Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 26.07.2012 26.07.2012

Britânicos retomam a moda das ‘boybands’

Por Yael Peretz
 
Enquanto os Backstreet Boys se preparam para gravar um novo álbum em julho, na tentativa de retomar o sucesso que tinham quando cantavam "Show Me the Meaning of Being Lonely" (2000), duas bandas britânicas assumem o posto de boybands da nova geração. Em 2012, os garotos do One Direction e The Wanted rapidamente emplacaram suas músicas nas primeiras posições.
 
O One Direction vendeu 174 mil cópias do álbum Up All Night e, assim, alcançaram um marca inédita que nem os Beatles conseguiram. Atualmente, lançam o livro One Direction – Álbum oficial, Editora Prumo (veja abaixo as datas, locais e horários dos encontros de fãs para o lançamento).
 
É a primeira banda inglesa a entrar no topo dos mais vendidos nos EUA com um disco de estreia. Em menos de um ano também lançaram dois livros, Forever Young: Our Official X Factor Story e Dare To Dream, o DVD The Live Tour e um calendário.
 
A fórmula é basicamente a mesma. Um grupo de meninos com rostos bonitinhos e músicas românticas. Com a ajuda de um bom produtor, as bandas resgataram o melhor do conceito das boybands e mantiveram a personalidade de sua geração.
 
Os garotos do One Direction e The Wanted não se vestem com o mesmo estilo de roupa, nem dançam passos coreografados. São desajeitados e baladeiros. “Cumprem os deveres, mas fazem meio o que der na telha em cima do palco”, diz Ariadne Joana de Oliveira Salvador, fundadora do fã clube The Wanted Brasil.
 
Outro fator de sucesso é a aproximação que eles têm com os fãs por meio das redes sociais. Liam Payne, integrante da banda One Direction, já respondeu a alguns recados de admiradoras brasileiras pelo Twitter. Marcela Bonafé e Jamille Bondeo, responsáveis pelo fã clube 1D.com.br, contam que, para conseguir, é preciso “tentar muito, calcular o fuso e saber os horários que ele costuma acessar a internet”. Hoje em dia, os fãs literalmente seguem seus ídolos.
 
Os integrantes do One Direction se conheceram em 2010, na versão britânica do reality show musical The X Factor (7ª temporada). Os cinco garotos que concorriam individualmente estavam prestes a serem eliminados quando Simon Cowell, criador e jurado do programa, percebeu que, juntos, poderiam fazer sucesso. Apostou neles e fechou contrato para gravar o primeiro CD que, em poucos meses, estourou com o single “What Makes You Beautiful”.
 
The Wanted
 
O The Wanted surgiu em 2009, no Reino Unido, mas foi apenas com o segundo CD,
Battleground (2011), que os garotos – na faixa dos 20 anos – exportaram seu trabalho.
Em outubro de 2011, conquistaram mais fãs brasileiras quando abriram o show de Justin Bieber com 60 mil pessoas no estádio do Morumbi (SP). No início deste ano, o The Wanted se tornou o primeiro grupo britânico a chegar ao top 5 da Billboard, tudo graças ao single “Glad You Came”, ultrapassando o ranking do One Direction.
 
O trio que compõe o Jonas Brothers também segue os modelos das boybands modernas. O que os distingue é o conhecimento em música: todos os irmãos estudaram teoria e sabem tocar diversos instrumentos. Além disso, compõem as próprias letras.
 
“O talento desses meninos de Nova Jersey é algo impressionante, e podemos dizer que é o principal de tudo isso. É algo que vai além de cantar, tocar e compor. Eles são muito bons em tudo a que se dedicam, desde a atuação até os trabalhos sociais e voluntários que fazem”, acrescenta Marília de Freitas, integrante do fã clube.
 
Eles estão no mercado desde 2005. Atualmente, estão em um intervalo para seguir projetos pessoais. Tudo indica que, com o estouro do One Direction e The Wanted, os Jonas Brothers voltem logo para reconquistar o público.
 
 
Conheça as boybands que fizeram história na música pop: 
 
Décadas de 60 e 70
Esse foi o início das boybands. Os Beatles surgiram com suas roupas certinhas, em contraste com seus sorrisos conquistadores. Nesse mesmo estilo, surgiu o The Monkees, um grupo de atores montado para uma série de TV, mas que acabou gravando discos.
 
A época também é marcada pelo The Jackson 5, banda conhecida por lançar Michael Jackson. O auge da cultura surf rock foi representado pelo grupo The Beach Boys.
Década de 80
A banda New Kids On The Block marca especialmente a história das boybands, pois difundiu os sons eletrônicos. Eles ainda se apresentam e mantêm a formação original do grupo.
Na America Latina, destacavam-se os porto-riquenhos do Menudos, banda que lançou o galã Ricky Martin ao mundo da fama. No Brasil, as garotas enlouqueciam com Dominó e Polegar.
Década de 90
Nesse período, cresceu o número de bandas pop. Algumas ainda tentam fazer sucesso, como Backstreet Boys e Hanson. Outros se dividiram e tentaram carreira solo. Entretanto, poucos conseguiram o mesmo êxito que Robbie Williams do Take That e Justin Timberlake do N´Sync. Na década de 90, também eram ouvidas as músicas dos irlandeses do Westlife e do Five.
 
 
 
Recomendamos para você