Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 30.11.-0001 30.11.-0001

As histórias embaladas por hits

Por Andréia Martins
 
Dizem que todo mundo tem uma boa história para contar. Muitas dessas histórias foram marcadas por alguma trilha sonora que nos faz viajar no tempo. Música para namorar, música para viajar, brincar, aprontar. Quem é que não tem uma boa lembrança guardada em uma canção?
Para recuperar essas memórias e também os sucessos que marcaram os anos 60, 70, 80 e 90, a Coqueiro Verde lança agora a caixa Top 100 Hits, com 5 DVDs que reúnem clássicos que vão da época dos bailinhos ao som de Roberta Flack, passando pelas baladas com Bee Gees, ao rock poderoso de bandas como Rolling Stones, The Who, Queen, entre outros, e chegando ao ska do No Doubt.
Aproveitando o lançamento, o Almanaque perguntou a cinco artistas de diferentes gerações – o compositor e produtor de musicais Claudio Botelho, o cantor Zeca Baleiro, a cantora Márcia Castro e o músico Pe Lanza (Restart) – que memórias alguns dos clássicos presentes na coletânea trazem a eles.
 
Hora de abrir o baú:
 
CLAUDIO BOTELHO
 
Compositor e um dos mais renomados produtores de musicais da atualidade no Brasil.
 
Seu último trabalho é o musical Milton Nascimento – Nada Será como Antes, em homenagem aos 70 anos do cantor mineiro.
"I Will Survive", Gloria Gaynor
“Me leva direto aos anos 80, minha adolescência, o auge da disco music, que é a música pop que mais me pegou até hoje. Eu que sempre fui muito mais de MPB e clássicos americanos. Lembro de ter 15 anos e tentar entrar numa boate com carteira falsa e ficar horas tentando convencer o porteiro de que eu tinha realmente os 18 anos que estavam ali. Quando ele finalmente me deixou entrar, estava tocando 'I Will Survive'. Parece uma metáfora, mas eu realmente sobrevivi”.
 
'Raindrops Keep Falling On My Head', de B.J. Thomas
“A  cena do filme Butch Cassidy, com Paul Newman andando de bicicleta enquanto a canção vai rolando na trilha é simplesmente inesquecível. E essa música do gênio Burt Bacharach abre as portas para nos interessarmos pela obra dele como um todo, que é sensacional, uma coisa mais bonita que a outra, um vento de sofisticação e harmonias incríveis no universo pop”.
 
MÁRCIA CASTRO
 
Cantora baiana.
 
Lançou em 2012 álbum Pés no Chão, pela Deck, com apoio da Natura Musical. No trabalho, ela interpreta canções de Cartola, Tom Zé e Rita Lee. Há ainda o clássico “Preta Pretinha”.
 
Assista entrevista em vídeo com a Márcia Castro sobre o disco aqui.
'Girls Just Want to Have Fun', Cindy Lauper
“Essa música me lembra minha infância, quando muitas primas iam para a minha casa brincar comigo e com o meu irmão. Fazíamos desses momentos uma verdadeira ‘festinha’: cream cracker com nescau, jujubas e cheetos, vitrolinha vermelha e Cindy Lauper tocando sem parar, embalando a nossa dança tão ingênua. Quando ouço a música, o momento vem como um filme”.
 
ZECA BALEIRO
 
Cantor e compositor
 
Lançou recentemente um novo trabalho, intitulado O Disco do Ano. Zeca conversou com o SaraivaConteúdo sobre o álbum, veja o vídeo aqui.
'If You Leave Me Now', Chicago
“Uma das primeiras canções que aprendi no violão”.
 
'Baby, I Love Your Way', Peter Frampton
“Adoro os primeiros discos do Frampton, e essa canção é um superclássico”.
 
PE LANZA
 
Vocalista e guitarrista da banda Restart. A banda esteve na Saraiva e bateu um papo com os fãs, falou sobre o CD Geração Z. Veja a entrevista e a cobertura em vídeo aqui.
'Bohemian Rhapsody',Queen
“Me lembro que Bohemian Rhapsody, do Queen, foi um dos primeiros videoclipes que vi na vida. Aqueles coros me fizeram enxergar que o rock ia muito mais além de apenas riffs de guitarras”.
 
'Sweet Home Alabama', Lynyrd Skynyrd
“Sweet Home Alabama lembra minha adolescência, meus 12 anos. Eu assistia a muitos documentários de skate, de surf… E essa música me incentivou a andar de skate na época, juntando a paixão pelo esporte com a paixão pelo rock.”
 
Recomendamos para você