Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 31.03.2014 31.03.2014

As lições aprendidas com o canal CBS, o mais assistido dos EUA

Por Willians Glauber
 
“Uma questão levantada por especialistas no assunto e em diversos grupos que debatem seriados de TV é que, por justamente os temas serem muito parecidos, as séries de hoje duram poucas temporadas e acabam fazendo com que o público perca o interesse rapidamente”, analisa Leandro Chaves, fundador e editor do site Loggado, sobre séries e cinema.
 
Esses problemas certamente não assolam o canal aberto CBS, dos EUA. A emissora tem sido a mais assistida no país por uma década e, nas últimas duas temporadas, esteve em primeiro lugar entre a audiência com 18 a 49 anos, faixa etária cobiçada pelos anunciantes.
 
Em 2013, dos 20 programas mais vistos no horário nobre da TV estadunidense, 11 eram da CBS. É por isso que o SaraivaConteúdo passou um pente fino na programação e nos bastidores do canal para entender os acertos da emissora fundada em 1928, que se reinventa a cada temporada.
 
MEXA NO TIME QUE ESTÁ GANHANDO
 
Contando com as produções que estrearão até julho, atualmente há 24 séries na grade de programação da CBS. Delas, seis comédias e nove dramas foram renovados para a temporada 2014/2015.
 
Além de se manter fiel a formatos como os de Two and a Half Men e CSI, o canal também almeja um futuro com séries estruturadas de maneira diferente das testadas até agora. Este ano, inclusive, a emissora criou departamentos específicos para séries-evento e produções ao vivo.
 
Uma decisão sábia, tomada depois que a série-evento Under The Dome bateu recordes de audiência na Summer Season de 2013 – composta pelos meses de junho, julho e agosto, comumente fracos de audiência na TV aberta americana. Graças a isso, a produção logo ganhou a 2ª temporada, que estreia dia 30 de junho nos EUA.

A adaptação do livro Sob a Redoma, de Stephen King, inspirou a CBS a apostar em produções originais de 13 episódios para esse período do ano. E na Summer Season de 2014, mais precisamente no dia 9 de julho, estreará a série Extant, protagonizada por Halley Berry. Os dois seriados têm Steven Spielberg na produção.

 
A série Under the Dome marcou recordes de público quando estreou em 2013, na Summer Season, período conhecido pela baixa audiência nos canais de TV aberta
 
LIÇÕES PARA SER O CANAL NÚMERO UM
 
Não tenha medo de matar os protagonistas
Two and a Half Men: sai Charlie Sheen, entra Ashton Kutcher. Na 9ª temporada, o protagonista da série foi morto na trama e substituído por outro personagem, uma decisão que deu novo fôlego à comédia.
 
Com Kutcher protagonizando o seriado ao lado do elenco veterano, a produção ganhou novos fãs, encontrou uma maneira de se reinventar e continua entre as mais assistidas dos EUA. Sua 12ª temporada estreia em setembro.

Um respiro que a famosa série CSI experimentou diversas vezes durante seus 14 anos no ar. Quando estrear sua 15ª temporada no segundo semestre, o seriado procedural terá apenas um ator do elenco original, formado no ano 2000 e substituído aos poucos ao longo das temporadas.

 
CSI estreará sua 15ª temporada em setembro. O formato procedural e a renovação do elenco ao longo dos anos dão constantemente novo fôlego à produção
 
 
Renove gêneros que fizeram sucesso
How I Met Your Mother (cujo último episódio foi ao ar dia 31 de março) é o exemplo perfeito de que Friends não é a única série sobre amigos a conquistar uma legião de fãs pelo mundo todo.
 
How I Met Your Mother conseguiu misturar com sucesso os formatos de sitcom e dramédia, conquistando mais público com o passar do tempo e levando, com seu roteiro inovador, as comédias para um novo nível”, comenta Gustavo Jreige, fã da série e que a acompanha desde 2007.
 
Dê mais daquilo que o público quer
A estrutura de resolução semanal de crimes de CSI caiu no gosto do público e se tornou conhecida mundialmente.
 
A produção já rendeu inclusive dois spin-offs (série derivada de outra), CSI: NY e CSI: Miami, e agora se prepara para mais um, cujo episódio-piloto vai ao ar como parte da atual 14ª temporada da série, que termina em maio.
 
A série NCIS e seu spin-off, NCIS: LA, seguem a mesma linha procedural de CSI e estão na lista de mais assistidas dos EUA.

O canal CBS possui um estoque de comédias bastante forte. Sucessos como The Big Bang Theory, 2 Broke Girls, Two and a Half Men, Mike & Molly, além das novatas Mom e The Millers, preenchem uma lista que agrada a diferentes perfis de telespectadores.

 
Em sua 9ª temporada, Two and a Half Men trocou seu protagonista pelo ator Ashton Kutcher, um trunfo da CBS, que renovou uma das séries de maior audiência dos EUA
 
Recomendamos para você