Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

As precoces de Hollywood

Por Willians Glauber
 
Nos próximos anos, elas serão vistas com frequência nas telonas. Donas de um talento indiscutível, essas atrizes já protagonizaram diversos longas-metragens e ainda protagonizarão muitos outros.
 
Elas nem sequer chegaram aos 20 anos e têm mais produções no currículo que muito ator que já passou dos 40. São meninas-mulheres – um título controverso, mas facilmente entendido ao vê-las em cena. Dakota Fanning, Elle Fanning, Abigail Breslin, Chloë Grace Moretz e Hailee Steinfeld são as promessas de Hollywood.
 
Diante de seus trabalhos, é possível até cogitar que elas ainda farão parte da lista das grandes atrizes da história do Cinema.
 
Dakota Fanning é a mais velha desse seleto grupo de jovens atrizes. Hoje com 18 anos, ela já trabalhou em 46 produções, entre dublagens, participações em séries e filmes. O primeiro trabalho de Dakota foi na TV, em 2000, na série Plantão Médico. E o primeiro longa-metragem dela, o filme Uma Lição de Amor, veio em 2001.
 
Nele, Dakota estreou em Hollywood com o pé direito, atuando ao lado de Sean Penn e Michelle Pfeiffer, grandes nomes do Cinema. Em 2005, com apenas 11 anos, a atriz protagonizou um filme pela primeira vez: em Sonhadora, ela dividiu cenas com Kurt Russel.
 
“Um ator pode ter sorte na primeira vez, mas é preciso talento para levar a carreira adiante”, explica Lynda Goodfriend, chefe do Departamento de Atores da New York Film Academy, ela trabalhou durante 28 anos como agente de atores. 
 
Dakota Fanning (à direita) ao lado de Brittany Murphy (à esquerda) no filme ‘Grande Menina, Pequena Mulher’, de 2003 
 
E o talento de Dakota parece ser contagioso, já que sua irmã Elle Fanning também começou na carreira de atriz muito nova. Aos 3 anos, ela foi a versão bebê do personagem da irmã em Uma Lição de Amor.
 
Em 2008, Elle também viveu uma versão mais nova de uma personagem, mas dessa vez foi de Cate Blanchett, no filme O Curioso Caso de Benjamin Button. Naquele mesmo ano, com 10 anos de idade, a atriz protagonizou pela primeira vez um filme, o longa-metragem Phoebe in Wonderland.
 
Em 2010, ela recebeu o Young Hollywood Award como Atriz do Ano pelo filme Um Lugar Qualquer. Em Super 8, produção de 2011 escrita e dirigida por J. J. Abrams, Elle se destacou no papel da corajosa Alice. Ao longo da curta carreira, a atriz já teve a oportunidade de ser dirigida por Francis Ford Copolla, no filme Twixt.
 
A atriz Elle Fanning em um de seus últimos trabalhos, o filme Super 8, de 2011
 
E se estrear num filme em que a irmã participa é bom, imagine estrear ao lado de Mel Gibson? Abigail Breslin, hoje com 16 anos, teve esse privilégio. No primeiro longa da carreira da atriz, Sinais, de 2002, ela dividiu o set com o ator.
 
Mas o talento de Abigail saltou aos olhos do mundo inteiro quando ela, com 11 anos de idade, foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Pequena Miss Sunshine, de 2006. Abigail já filmou ao lado de nomes como Kate Hudson, Cameron Diaz e Sarah Jessica Parker. Além disso, na produção August: Osage County, com estreia prevista para 2013, ela dividirá os holofotes com Meryl Streep e Julia Roberts.
 
“É necessário ter bons contatos em Hollywood. Atores de sucesso na sua lista de contatos podem representar um grande passo na carreira”, conta o ator brasileiro Robson Vieira, que mora em Los Angeles e está no elenco do filme sobre Elizabeth Taylor, Liz & Dick. Nos futuros trabalhos, Abigail já tem seu nome cotado para protagonizar três filmes.
 
Abigail Breslin em Sem Reservas, de 2007. A atriz, hoje com 16 anos, contracenará com Meryl Streep e Julia Roberts em 2013
E falando em protagonizar filmes e atuar ao lado de grandes nomes do Cinema, a atriz Chloë Grace Moretz, nascida em 1997, se encaixa nesses dois assuntos.
 
Em 2012, ela filmou ao lado de Johnny Depp, Michelle Pfeiffer e Helena Bonham Carter em Sombras da Noite. Em 2010, estrelou a produção Deixe-me Entrar. Nela, Chloë interpreta a personagem Abby, seu primeiro trabalho como protagonista de um longa-metragem. Na época, a atriz tinha 13 anos.
 
A atriz Chloë Grace Moretz em seu trabalho mais recente, o filme Sombras da Noite, de 2012
Chloë acabou de terminar as filmagens do remake de Carrie, a Estranha. No filme, a atriz faz o papel da protagonista. Ela já teve o privilégio de ser dirigida por Martin Scorsese em A Invenção de Hugo Cabret, tendo recebido o Young Artist Award de melhor atriz por essa produção. O primeiro trabalho dela foi em 2004, aos 7 anos, na série The Guardian.
 
Mas a precocidade de ser nomeada a prêmios não é mérito apenas de Dakota, Abigail, Elle ou Chloë. Apesar de não ter tantos filmes no currículo quanto as quatro, a atriz Hailee Steinfeld, que hoje tem 16 anos, foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu primeiro filme, Bravura Indômita, de 2010.
 
No longa-metragem, indicado a nada menos que 10 Oscar, ela atuou ao lado de Jeff Bridges e Matt Damon. Em 2013, Hailee Steinfeld deixará o título de coadjuvante para ser a protagonista em Romeu e Julieta.
 
Bravura Indômita foi o primeiro longa-metragem de Hailee Steinfeld. A atriz foi indicada ao Oscar por esse filme 
 
 
 
Recomendamos para você