Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 09.09.2013 09.09.2013

As histórias dos protagonistas da série Grand Theft Auto

Por Guilherme Machado
 
Grand Theft Auto (GTA) fez parte da vida da grande maioria dos gamers. E devido a esse grande sucesso, é praticamente certo que este ano mais um título da série entrará para a história dos games. Afinal, será lançado o GTA V, que relembra os personagens que protagonizaram os principais jogos desde os seus primórdios.
 
Antes de falar da história de cada um, é preciso lembrar que o primeiro não possuía um protagonista fixo, mas apresentava um total de nove. Em GTA I, o jogador deve escolher entre Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy, Ulrika ou Kelly. Sendo assim, não há como aprofundar a trajetória deles, pois suas histórias são superficiais em relação aos personagens dos demais games.
 
CLAUDE SPEED – GTA II E III
 
Claude Speed é o personagem principal do segundo e terceiro jogos da série. Em GTA II, ele dá início à sua carreira como um simples criminoso até ser contratado pelos chefões das gangues que controlavam Anywhere City, cidade em que o game se passa.
 
O personagem começa a trabalhar secretamente para todos eles e, aos poucos, vai matando um por um, tornando-se o grande líder que controla a cidade. Sua personalidade é rude, e ele parece não ter remorso pelos crimes que comete, características de um matador nato. O protagonista também possui alguns apelidos, como Gecko, Jumbo, Kosai, Rooster, THC-303, Grasshopper e Kiddo.
 
Em GTA III, o sobrenome oficial do protagonista nunca foi revelado, mas o primeiro nome Claude e as características físicas sugerem que seja Claude Speed. Sua história é iniciada em GTA: San Andreas, que seria lançado posteriormente, quando conhece Catalina e a rouba do namorado que tinha, CJ, personagem principal do game.
 
Em seguida, os dois se mudam para Liberty City, dando início a GTA III. A partir daí, sua vida passa por diversas reviravoltas. Uma delas é quando Catalina atira nele em um assalto que faziam juntos, ocasionando sua prisão. Após passar nove anos preso, Claude reconstitui sua vida e se vinga ao matá-la, encerrando o jogo.
 
Claude Speed
 
TOMMY VERCETTI – GTA: VICE CITY
 
Em algum ponto antes dos acontecimentos do jogo, Tommy Vercetti juntou-se à família mafiosa Forelli, liderada por Don Sonny Forelli. À medida que ele vai ganhando a confiança de todos, o chefão fica receoso e arma uma emboscada para Tommy, que não apenas sobreviveu, como matou todos os onze capangas que foram enviados para "apagá-lo".
 
Após passar 15 anos na cadeia e ser libertado sem nunca entregar a família Forelli, é enviado para Vice City por Sonny para trabalhar com negociações de drogas. Seu envolvimento bem-sucedido com o mundo do tráfico o transforma em líder da gangue Vercetti e um dos homens mais ricos e poderosos da cidade, o que faz Sonny revelar que havia encomendado sua morte no passado. Tommy mata o chefão e assume o controle total de Vice City.
 
Tommy Vercetti
 
CARL JOHNSON (CJ) – GTA: SAN ANDREAS
 
Um dos personagens mais queridos da série GTA é sem dúvida CJ. Carl chega a Liberty City após a morte de seu irmão e se envolve com alguns trabalhos para Joey Leone. Porém, algum tempo depois, ele recebe a notícia de que sua mãe havia morrido em um tiroteio, fazendo com que voltasse para Los Santos, onde decide ficar por um bom tempo. CJ decide, então, recuperar sua gangue, Grove Street Families, e fazer com que ela volte ao poder na cidade.
 
Diferentemente dos outros protagonistas (Claude e Tommy), Carl tem uma personalidade menos violenta e não é um matador, já que diversas vezes dá às suas vítimas a oportunidade de se redimirem.
 
CJ
 
NIKO BELLIC – GTA IV
 
Niko cresceu na Iugoslávia, atual Sérvia, onde lutou nas guerras de seu país. Após o fim delas, encontrou dificuldade em se estabelecer e arrumar um emprego, até receber a proposta de seu primo Roman Bellic para se mudar para Liberty City e viver o tão conhecido “sonho americano”. Iludido, Niko deixa seu país, mas logo percebe que Roman não era tudo aquilo que falava, sendo apenas um simples proprietário de uma empresa de táxi no Broker que está endividado.
 
À medida que vai ajudando seu primo a pagar as dívidas, começa a descobrir mais sobre o veterano de guerra que o traiu na Iugoslávia na sua antiga unidade, arrumando cada vez mais problemas para resolver na fantástica selva de pedra que é Liberty City.
 
Niko Bellic
 
MICHAEL, TREVOR E FRANKLIN – GTA V
 
Michael De Santa é um dos três protagonistas do novo jogo GTA V. Ele é da costa leste e, em algum ponto de sua vida, transformou-se em um ladrão de banco bem-sucedido. Ele conhece sua esposa Amanda e tem dois filhos, Jimmy e Tracey, largando sua vida de crimes, após fazer um acordo misterioso com o FBI que o deixa rico, ao ponto de morar em uma mansão e ter vários carros de luxo na garagem. Mas Michael começa a ter problemas em casa e vê seu dinheiro indo embora rapidamente pelo consumismo de sua mulher. Por isso, decide retornar à sua carreira criminosa.
 
Trevor Phillips ingressa na carreira militar como veterano de guerra e piloto de avião. Após seu período militar terminar, Trevor conhece Michael e os dois se identificam pela atração em praticar roubos, levando-os ao sucesso no crime. Em algum ponto, a amizade dos dois tem um fim. Acredita-se que isso ocorreu devido ao acordo de Michael com o FBI. Agora sem dinheiro, Trevor precisa largar seu trailer acabado no deserto de Blaine County para voltar ao mundo do crime.
 
Franklin nasceu no sul de Los Santos e nunca teve uma família, dinheiro e muito menos uma boa educação que lhe desse suporte na vida, o que o levou ao mundo dos crimes e das drogas. Após ser preso e cumprir sua sentença, decide abandonar o gueto e subir na vida, já que tem uma personalidade muito ambiciosa, arrumando um emprego com o gangster Simeon Yetarian. Os negócios de Simeon envolvem tráfico de automóveis e extorsões; portanto, é comum ver Franklin andando pela cidade com carrões esportivos.
 
Ficou claro que o mais recente game contará com muita ação e roubos. O mundo do crime estará mais ativo do que nunca e, por isso, GTA V tem tudo para ser um dos melhores jogos da série.
 
Michael, Trevor e Franklin
 
Recomendamos para você