Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 24.01.2013 24.01.2013

Blogs literários, os aliados das editoras

Por Andréia Martins*
 
Leitores apaixonados que escrevem sobre literatura em blogs da internet são cada vez mais visados pelas editoras. Além de servirem como divulgadores dos produtos, os blogs têm outros dois pontos de interesse: são mantidos por fãs e acessados pelo público-alvo de boa parte das obras.
A popularidade dos blogs literários fez com que editoras como a Draco, Évora, Novo Conceito, Record, Rocco, Arqueiro, Intrínseca, entre outras, olhassem para a ferramenta como um importante canal para falar com leitores.
 
Cada editora tem um modelo de parceria diferente. Pode ser reunir um grupo de blogs que mensalmente recebem produtos para resenhar ou então sortear entre os parceiros cadastrados, um blog a cada mês para divulgar um determinado livro.
Em alguns casos, o blogueiro também recebe uma remuneração. No Brasil ainda são poucas editoras que aderem a esse modelo, que já está na mira da Panda Books, por exemplo.
 
"Em 2013 colocaremos em prática um novo sistema de parceria com os blogs, que difere um pouco do que a maioria deles trabalha hoje. Será muito parecido com o sistema em que grandes redes trabalham, no qual a cada venda feita no site da editora, com o código do blog é revertida uma porcentagem da venda para o blogueiro", diz o assessor da editora, Erik Gabriel. As novidades do novo modelo devem ser anunciadas no início de janeiro.
O segredo para os blogueiros, segundo as editoras consultadas pelo SaraivaConteúdo, é cumprir à risca o combinado e zelar pela qualidade do blog. Número de acessos e presença nas redes sociais também conta pontos para quem quer causar boa impressão nos grupos editoriais.
 
"A Panda Books costumeiramente recebe propostas de blogs e agora de páginas do Facebook. Sempre avaliamos a viabilidade, dependendo do segmento do blog, a quantidade de público que ele trabalha, a maneira como é escrito, a mecânica da promoção e se o livro escolhido é condizente com a proposta", diz a assessoria da editora.
A Rocco é outra que aposta na parceria desde 2010, especialmente entre os leitores mais jovens.
 
“Feitos por leitores “comuns”, os blogs acabam se tornando um importante polo de troca de ideias entre pessoas que compartilham o interesse pela leitura e fazem o papel da propaganda ‘boca a boca’ no ambiente virtual", diz a assessora de imprensa da editora, Luar Morena Monteiro, ao justificar a importância dos blogs hoje como ferramentas de divulgação.
No caso da Rocco, a seleção de blogs parceiros é renovada de seis em seis meses e a editora busca sempre ampliar o perfil desses blogs já que tem um público variado.
 
“Como os blogueiros são, antes de tudo, leitores com gostos e interesses próprios, também é importante para a editora, que publica livros em diversos segmentos, contar com blogs de perfis variados entre seus parceiros, aproximando-se assim de diferentes públicos”, diz Luar.
 
COMO FAZER O SEU BLOG CONQUISTAR UMA EDITORA?
O SaraivaConteúdo levantou alguns requisitos fundamentais para as editoras na hora de escolher um blog parceiro. Veja algumas dicas:
– Qualidade e estrutura das resenhas. Em seus regulamentos, a maioria das editoras deixa claro que os livros não precisam receber apenas elogios, por isso, uma resenha bem argumentadas, faz toda a diferença;
-Conteúdo especializado. Existem blogs que só falam de um gênero literário e estes são ideais para atingir um público muito segmentado.
– Ortografia. Escrever bem é item imprescindível para as editoras.
– Layout, diagramação e adequação do blog. A parte visual também é um fator a ser considerado e, especialmente, a forma como os textos são dispostos. Algumas editoras optam por um layout padrão para os seus posts em blogs, ajudando a reforçar a marca.
– Número de seguidores no Twitter e/ou Facebook e de visitantes mensais do blog. Já que o objetivo é divulgar ainda mais os lançamentos, o número de pessoas alcançadas pelo blog, seja no site ou nas redes sociais, é a informação que mais interessa às editoras. Se o seu blog já tiver um público cativo e for popular, sua chance de tornar-se parceiro aumenta.
– Média de atualizações. Estar em dia com os posts e novidades.
– Identificação do blog com o catálogo da editora. Dar uma cara para o seu blog ajuda na hora da editora buscar um parceiro que mais se alinhe ao seu posicionamento.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
*Matéria originalmente publicada no Almanaque Saraiva, edição 80 – Janeiro de 2013.
 
Veja também nossa matéria Blogueiros literários, seu dia a dia e suas estantes clicando aqui.
 
 
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