Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Antes limitados a participações especiais, atores de Hollywood são cada vez mais destaque nas séries de TV

 
Por Andréia Silva
James Caviezel, de 'Person of Interest'
Hollywood invadiu mesmo a telinha. O ano de 2011 trouxe muitas novas séries e novos protagonistas que nós nos acostumamos a ver na telona, em grandes produções dos estúdios americanos, e que apareciam na TV apenas em participações especiais nos melhores sitcoms.
 
Entre esses, estão nomes como Ewan McGregor, prestes a estrear na série 'Correções', da HBO; a veterana Glenn Close, de 'Damages'; Jessica Lange, protagonista da recente 'American Horror Story'; Laura Dern e Luke Wilson, em 'Enlightened'; Jason Biggs, de 'Mad Love'; Patrick Wilson, de 'A Gifted Man'; e James Caviezel, protagonista de 'Person of Interest'. Isso só para citar alguns.
 
 
 
A maior parte desses atores debutou em séries de TV em 2011, como é o caso de Biggs, Wilson e Caviezel – para quem não se lembra, aquele que interpretou Jesus no polêmico filme de Mel Gibson, A Paixão de Cristo (2004).
 
Caviezel estava meio sumido – desde 2008 não o víamos nos cinemas – quando aceitou o convite para protagonizar a mais recente criação de J.J. Abrams ('Lost').
 
Com mais de 20 filmes no currículo, ele já trabalhou com Ridley Scott (Até o Limite da Honra), Ang Lee (Cavalgada com o Diabo) e Terrence Malick em Além da Linha Vermelha, um de seus grandes momentos no cinema.
 
No caso de Caviezel, protagonizar a série do popular J.J. Abrams (Lost) não é fechar as portas para o cinema, mas dar novo fôlego à sua carreira, abalada pelas criticas ao filme de Gibson.
 
Já Biggs escolheu estrear em uma série que não fosse muito diferente do universo que o tornou famoso no cinema em American Pie: a transição para fase adulta.
 
A série estreou no dia dos namorados americano e já garantiu sua segunda temporada. A TV o trouxe de volta para os holofotes, já que seus dois últimos trabalhos no cinema foram em 2008, nos longas Nem Por Cima do Meu Cadáver e A Namorada do Meu Melhor Amigo.
 
Em 2012 ele retorna à telona em seu melhor estilo em American Reunion, mas antes, fará uma participação especial em um dos episódios da terceira temporada de 'The Good Wife'.
 
O galã Patrick Wilson disse que topou fazer TV pelo prazer do desafio e pela possibilidade de ficar mais perto da família, já que as filmagens de 'A Gifted Man', onde ele vive um médico que vê espíritos (entre eles, a mulher morta), acontecem em Nova York.
 
“Eu moro em Nova York, então posso ir para casa e dormir na minha cama. Se [a série] fosse em outro lugar, talvez eu não tivesse feito. Foi um dos aspectos que me atraiu, além do papel desafiador e diferente de mim, poder passar mais tempo com a família”, disse ele em entrevista à Collider, site especializado em cinema e TV.
 
Patrick Wilson em 'A Gifted Man'
 
Para os fãs, a vantagem de ver atores de cinema na TV é poder acompanhar mais de perto o trabalho do ídolo sem ter que esperar um filme ou outro. Já para os atores, é uma forma de diversificar o trabalho e, em alguns casos, diminuir a correria das gravações e viagens, comuns a grandes produções.
 
Dose dupla
'Enlightened', série que está em sua primeira temporada na HBO, traz uma dobradinha hollywoodiana: Laura Dern e Luke Wilson.
 
Laura Dern e Luke Wilson em 'Enlightened'
 
Dern tem uma longa carreira cinematográfica e é uma das cocriadoras e corroteirista da série. A atriz também é produtora e desde sempre uniu cinema e TV.
 
Já Wilson, com uma carreira ininterrupta no cinema desde 1996, especialmente protagonizando comédias românticas, estreia na TV com um papel fixo, como ex-marido da personagem de Dern. Antes, ele havia feito participações em séries como 'Arquivo X', 'The 70’s Show', 'Entourage', entre outras.
 
Veteranos no cinema e na TV
Glenn Close e Martin Sheen são dois veteranos do cinema que migraram para a TV, mas sem abandonar o outro lado da carreira.
 
Sheen ficou por sete anos na já extinta série 'The West Wing', sobre os bastidores do governo americano – fez até uma ponta em 'Two and a Half Men'. Nem por isso parou de atuar.
 
A atriz Glenn Close segue seus passos. Desde 2007, ela está na linha de frente do elenco de 'Damages' como a advogada Patty Hewes. Para muitos, a atriz é o grande trunfo da série, já que o ar maldoso e maniqueísta de Hewes se assemelha ao de seus personagens mais famosos.
 
Glenn Close em 'Damages'
 
Mais um no time
O próximo a debutar em séries de TV é Ewan McGregor, que se juntou a Chris Cooper e Daniel Wiest na adaptação do premiado romance As Correções, de Jonathan Franzen, que a HBO está produzindo com Scott Rudin.
 
McGregor interpretará Chip, o filho do meio de um casal do centro-oeste americano que se reúne com a família para um último natal. O livro inspirador foi vencedor do National Book Award e do James Tait Black Memorial Prize. Ainda não há previsão de estreia da série.
 
 
Recomendamos para você