Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 12.12.2009 12.12.2009

“”Avatar”” agrada aos críticos em sua première em Londres

Se depender da reação dos jornalistas que viram “”Avatar“” em sua première em Londres na última quinta-feira, o novo filme do diretor James Cameron será um sucesso estrondoso de crítica e bilheteria.

Os comentários foram os mais entusiasmados possíveis. No jornal britânico “”The Guardian””, um crítico ressaltou: “”Talvez o mais surpreendente tenha sido a política. Em um certo estágio do filme, um general enoloquecido, à frente de um ataque, declara, com ecos de George W. Bush: ‘Nossa sobrevivência depende de uma ação preventiva. Nós iremos combater o terror com terror’.””  

Tudo isso contraria certa expectativa negativa que se tinha em relação ao longa estrelado por Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Sam Worthington e Zoe Saldana. A produção, cuja trama se passa no século 22, envolve um planeta chamado Pandora e estranhos seres azuis. Ela já tinha sido apelidada por um crítico de “”Dançando com os Smurfs””, uma referência irônica aos personagens azuis do desenho animado.

Havia ainda rumores negativos ao seu redor. Como por exemplo, de que os efeitos especiais deixavam as pessoas com náusea. Ou de que a longa duração (2h40min) teria um resultado um filme mais desastroso do que um acidente de carro.

“”Avatar”” foi concebido por Cameron em 1995, mas o diretor esperou mais de dez anos para que a tecnologia de animação por computador evoluísse o suficiente para satisfazer o que ele vislumbrava/visualizava.

Dizem por aí que é o mais caro filme já produzido na história do cinema, com um orçamento que pode chegar a US$ 500 milhões. Certo é que se trata do primeiro longa de Cameron desde “”Titanic”” (1997), vencedor de 11 Oscars e um sucesso de bilheteria. O filme estréia mundialmente no dia 18 de dezembro. A ver.

Recomendamos para você