Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 22.04.2014 22.04.2014

As adaptações de filmes para a TV

Por Willians Glauber
 
Às vezes, 90 minutos não são suficientes para dar a profundidade de que uma história ou personagens precisa.
 
E os roteiristas também chegaram à mesma conclusão acerca de algumas produções. Por isso, 2014 será marcado como o ano em que filmes ganham uma nova roupagem em formato de seriado para a TV.
 
Para entender melhor a dinâmica dessas adaptações, o Saraiva Conteúdo conversou com Livia Arbex e Rafael Lessa.
 
Livia é montadora e roteirista do documentário longa-metragem Francisco Brennand, ganhador dos dois principais prêmios na Mostra Internacional de Cinema de SP – Melhor Documentário e Prêmio da Crítica (Abraccine). Já Lessa é roteirista, professor de roteiro da Academia Internacional de Cinema e mestre em roteiro e direção pela Universidade Columbia.
 
BAD TEACHER
No longa-metragem Professora Sem Classe, de 2011, Cameron Diaz é a protagonista Elizabeth Halsey, que passa a dar aulas no ensino fundamental de uma escola pública depois que seu noivo a deixa. Seus novos objetivos de vida passam a ser a cirurgia para aumentar os seios e a busca por um marido rico.
 
Este último é o mesmo objetivo de Meredith, personagem principal da nova série Bad Teacher vivida pela atriz Ari Graynor (Minha Mãe é uma Viagem). Até agora, foram encomendados 13 episódios para a 1ª temporada da produção que estreia em 24 de abril no canal CBS dos EUA. No elenco está Kristin Davis, a eterna Charlotte de Sex and the City.
 
A série Bad Teacher apostará na relação da protagonista com as crianças da escola para dar o tom de humor à trama
 
Na trama para a televisão, a protagonista será uma mulher divorciada que, depois de ser deixada pelo marido sem um tostão sequer, vê-se obrigada a dar aulas em uma escola. A situação acaba se mostrando a oportunidade ideal para encontrar um marido rico entre os pais divorciados.
 
“Para um filme virar série, acho que o necessário mesmo é repensar o produto e transformá-lo num formato de TV. O caso mais recente, Bates Motel, usa personagens e situações do filme Psicose e os reimagina para o formato TV”, analisa o roteirista Rafael Lessa.
 
Confira imagens e bastidores da nova série:
 

 
ROSEMARY’S BABY
Enquanto Bad Teacher tem leveza e comédia, a minissérie Rosemary’s Baby, estrelada pela atriz Zoe Saldana (Star Trek, Avatar), é carregada de drama e horripilação. Dividida em dois episódios de duas horas cada um, a produção estreia em 11 de maio nos EUA, no canal NBC.
 
Apesar de a minissérie se pautar no livro homônimo de Ira Levin, de 1967, ela terá como referência o filme de Roman Polanski, de 1968 – o longa O Bebê de Rosemary tornou-se um clássico cinematográfico.
 
Na minissérie de 2014, conhecemos Rosemary quando ela e o marido, Guy Woodhouse, mudam-se de Nova York para Paris, com o intuito de esquecer seu passado triste. No longa de 1968, o casal se muda para um prédio na ilha de Manhattan.
 
Depois de um tempo em Paris e de se descobrir grávida, Rosemary atenta ao fato de que talvez seus vizinhos acolhedores façam parte de uma seita diabólica, cujo único intuito é fazer mal ao seu filho. Estaria ela paranoica ou apenas certa?
 
Assista ao trailer da minissérie Rosemary’s Baby:
 

MAIS ADAPTAÇÕES
A produção Ghost – Do Outro Lado da Vida será adaptada para a TV pelos roteiristas Akiva Goldsman (Uma Mente Brilhante) e Jeff Pinkner (Fringe e Lost).
 
E uma nova série baseada no longa-metragem Os 12 Macacos, de 1995, foi aprovada pelo canal estadunidense Syfy e terá 12 episódios em sua 1ª temporada.
 
No enredo, depois que um vírus mortal toma conta do planeta, a humanidade passa a viver no subterrâneo. Para tentar erradicar a epidemia antes mesmo que ela aconteça, o protagonista é levado ao passado com o intuito de colher informações sobre esse mal. Na telona, os papéis principais foram interpretados por Bruce Willis e Brad Pitt.
 
“Enquanto no longa-metragem o espectador sabe que os personagens sofrerão uma transformação em 90 minutos, na série esse mesmo espectador precisará ‘conviver’ com um determinado personagem por muito mais tempo, sem necessariamente vê-lo sofrer uma grande mudança num curto espaço de tempo”, explica Livia.
 
O filme Os 12 Macacos será adaptado para a TV pelo canal Syfy. No cinema, os protagonistas foram interpretados por Bruce Willis e Brad Pitt
 
 
Recomendamos para você