Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 30.11.-0001 30.11.-0001

Aos 40 anos, Van Halen se revigora com Roth e ‘A Different Kind of Truth’

Por Mauro Ferreira do Blog Notas Musicais
 
Resenha de CD
Título: A Different Kind of Truth
Artista: Van Halen
Gravadora: Interscope / Universal Music
Cotação: * * * *
 
A Different Kind of Truth é álbum bem especial na discografia do Van Halen por marcar o reencontro do grupo com seu vocalista David Lee Roth, reintegrado à banda na reunião de 2006. Trata-se do primeiro disco gravado com Roth desde 1984 e do primeiro álbum de estúdio do quarteto desde 1998.
 
Mas ouvindo músicas como Big River e As Is é difícil acreditar que Roth ficou 27 anos sem gravar com o Van Halen. O intervalo de 12 anos entre Van Halen III (1998) e A Different Kind of Truth (2012) também torna-se insignificante diante da energia e dos contundentes solos e riffs da guitarra de Eddie Van Halen, mais marcantes até do que os vocais de Roth.
Seja na velocidade de China Town e Bullethead ou no clima sombrio de The Trouble With Never, o grupo iguala em A Different Kind of Truth o êxito dos discos de sua fase áurea – talvez por ter sido álbum feito em família.
 
Filho de Eddie, Wolfgang Van Halen pilota o baixo enquanto seu tio, Alex Van Halen, assume como de hábito a bateria. Como guitarrista,  Eddie se mostra em plena forma
Capa de A Different Kind of Truth 
A Different Kind of Truth é – em todos os sentidos – álbum de peso na discografia do Van Halen. Fiel a si mesmo, como já sinalizara o primeiro single Tattoo, o Van Halen se permite até suavizar seu som em Stay Frost, cujo primeiro minuto se situa entre o folk e o country, até ganhar progressivamente o peso de um blues-rock.
 
Detalhe: o segundo e atual single do álbum, She's the Woman, é música dos anos 70 – já conhecida dos fãs da banda – que ganha seu primeiro registro oficial após ter feito parte de alguns bootlegs do quarteto.
 
No todo, A Different Kind of Truth expõe o vigor até surpreendente do rock do Van Halen 40 anos depois da formação do grupo nos Estados Unidos.
Recomendamos para você