Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.10.2009 30.10.2009

Berlinale exibirá cópia restaurada de “”Metrópolis””

Restaurado, e 83 anos após seu lançamento, o clássico do cinema mudo alemão “”Metrópolis””, de Fritz Lang (1890-1976), voltará às telas em fevereiro de 2010, durante a 60ª edição do Festival de Berlim, a Berlinale. A restauração foi feita a partir de uma cópia encontrada no ano passado em um museu de Buenos Aires.

Durante a sessão de gala, marcada para 12/02 em Berlim, a partitura original de Gottfried Huppertz será executada pela Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin.

Lançado em 1927 na Alemanha, “”Metrópolis””, espécie de ficção científica sobre uma cidade futurística, em que a sociedade é rigidamente dividida entre a classe trabalhadora e os “”pensadores”” ou “”planejadores””, foi considerado à época um dos filmes mais caros do país. Como não atraiu um público grande, os produtores resolveram cortar algumas cenas e a cópia exibida nos EUA, por exemplo, era mais curta.

Em 1928, os cinemas argentinos ainda exibiram, no entanto, a versão original, com mais de 30 minutos de cenas extras. Foi justamente uma dessas cópias, dadas como perdidas, que foi encontrada no ano passado na capital argentina.

Veja abaixo uma das seqüências mais famosas de “”Metrópolis””, a transformação de Maria (Brigitte Helm):

 

 

Recomendamos para você