Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 12.08.2013 12.08.2013

As bizarrices adoráveis de ‘The Sims’

Por Aline Maryama
 
Para aqueles que acreditam que o extremo sucesso está longe, como, por exemplo, chegar ao topo de uma carreira, ter uma casa enorme e muito bem decorada e uma grande família, há sempre uma alternativa: jogar The Sims 
 
O jogo, que simula a vida real com elementos de fantasia, foi criado há mais de uma década por Will Wright e é distribuído pela Maxis. Desde fevereiro de 2000, quando a primeira versão foi lançada, até os dias de hoje, muito evoluiu.
 
Um fator marcante que nunca abandonou o tão aclamado jogo é: The Sims tem tantas possibilidades – e bizarrices! – que se torna viciante. Para refrescar a memória e descobrir curiosidades, confira uma lista sobre algumas coisas divertidas do jogo:
 
XADREZ COM A MORTE
 
A Morte é um ser bastante caricato e acessível em The Sims. Desde a primeira versão até as expansões mais recentes, essa figura vem assombrando – ou divertindo – a vida dos Sims. Você pode, por exemplo, ter a Morte em seus “Contatos” e dar uma ligadinha para ela de vez em quando.
 
Jogar xadrez com a morte, uma coisa possível para os Sims
Uma curiosidade interessante é: se você possui um personagem com a habilidade lógica no máximo, quando alguém da sua família passar desta para melhor você pode desafiar o temido ceifador em uma partida de xadrez. Se você vencer, comemore com seu familiar recém-ressuscitado!
 
PISCINAS SEM ESCADAS: FATAIS E PERIGOSAS
 
Todos devem confessar que encontrar formas alternativas para dar um fim à triste vida dos Sims era algo divertido. Um método bastante tradicional, pelo menos no The Sims 1, era convidar o Sim para nadar um pouco e então remover a escada. O pobre Sim nadava até não aguentar mais e a Morte vinha buscá-lo. Aparentemente, sair pela borda da piscina era algo muito complicado, não? Mas já pode comemorar: em The Sims 3, os personagens aprenderam a usar a borda para sair!
 
Prender os Sims na piscina era uma das alternativas para por um fim a sua vida
“Eu gosto bastante do jogo, mas o ponto forte são as mortes bizarras. Você podia morrer dentro da piscina, colocando fogo em você mesmo enquanto cozinhava, de fome por não conseguir abrir a porta e mais um monte de coisa maluca”, comenta Henrique Dias, estudante de Direito que é fã assumido da série e participa de fóruns e discussões sobre o jogo. “Lembro que no The Sims 3, meu Sim estava indo na livraria e apareceu uma ação de “observando chuva de meteoros”, de repente a Dona Morte apareceu e pronto. Lá se foi meu Sim. Achei isso incrível, é muita criatividade”, acrescenta o fã.
 
A CONCEPÇÃO MÁGICA DE THE SIMS 1
 
Hoje os jogadores estão acostumados a acompanhar a doce gestação de suas Sims, que ficam com barriga, sentem desejos e também dores nas costas. Mas anos atrás a gravidez era mero detalhe na vida dos Sims. Quando o “oba-oba” acontecia, misteriosamente, após o ato, um berço cercado por flores e com uma música feliz surgia no mesmo cômodo dos pais. Essa é melhor do que a história da cegonha, hein?
 
Bebês que aparecem sem gestação. Essa era uma característica do The Sims 1
Anita Pedroso, que é fã do jogo desde a primeira versão, complementa: “Eu comecei a jogar quando era muito nova, então achava que os bebês nasciam assim mesmo. Quando descobri a verdade, ria sozinha pensando na influência do jogo.” A estudante de arquitetura também confessa que começou a gostar de criar projetos, decoração e arquitetura graças ao jogo. Hoje comemora a evolução da sua série favorita: “Agora no The Sims 3 acompanho a gravidez da minha Sim, aliás, desde os primeiros dias, primeiros passos do bebê até a adolescência, podendo ensinar a dirigir!”
 
BUGS BIZARROS
 
Todo fã da série The Sims sabe que vez ou outra acontecem alguns bugs tensos no jogo. A primeira reação é ficar um tanto decepcionado, mas como não dar risada e se divertir com certos erros? Desde The Sims 1, passando pelo 2, chegando ao 3 e também no 4 (que foi anunciado para o próximo ano), sabemos que podemos contar com esses bugs que tornam o jogo ainda mais bizarro, mas não menos divertido! Para relembrar alguns desses errinhos, dê uma olhada:
 
Bugs fazem o game mais divertido
 
OS FANTASMAS TE DIVERTEM!
 
Atire a primeira pedra aquele que não tentou fazer um belo cemitério no jardim da sua casa logo nas primeiras versões. A visita dos fantasmas, geralmente durante a noite, fazia o jogo algo mais emocionante. Os móveis se mexiam sozinhos e os vivos levavam vários sustos.
Na terceira versão de The Sims, os fantasmas se tornaram ainda mais “amigáveis”. Interações são liberadas, há a possibilidade de levar restos mortais para o laboratório e tentar ressuscitar o ente querido, e são possíveis até mesmo interações românticas (incluindo o  famoso “oba-oba”) com o ser transparente, mas tome cuidado porque você pode ter um bebê fantasma!
 
Medo de quem? Fantasmas são amigos!
 
Com a chegada da expansão The Sims 3: Sobrenatural é possível até criar um Sim fantasma. Aliás, fantasmas, lobisomens, vampiros, bruxas, gênios e zumbis estão mais do que presentes.
 
Você se lembra de alguma bizarrice que não está nessa lista?
 
 
Recomendamos para você