Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

“”Atraídos pelo crime”” tem atuação marcante de Ethan Hawke

Repetindo dobradinha de 2001, em “Dia de treinamento”, que rendeu uma indicação ao Oscar, Ethan Hawke volta a trabalhar sob a orientaçãode Antoine Fuqua numa atuação que pode muito bem ser melhor de sua carreira. Em“Atraídos pelo crime” (tradução bem menos sutil do que o original “Brooklyns’finest”), que estréia hoje, Hawke vive Sal, um policial de vasta prole, cujamulher espera gêmeos, e vem tendo problemas de saúde por conta da insalubrecasa onde vivem.

A pressão doméstica – com contas que não fecham e aexpectativa de mais duas bocas para alimentar – empurra o policial na direçãodo “dinheiro fácil” das drogas.

Lendo isso, imagina-se um filme “mais do mesmo”. Porém, ainterpretação de Hawke, que há muito tempo tenta se desvencilhar do estigma degalã, vale o ingresso.  Figurino,maquiagem etc. ajudam o ator a compor o personagem atormentado, à beira de umataque de nervos. Mas a “cereja do bolo” está nas mãos de Hawke e de suainterpretação, que transmite as diversas camadas de sentimentos que afligem seupersonagem: medo, raiva, desespero etc.

Algumas seqüências são exemplares desse desempenho facetado,como o momento em que Sal, prestes a roubar dinheiro dos bandidos, salva a vidade um colega, controla-se e desiste. Para logo depois, quando o filme seencaminha para o desfecho, entregar-se a impulsos diversos. Hawke percorre aí umaverdadeira montanha russa de emoções.

É necessário ressaltar que Fuqua reforça, com esselonga-metragem, que estreou no Festival Sundance 2009, seu talento na direçãode atores (quem pode esquecer a atuação premiada com um Oscar de DenzelWashington em “Dia de treinamento”?).

No novo filme, que não dispensaadrenalina nem sangue, ele não se concentra apenas no drama de Sal. Seu “estudode personagens” mostra um cruzamento de caminhos com outros dois policiais: oveterano Eddie (Richard Gere), patrulheiro prestes a se aposentar e, por issomesmo, desencantado com a vida. E Clarence/Tango (Don Cheadle), policialinfiltrado numa gangue de traficantes, que vacila quando deve entregar à “justiça”o chefe da quadrilha, Caz (Wesley Snipes), um inimigo que virou “amigo”.

Bem dirigidos, Gere e Cheadle emprestam nuances aospersonagens e suas atuações superam até mesmo certa obviedade do argumento dofilme. Ponto para Fuqua e seustrês protagonistas.   

Veja abaixo um trailer legendado de “Atraídos pelo crime”:

Recomendamos para você