Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 01.02.2013 01.02.2013

As sequências cinematográficas mais esperadas de 2013

Por Fernanda Oliveira
 
Ao longo deste ano, muitas sequências cinematográficas serão lançadas. E justamente devido a esse grande número de filmes, com certeza haverá lançamentos para todos os gostos. É possível ver desde animações, como Meu Malvado Favorito 2 e Tá Chovendo Hambúrguer 2, até os intermináveis Duro de Matar – Um Bom Dia para Morrer (quinta parte da franquia) e Velozes e Furiosos 6.

No entanto, sempre há os longas mais esperados. No caso das continuações, não é diferente. Na verdade, muitas vezes, a expectativa acaba sendo maior. O crítico de cinema Marcelo Müller conta que isso ocorre com os blockbusters, sendo que, neste ano, grande parte são histórias sobre super-heróis.

Assim, destacam-se os filmes Homem de Ferro 3, Thor 2: O Mundo das Trevas (baseados em HQs) e Além da Escuridão: Star Trek. "Estou esperando o Homem de Ferro 3. Os dois anteriores são muito bons e bem fiéis aos quadrinhos. Além disso, têm ótimos efeitos especiais e uma boa dose de humor. Mas o melhor é a atuação de Robert Downey Jr. como Tony Stark. Ele 'pegou' muito bem o personagem!", afirma Cleber dos Anjos, fotógrafo.

 
Segundo Müller, os três filmes citados são precedidos por longas muito bons, o que em si já fomenta o interesse do público. "No caso de Além da Escuridão: Star Trek, como sucede um ótimo reboot para a mitologia Jornada nas Estrelas, é algo interessante a iniciados ou não nesse verdadeiro objeto de culto", explica.
 
                                                                                          Crédito/Paramount Pictures
Zachary Quinto interpreta Spock em Além da Escuridão: Star Trek
 
A editora de livros didáticos Susi Gil Novaes tornou-se fã do personagem Thor e está na expectativa para ver o segundo filme. "Não conhecia a história antes e achei muito interessante ao ver o primeiro, pois, além de ser uma produção com visual, figurino e direção de arte muito caprichados, é baseada na mitologia nórdica. Há também alguns elementos de clara influência shakespeariana, o que faz a diferença".
 
                                                                                                       Crédito/Divulgação
Christopher Eccleston como o vilão Malekith, o Maldito, em Thor 2: O Mundo das Trevas

Müller ainda destaca Kick-Ass 2. "Mesmo após a troca diretiva, gera expectativa, sobretudo pela HQ na qual é baseado e pela qualidade do primeiro longa", diz o crítico, adicionando que esse é o único filme "menor" entre as sequências mais esperadas de 2013, que, segundo ele, abrangem também Universidade Monstros, Jogos Vorazes – Em Chamas e O Hobbit: A Desolação de Smaug.

 
                                         Crédito/Universal Pictures
Nesta primeira imagem oficial de Kick-Ass 2, Jim Carrey aparece como Coronel Estrelas e Listras, e Aaron Taylor-Johnson como Kick-Ass
 
SUCESSO À VISTA
Universidade Monstros tem assinatura da Pixar, estúdio de animação responsável por grandes sucessos como Toy Story e Carros, o que já é um grande atrativo. "Trata-se de uma franquia que faz sucesso entre crianças e adultos por conta de seu universo e seus personagens carismáticos. Depois de tanto tempo, retornar a esse mundo pode ser emocionante e, para nós, adultos, tocar lembranças da infância, que é algo que o estúdio sempre faz tão bem. Espero que seja uma sequência de qualidade, semelhante a Toy Story 3", diz o designer Bruno Araújo, fã da Pixar.
 
                                                                                                     Crédito/Disney/Pixar
Universidade Monstros mostra a época em que Mike (dublado originalmente por Billy Crystal) e Sulley (John Goodman) frequentavam a universidade para aprender a assustar crianças
 
Devido ao grande sucesso do primeiro longa, Jogos Vorazes – Em Chamas tem tudo para ser um dos destaques de 2013. É a segunda parte das adaptações dos best-sellers de Suzanne Collins. "Apesar de ter lido os três volumes e já saber como a história termina, a segunda parte da saga para as telonas é aguardada por mim e milhões de fãs que acreditam que esse seja o melhor dos três livros. Repleto de ação, novos personagens e reviravoltas de tirar o fôlego, o filme contará com Katniss (personagem central da franquia) para enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem", conta João Allex Soares Mendes, operador de câmbio e turismo.
 
                                                                                                         Crédito/Lionsgate
Katniss (Jennifer Lawrence) e seu novo adversário Finnick (Sam Claflin) em Jogos Vorazes – Em Chamas
 
Outra adaptação de obras literárias muito aguardada é O Hobbit: A Desolação de Smaug. Müller enfatiza que o filme carrega o peso de ser baseado em J. R. R. Tolkien. Além disso, o fotógrafo Cleber, que está esperando essa continuação, também ressalta a semelhança do longa com a trilogia de sucesso O Senhor dos Anéis, o que aumenta a expectativa. "Gostei muito do primeiro por contar com a mesma equipe que fez os três filmes de O Senhor dos Anéis. Além disso, o longa tem efeitos especiais ótimos e uma fotografia fantástica. O roteiro não poderia ter sido mais bem adaptado dos livros de J. R. R. Tolkien".
 
                                                                                                            Crédito/Warner
O hobbit Bilbo Bolseiro, interpretado por Martin Freeman, na sequência O Hobbit: A Desolação de Smaug
 
Datas previstas das estreias:
 
Homem de Ferro 3
26 de abril de 2013
 
Universidade Monstros
21 de junho de 2013
 
Além da escuridão: Star Trek
14 de junho de 2013
 
Kick-Ass 2
13 de setembro de 2013
 
Thor 2: O Mundo das Trevas
8 de novembro de 2013
 
Jogos Vorazes – Em Chamas
15 de novembro de 2013
 
O Hobbit: A Desolação de Smaug
13 de dezembro de 2013
 
 
Recomendamos para você