Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.02.2010 26.02.2010

Brinquedos tridimensionais separam os cinemas brasileiro e argentino

Por Vinicius Valente

Com a premiação do Oscar cada vez mais próxima,os cinemas brasileiros não poderiam deixar de trazer novidades de peso para osespectadores. Nesta sexta-feira, 26/02, estréiam no circuito nacional oargentino O segredo dos seus olhos, obrasileiro Os Inquilinos – Os Incomodadosque se Mudem e a versão tridimensional da animação Toy Story, da Pixar. E a estatueta de melhor lançamento vai para?

Osegredo dos seus olhos é dirigido pelo argentino Juan José Campanella (O filho da noiva) e está concorrendo aoOscar de “Melhor filme estrangeiro”. O longa, que estréia em São Paulo, Brasília,Porto Alegre e Rio de Janeiro, conta a história do oficial de Justiça Espósito(Ricardo Darín), que se apaixona por Irene (Soledad Villamil), chefe dotribunal de justiça criminal. Mesmo três décadas depois, o amor do agoraaposentado Espósito sobrevive e ele segue visitando a amiga no mesmo tribunalem que se conheceram. O protagonista escreve um livro inspirado em um assassinatoocorrido no passado, que terminou sem solução. O assassino é descoberto, porémganha liberdade para ser informante da polícia. A montagem da trama serelaciona com o passado, com a necessidade de se resolver o crime, e opresente, carregado da melancolia. O elenco conta ainda com Guillermo Francella(Rude e Brega).

ToyStory é um velho conhecido dos cinéfilos. A animação, lançada em 1995 edirigida por John Lasseter, marcou a estréia dos estúdios Pixar na produção delongas, além de abrir as portas para outros sucessos como Procurando Nemo(2003), Ratatouille(2007) e o mais recente e indicado ao OscarUp – altas aventuras. O desenho, que está sendo relançado em versão 3D,conta a história do mundo oculto dos brinquedos, que possuem vida e agem comopessoas quando não há ninguém olhando. No centro da trama está Woody, um bonecovaqueiro muito querido por Andy, seu dono, e por todos os outros brinquedos.Essa relação muda com a chegada de Buzz Lightyear, um boneco astronauta muitomoderno, que passa a roubar os holofotes do cowboy. Após diversas confusõesbrinquedos se vêem obrigados a juntar forças para salvar suas vidas. A Pixarplaneja relançar a sequência Toy story 2 em 3D no próximo dia 5 de março.

O cinema nacional vem com Os Inquilinos – Os Incomodados que se Mudem.Com direção de Sérgio Bianchi,a trama fala de Valter (Marat Descartes), um pai de família morador da periferia, que tem a dura rotina de trabalhar num mercado de frutas durante o dia e estudar à noite. O dia-a-dia pacato do protagonista é interrompido pela mudança de um trio de vizinhos festeiros para a casa ao lado. Os três começam a fazer diversas festas com muitas bebidas e mulheres, o que vai criando, aos poucos, uma paranóia na família do protagonista, que não sabe se os vizinhos representam um risco ou não. O elenco é completado por Umberto Magnani, Ana Carbatti  e Cássia Kiss, que levou o prêmio de “Melhor atriz coadjuvante” por sua atuação no Festival do Rio do ano passado.  No festival, o longa levou também o prêmio de “Melhor roteiro”.


> Assista ao trailer de O segredo dos seus olhos

> Assista ao trailer de Toy Story e Toy Story 2 em 3D

> Assista ao trailer de Os Inquilinos – Os Incomodados que se Mude

 

Recomendamos para você