Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 13.09.2011 13.09.2011

Bienal do Rio 2011 chega ao fim

A Bienal acabou, mas as 670 mil pessoas que visitaram os pavilhões repletos de livros ainda têm muita história para contar. A Saraiva que o diga. Recebemos 22 autores em 20 eventos nesses 11 dias de exageros literários.
 
Logo nos primeiros dias recebemos Luis Fernando Veríssimo (2/9) e Ana Maria Machado (3/9), autores que dispensam qualquer apresentação.
 
Luis Fernando Veríssimo
 
Ana Maria Machado
 
Para representar a turma dos quadrinhos, recebemos Estevão Ribeiro, autor de Hector & Afonso – Os Passarinhos, Pequenos Heróis, entre outros; Arnaldo Branco, autor de Mundinho Animal; e Daniel Lafayette, autor de Ultralafa.
 
 
Estevão Ribeiro
 
Roberto Shinyashiki, palestrante motivacional e autor do livro Problemas? Oba!, autografava os livros e dava uma pequena consultoria para todos aqueles que passavam por ele. Esbanjando simpatia, fez com que muita gente saísse da Bienal com mais um livro na mão e algumas soluções para lidar com os desafios do ambiente de trabalho.
 
 
Roberto Shinyashiki
 
Já se as dificuldades eram espirituais, Saulo Gomes, “o repórter do Chico Xavier”, esteve na Saraiva no domingo para lançar As Mães de Chico Xavier, livro que foi adaptado para o cinema por Glauber Filho e Halder Gomes.
 
 
Saulo Gomes
 
Na terça-feira, 6 de setembro, foi a vez de Martinho da Vila mostrar seu lado de escritor. Muitos desavisados ficaram surpresos ao ver o famoso cantor e compositor autografar na Bienal, mas Fantasias, Crenças e Crendices já é o 12º livro de sua carreira. Como era de se esperar, também como escritor Martinho da Vila é um sucesso de público.
 
 
 
Martinho da Vila
 
 
No feriado de 7 de setembro, dia em que a Bienal bateu todos os recordes de público, Carolina Estrella, Leandro Lapagesse e Thereza Christina Rocque da Motta (acompanhados do sósia de Michael Jackson, Nikki Goulart) e Lívia Brazil lançaram os livro Garota Apaixonada em Apuros, A Dança dos Sonhos e Queria Tanto.
 
 
Nikki Goular, Leandro Lapagesse e Thereza Christina Rocque da Motta
 
Lívia Brazil
 
Thalita Rebouças atraiu uma multidão de adolescentes para o lançamento de Era uma Vez Minha Primeira Vez. Por causa do público acima do esperado, o evento teve que ser interrompido e transferido para um auditório da Bienal. O sucesso que teve em todos só eventos que fez na Bienal só reforçam a fama de autora pop star.
 
 
 
Thalita Rebouças
 
A sexta-feira, 9 de setembro, foi o dia de receber os autores do Novas Letras. Drica Pinotti (A Caixinha de Pandora), Leila Rego (Pobre Não Tem Sorte 2), Enderson Rafael (Todas as Estrelas do Céu), Fernanda França (Nove Minutos com Blanda) e Tammy Luciano (Sou Toda Errada) confirmaram que a literatura brasileira pode sim ser pop.
 
No último final de semana, mais filas para conseguir um autógrafo e fotos com os autores – e pensar que todos estavam cansados de tantas filas e stands lotados. Recebemos um desembargador, J.E Carreira Alvim (Operação Hurricane – um juiz no olho do furacão) e três cientistas malucos, Wilson, Gerson e Daniel (Almanaque Ciência em Show), além da autora Leo Fernandes (Um Novo regresso).
 
 
Wilson, Gerson e Daniel
Para fechar nossa programação, tivemos uma tarde de autógrafos com o francês Marc Levy, autor de E Se Fosse Verdade, adaptado para o cinema por Mark Waters e protagonizado por Reese Whiterspoon e Mark Ruffalo; e do recém lançado Tudo aquilo que nunca foi dito.
 
Também levamos alguns autores para eventos em nossas lojas. William P. Young, autor do best-seller A Cabana, esteve na Saraiva do Shopping RioSul.
 
 
William P. Young
 
 
 
Leonard Mlodinow, autor de O Andar do Bêbado, teve um bate-papo descontraído sobre o acaso na Saraiva da Ouvidor.
 
 
Leonard Mlodinaw
E Martha Medeiros recebeu os fãs na Saraiva do Leblon para autografar seu último lançamento, Feliz por Nada.
 
 
Martha Medeiros
 
 
 
Apesar de só ter acabado a dois dias, não surpreende que muitos leitores já estejam sonhando com
a próxima chance de se encontrar com seus autores favoritos. Até a próxima bienal!
 
 
 
Amanda Borges – Comunicação RJ
Recomendamos para você