Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 28.10.2009 28.10.2009

B-A-B-I-L-A-Q-U-E-S, DE WALY SALOMÃO

    
A Lurixs : Arte Contemporânea inaugura nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, a mostra B-A-B-I-L-A-Q-U-E-S, composta por ampliações fotográficas feitas a partir de slides de 35 mm dos famosos trabalhos do poeta, ensaísta, diretor artístico, curador e editor baiano Waly Salomão (1943-2003). A data da inauguração da exposição foi escolhida por ser o Dia Nacional do Livro.
Na exposição haverá imagens, disponíveis em peça gráfica, de todos os Babilaques existentes. Um texto trará informações sobre cada uma das séries, destacando as pessoas que participaram direta e indiretamente do processo.
Waly Salomão definia os Babilaques como uma “Performance – Poético – Visual”, dizendo ser insuficiente designá-los simplesmente como “poemas visuais”, uma descrição “desatenta à somatória de linguagens, e assim obviamente resultaria em algo já conhecido, estático e sem mobilidade”. 

         

Os Babilaques foram feitos entre Nova York, Rio de Janeiro e Salvador, durante os anos de 1975 a 1977. São fotos dos cadernos de anotações do artista, em composição com o ambiente e materiais diversos. Os cadernos eram abertos em uma página escolhida pelo artista e fotografados em quadros, também determinados por ele. Ao resultado desse processo Waly Salomão chamou de “Babilaques”.

A palavra Babilaques ainda não tem o seu sentido definido pelo dicionário. Embora possa ser relacionada a badulaque (bijuteria, coisa de pouco valor e documentos, na gíria policial), babilaque carrega possibilidades virtualmente infinitas. 

As fotos dos cadernos de Salomão foram feitas, em sua maioria, por sua esposa Marta Braga; Os Babilaques da série ALTERAR CALTDERNARO foram clicados por Regina Vater e duplicados por Hélio Oiticica, que resultou na série e ALTERAR ALTDUPLICADERNARO. Hélio clicou também o Babilaque TERRITÓRIO RANDÔMIA, que ilustra aqui o evento.

>>> Assista vídeos do poeta Waly Salomão:

 

  


Serviço:

B-A-B-I-L-A-Q-U-E-S, DE WALY SALOMÃO

Dia: 29 de outubro, quinta-feira

Local: Galeria Lurixs
Rua Paulo Barreto, 77 – Botafogo, Rio de Janeiro
Horário: A partir das 18hs
Recomendamos para você