Pelé”” (1974), que teve roteiro de Paulo Mendes Campos e direção de Luiz Carlos Barreto, e o longa-metragem “”Madame Satã”” (2002), de Karim Aïnouz, baseado na vida de João Francisco dos Santos, lendário personagem da Lapa carioca, e estrelado por Lázaro Ramos e Marcélia Cartaxo.  

Até 17 de novembro, a organização irá divulgar a seleção completa de filmes, assim como os diretores convidados para ir a Montreal e os participantes da exposição com pinturas, fotos etc. que ocupará o mezanino do Cinéma du Parc. 

Em 2008, o festival de Montreal atraiu um público de 2.000 pessoas, cerca de 30% a mais do que na primeira edição. Também é possível acompanhar notícias do festival através do blog.
As duas mostras são organizadas pela Jangada.
Recomendamos para você