Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

As séries de comédia premiadas que agradam ao público e à crítica

Por Willians Glauber
 
Nas últimas décadas, as séries de comédia se proliferaram pelos canais de TV norte-americanos, tanto que, hoje, elas têm espaço garantido na programação.
 
São produções que não custam caro: seus episódios duram um pouco mais de 20 minutos, são geralmente gravados em estúdios e ancorados em roteiros bem escritos, que ganham vida nas mãos de um elenco pequeno. Séries de comédia existem aos montes, mas qual é o segredo para que elas se tornem sucesso de público e crítica?
 
Na opinião de João Henrique Aurichio Crema, diretor e roteirista, para fazer sucesso, uma comédia precisa de ótimos roteiros e atores talentosos. “A grande dificuldade é conseguir fazer esses roteiros fortes. Lógico que, no meio disso, há todo o humor físico e características dos personagens que dão graça a tudo”, explica ele. Jotagá Crema, como é mais conhecido, é um dos diretores de um grande sucesso da internet, a web série de ficção 3%.
 
Na lista das comédias atuais, uma das candidatas a fazer parte do time de séries de sucesso é Modern Family, que estreou em 2009 e inicia a quarta temporada em setembro. Em três anos, a produção ganhou um Globo de Ouro e foi indicada sete vezes ao prêmio. O seriado também já recebeu 11 Emmy.
 
Ao contrário das comédias tradicionais, em que o elenco muitas vezes não passa de cinco pessoas, Modern Family apostou em três núcleos de atores principais: três famílias. Camila Barbieri, fundadora e editora do site Seriadores Anônimos, acredita no potencial da produção. “Até aqui, a série soube lidar bem com a evolução dos personagens, assunto não vai faltar para os roteiristas. O desafio é se tornar tão amada que seus episódios sejam atemporais. Modern Family está definitivamente no caminho certo”.
 
                                                                                                                                       Crédito/ Divulgação
Modern Family já é uma das preferidas da crítica e do público. Em três temporadas, a série já ganhou 11 Emmy
30 Rock teve 22 indicações ao prêmio Emmy em uma única edição, um recorde na TV norte-americana
 
Mas antes de Modern Family fazer sucesso, em 2006 nascia 30 Rock para sacudir o universo das séries de comédia e das premiações. Em 2009, ela recebeu 22 indicações ao Emmy, o maior número que uma produção desse gênero já teve em um único ano, superando inclusive o recorde também alcançado por ela em 2008, com 17 indicações ao prêmio em uma mesma edição. 30 Rock está em sua sétima e última temporada e tem no currículo seis Globos de Ouro e 14 prêmios Emmy, podendo aumentar esses números até os últimos episódios.
 
Além de 30 Rock, outra série que está prestes a iniciar a última temporada é The Office. A comédia estreou em 2005, recebeu 11 indicações ao Globo de Ouro e ganhou 3 estatuetas. Além disso, a produção, que está na nona temporada, recebeu 4 prêmios Emmy. Se comparada em relação à quantidade de prêmios, The Office não alcança as outras comédias de sucesso atuais, mas isso não quer dizer que ela seja menos popular. “Acredito que passou o tempo em que Emmy significa sucesso popular de uma série”, expõe Wellingtom Fernandes, um dos administradores do site Casa de Séries.
 
ELAS BRILHARAM ANTES
Se, hoje, séries como Modern Family, 30 Rock e The Office acharam seu espaço sob os holofotes, é porque as comédias de sucesso da década de 1990 prepararam a estrada de tijolos amarelos. Produções como Frasier, Seinfeld e Will & Grace receberam inúmeros prêmios e foram bem aceitas pela audiência e pelos críticos. Elas ficaram no ar durante anos e podem conter as características necessárias para que uma série de comédia atinja o sucesso.
 
Exatamente em 1990 estreava Seinfeld, uma das comédias mais populares já criadas. A produção da NBC não teve tantos prêmios quanto outras séries da época, mas conseguiu cair no gosto do público. Foram 9 anos no ar, 15 nomeações ao Globo de Ouro – três deles levados para casa –, além dos 10 prêmios Emmy.
 
                                                                                                                                        Crédito/ Divulgação
Seinfeld está entre as comédias mais populares de todos os tempos. Ela recebeu 10 Emmy e foi indicada a 15 Globos de Ouro
Will & Grace foi indicada 27 vezes ao Globo de Ouro e recebeu 16 Emmy. Todos os atores principais levaram um para casa

Seinfeld falava sobre a vida de quatro amigos, receita que também deu certo na série Will & Grace, de 2006. A comédia acompanhava o dia a dia da designer de interiores Grace, do amigo gay dela, Will, e de seus amigos Karen e Jack. As histórias dos quatro renderam oito temporadas, 27 indicações ao Globo de Ouro e 16 Emmy.

 
Will & Grace foi uma das únicas três séries da história da TV a propiciar um Emmy a cada ator do elenco principal. Por coincidência, todas elas tinham quatro personagens principais. “Atualmente, nos canais pagos, sitcoms antigas são exibidas, e o mais interessante é notar que muitas delas fazem mais sucesso e garantem mais audiência que as novatas”, conta Camila.
 
FRASIERCHEERS, DIFÍCEIS DE SEREM SUPERADAS
Os ingredientes necessários para se criar um sucesso são bastante nítidos na série de comédia mais premiada de todos os tempos, a aclamada Frasier. Durante 11 temporadas, de 1993 a 2004, os cinco personagens da sitcom viveram histórias engraçadas o bastante para levar público e crítica às gargalhadas. Prova de que, quando bem elaborados, os roteiros podem sustentar uma produção por muitos anos.
 
Ao todo, a comédia ganhou mais de 100 prêmios, entre eles 37 Emmy. A produção recebeu também dois Globo de Ouro e foi indicada à premiação 24 vezes. Frasier é o único seriado de comédia na história a ganhar 5 prêmios Emmy consecutivos de melhor série. No enredo, um psiquiatra que tem um programa de rádio dá conselhos a seus ouvintes.
 
                                                                                                                                        Crédito/ Divulgação
Frasier foi nomeada 24 vezes ao Globo de Ouro. As duas estatuetas que ganhou foram pela atuação do protagonista Kelsey Grammer 
 
Mas quando se percebe que o roteiro de uma comédia é bem escrito? Um bom exemplo pode ser quando a série dura mais de uma década e, por meio dela, é possível até mesmo criar uma nova série. Exatamente o que aconteceu com Cheers, comédia premiada de 1982: foi dela que nasceu o sucesso Frasier.
 
O psiquiatra que dá nome à comédia era um dos personagens de Cheers e ganhou sua própria série em 1993. “Normalmente, essas sitcoms apresentam uma grande equipe de roteiristas imersos no universo da série e dos personagens. Isso faz toda a diferença na hora de criar cenas que sejam dramaticamente interessantes e engraçadas”, esclarece o roteirista Crema. Cheers ficou no ar durante 11 anos e tem no currículo 28 Emmy e seis Globos de Ouro. As comédias de hoje ainda têm que fazer muita gente dar risada para atingirem essa marca.
 
 
Recomendamos para você