Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 09.07.2009 09.07.2009

Biblioteca Saraiva, clássicos com desconto

Por Bruno Dorigatti
O objetivo é disponibilizar originais clássicos da literatura e livros referenciais de artes, ciências humanas e outras áreas a preços, em média, 50% mais baratos do que vemos nas livrarias. A iniciativa da Biblioteca Saraiva começou com a editora Cosac Naify há dois meses, mas é uma idéia que se estende nesse e no próximo ano em toda a rede Saraiva e Siciliano, incluindo os respectivos sites. 
Entre os títulos desta primeira parceria, estão Contos completos, de Virginia Woolf – na foto que ilustra este texto – (R$ 29,90), Esperando Godot, de Samuel Beckett (R$ 22,90), Bartleby, o escrivão, de Herman Melville (R$ 14,90), A invenção de Morel, de Adolfo Bioy Casares (R$16,90) e Malagueta, Perus e Bacanaço, de João Antonio (R$ 16,90), num total de 13 editados pela Cosac Naify.
“”Selecionamos os títulos em conjunto com a editora e definimos a quantidade a ser trabalhada. Normalmente precisamos ter novas tiragens, já que adquirimos de 3 a 5 mil exemplares de cada título. E como são livros do fundo de catálogo não costumam estar disponíveis nas quantidades que precisamos””, explica Daniel Louzada, gerente de produtos, da Livraria Saraiva e responsável pela Biblioteca Saraiva.
A receptividade tem sido bastante boa, tanto da parte dos leitores quanto das editoras. “”Outras editoras se entusiasmaram com a idéia de resgatar títulos do seu catálogo fazendo-os chegar a um público mais amplo, rompendo uma barreira ainda importante no acesso ao livro no Brasil que é o preço””, completa Louzada.
O gerente de produtos enumera uma série de ações e edições especiais tiveram início em 2008: “”Cito como exemplo recente uma caixa com as duas obras de Homero, Ilíada e Odisséia; a homenagem que fizemos ao poeta Thiago de Mello reeditando dois de seus livros para marcar a entrada da Saraiva em Manaus; uma edição especial de O pequeno príncipe no ano passado que fez com que colocássemos o livro nas listas de mais vendidos por semanas; uma negociação com a Nova Fronteira para o Grande Sertão: Veredas que fez com que saltássemos de 40 exemplares vendidos por mês na rede Siciliano para 1.600 exemplares; um audiolivro exclusivo com poemas de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, entre outros, lidos por Paulo Autran e Odete Lara””.
“”Além disso, identificamos vários títulos dos catálogos de editoras como a Ediouro que, a nosso ver, tinham mais público a alcançar – assim, ajudamos a reeditar uma coleção primorosa sobre futebol, a Camisa 13, adquirindo mais de 25 mil exemplares da série e vendendo pela metade do preço””, acrescenta.
Para os próximos meses, a intenção é continuar alguns projetos nessa linha do que já foi feito em 2008 e em 2009, além de outros mais direcionados a nichos e linhas especiais, sobretudo relacionados a literatura e infantil.
O resultado tem sido muito expressivo nestes dois primeiros meses, conta Louzada. “”Resgatamos alguns títulos do limbo, livros que vendiam cinco, dez exemplares por mês na rede inteira. Assim, em pouco menos de dois meses, já vendemos quase 10.000 exemplares dos 13 títulos da coleção, colocamos o livro da Virginia Woolf na lista estendida da Veja, por exemplo, e resgatamos autores relativamente pouco conhecidos, mas muito relevantes como Bioy Casares e João Antonio.””
 
“”A capilaridade e capacidade de vender para todos os públicos e, portanto, oportunizar acesso, está na raiz desse sucesso””, finaliza Louzada.

Share |

Recomendamos para você