Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 30.11.-0001 30.11.-0001

Arnaldo Saccomani: em sintonia com o sucesso

Por Cintia Lopes
 
Quem vê o sisudo Arnaldo Saccomani na bancada de jurados do programa Astros, do SBT, talvez não imagine que o produtor seja autor de nada menos que 300 músicas e integre o grupo de recordistas de arrecadação de direitos autorais no Brasil. 
 
Reconhecido por lançar artistas e bandas desde a década de 70, Saccomani é só sorrisos nos bastidores. E o bom humor tem explicação. Afinal, ele conseguiu emplacar a marca de 200 mil cópias vendidas do CD Carrossel, conquistando disco de platina. 
 
Responsável pela produção musical da novela exibida no SBT, Saccomani também aposta as fichas no CD Carrossel vol. 2 e no DVD com previsão de lançamento para dezembro. “É difícil explicar o fenômeno depois que acontece. Acredito que o diferencial seja realmente a trilha sonora com versões exclusivas. Tem novela da concorrência que explodiu em audiência, mas não teve o mesmo mérito na venda dos CDs”, compara. 
 
Trabalhar para crianças, aliás, não é nenhuma novidade para Saccomani. No currículo, parcerias com Mara Maravilha, Eliana, Angélica e tantas outras. Para ele, o mercado infantil voltou a ser o filão da vez. “Com exceções de Paula Fernandes, Ivete e Adele, quem domina o mercado consumidor hoje são as crianças”, conclui. 
 
Para o produtor, mesmo com todo avanço tecnológico, não há muitas diferenças no perfil do público infantil dos anos 80 e 90 em comparação com os dias de hoje. “A criança não deixa de ser criança porque usa tablet ou possui celular. O argumento da internet é uma ferramenta a mais de divulgação e ajuda na repercussão. Criança é autêntica e direta. Gosta ou não do produto”, analisa. 
 
                                                                                                       Crédito/Divulgação
No palco do Programa Silvio Santos, recebendo o disco de Platina pela vendagem do CD 'Carrossel'
 
Arnaldo lembra ainda que insistiu com a direção do SBT para que a trilha de Carrossel fosse direcionada aos pequenos. “Quando vieram com essa história de fazer algo para o público teen, fui o primeiro a dizer que não daria certo. Ainda bem que me escutaram”, lembra, aos risos. 
 
Ele admite que às vezes é mais fácil produzir crianças do que lidar com os pais dos artistas. “Não tenho tempo para cara feia. Ninguém é obrigado a saber cantar”, justifica.
 
Mas Saccomani não esconde que se surpreendeu com o potencial de alguns atores durante as gravações. Entre eles, Jean Paulo Campos, intérprete de Cirilo, que solta a voz na faixa "Peraí", do CD Carrossel vol. 2. “Não esperava nada dele. Mas logo nos primeiros ensaios percebi que ele tinha uma técnica vocal incrível”, analisa, antes de completar. “Criança não faz tipo e fica atenta às orientações. Já o ego do artista adulto… Tem uns que são insuportáveis e ficam fazendo aquele jogo de cena”, detona o produtor de 63 anos. 
 
E Saccomani tem autoridade para falar sobre isso. Afinal, com 40 anos de estrada, esteve presente em momentos marcantes da MPB, como o lançamento do LP Ando Meio Desligado, dos Mutantes e a projeção da banda Carrapicho no início da década de 90 para o Brasil e para o exterior, além de ter ajudado o grupo Mamonas Assassinas na assinatura do primeiro contrato com a gravadora EMI e ter sido responsável por lançar centenas de grupos.
 
Paralelamente ao projeto Carrossel, Saccomani está à frente de outra produção: o CD solo de Larissa Manoela, que interpreta a vilã Maria Joaquina na novela. “Essa menina é um fenômeno. Ela tem talento e técnica impressionantes. Em toda minha carreira, só senti algo semelhante quando trabalhei com Fábio Jr. e produzi o primeiro disco do Tim Maia, Primavera”, compara. 
 
O investimento em Larissa, que apesar dos 12 anos tem larga experiência em dublagem e musicais, não é o único projeto. Saccomani já trabalha na pré-produção da trilha sonora do remake de Chiquititas, com estreia prevista para 2013 no SBT. “A ideia é modernizar os arranjos, mas manter a essência das composições que emplacaram na época”, antecipa.
 
 
Recomendamos para você