Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 02.08.2013 02.08.2013

As protagonistas de Sofia Coppola

Por Edu Fernandes
 
Apesar de ter apenas cinco longas em sua carreira de diretora, Sofia Coppola já deixou clara sua personalidade cinematográfica. Em Bling Ring: A Gangue de Hollywood, a realizadora resgata características de seus trabalhos anteriores e segue adiante, acrescentando novidades.
 
O livro Bling Ring – A Gangue de Hollywood, da jornalista Nancy Jo Sales, que tem até entrevistas com as celebridades que sofreram os assaltos, já está disponível. O filme de Sofia estreia no Brasil em 16 de agosto de 2013.
 
Baseada em acontecimentos reais, a produção narra as aventuras de um grupo de estudantes com um hobby inusitado e arriscado. Eles acompanham o paradeiro de celebridades em sites de fofoca para poder invadir suas mansões vazias. Com esse enredo, a diretora critica a sociedade consumista e o circo midiático.
No grupo de invasores, três figuras se destacam. Rebecca (Katie Chang) lidera o bando e mostra ter uma personalidade manipuladora. Marc (Israel Broussard, de O Primeiro Amor) é vaidoso e se sente enturmado nessa vida de crimes, apesar de ter muito medo. Nicki (Emma Watson, de As Vantagens de Ser Invisível) usa o consumismo e a popularidade para se rebelar contra as filosofias de sua mãe.
Desde sua estreia em longas que Sofia Coppola não dividia o posto de protagonista em um filme – além de ser a primeira vez que não usa uma personagem principal loira. Em As Virgens Suicidas (1999), os membros da família Lisbon e o jovem Trip (Josh Hartnett) dividem os holofotes.

Cena do filme As Virgens Suicidas
 
KIRSTEN DUNST, A ÚNICA REPETIÇÃO
Depois de algumas tentativas como atriz e de dois curtas, Sofia Coppola se lança na direção de longas com As Virgens Suicidas. A história é sobre cinco irmãs de uma família conservadora nos anos 1970. O filme começa com o suicídio da última delas e volta para desvendar como a tragédia dos Lisbon aconteceu.
A mais bela das irmãs é Lux, vivida por Kirsten Dunst. A atriz faz uma pequena participação em Bling Ring e é a única a ser protagonista de Coppola por mais de uma vez. Em 2006, ela viveu o personagem-título de Maria Antonieta.

Sofia Coppola conversa com Kirsten Dunst no set do filme Maria Antonieta
A vida da rainha francesa é contada de forma estilizada, com uma trilha musical que inclui bandas clássicas e grupos mais recentes, em uma seleção estilosa. A escolha das músicas é uma das marcas da diretora.
Apesar de ser um filme de época, o longa apresenta um tipo de cenário muito familiar para Sofia: o mundo das celebridades. Em suas obras que se passam nos dias de hoje, no lugar da nobreza figuram os astros do show business.

Cena do filme Encontros e Desencontros
 
SCARLETT JOHANSSON, A TESTEMUNHA
A maioria das protagonistas de Coppola são mulheres que convivem com o mundo dos flashes sem realmente participar dele. Algo que aconteceu com a própria cineasta em sua juventude, quando ela era apenas a filha de Francis Ford Coppola.
O primeiro exemplo claro dessas personagens está em Encontros e Desencontros (2003), vivida por Scarlett Johansson. Ela interpreta a esposa de um fotógrafo que acompanha o marido em uma viagem profissional ao Japão.
Negligenciada pelo amado, Charlotte faz amizade com Bob (Bill Murray), um ator decadente que está em Tóquio para gravar comerciais. A relação transformará ambos em um curto espaço de tempo.

Cena do filme Um Lugar Qualquer
ELLE FANNING, A INOCENTE
 
A protagonista de Um Lugar Qualquer (2010) também é uma testemunha do showbiz, porém mais jovem do que as demais. Aos 11 anos de idade, Cleo (Elle Fanning) faz uma visita a seu pai (Stephen Dorff), um astro de Hollywood).
A convivência entre os dois é maior do que o planejado por uma decisão da mãe da garota. Ao mesmo tempo em que Cleo tem a oportunidade de passar mais tempo com Johnny, ele percebe que seu estilo de vida não é apropriado para uma pré-adolescente.
Ainda não há projetos concretos para o futuro de Sofia Coppola, mas a quantidade e a lealdade de fãs da cineasta são suficientes para mantê-la na ativa.
 
Veja o trailer de Bling Ring: A Gangue de Hollywood:
 

 
 
 
Recomendamos para você