Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.08.2013 26.08.2013

Amores maduros no cinema

Por Edu Fernandes
 
Os descaminhos do coração são um dos temas mais abordados no cinema. Em alguns casos, tais reviravoltas amorosas acontecem com personagens mais maduros. É o caso de um dos conflitos apresentados em O Casamento do Ano, filme que estreia no Brasil em 30 de agosto.
 
Tudo começa quando Don (Robert De Niro, de Poder Paranormal) e Ellie (Diane Keaton, de Uma Manhã Gloriosa) ainda formavam um casal feliz com três filhos, dois biológicos e um adotado (Ben Barnes, de As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada). O caçula está prestes a se casar, mas pede um favor enorme aos pais, agora divorciados. Eles precisam fingir por um fim de semana que ainda são casados para não chocar a religiosa mãe biológica (Patricia Rae, de Um Brilho na Escuridão) de Alejandro.
 
Além de ser combustível para as piadas do filme, a farsa não agrada nem um pouco Bebe (Susan Sarandon, de A Viagem), atual companheira de Don e ex-melhor amiga de Ellie. Ela sente-se afastada da celebração e não vê com bons olhos a reaproximação de seu namorado com a ex-mulher.
 
O elenco de O Casamento do Ano já esteve envolvido em outras comédias que tratam de amores entre pessoas que já passaram dos 50 anos. O tema se mostra cada vez mais relevante em uma sociedade que dá chance para que as pessoas recomecem suas vidas amorosas em qualquer ponto de suas vidas.
 
Cena do filme Alguém Tem que Ceder
 
Diane Keaton estrela Alguém Tem que Ceder (2003), no qual faz par romântico com Jack Nicholson. Ele interpreta um executivo que coleciona conquistas amorosas com menos de 30 anos, mas sofre um ataque cardíaco que o coloca de frente com Erica, mãe de sua jovem namorada (Amanda Peet).
 
Os dois começam aquela conhecida dinâmica de testar o limite entre amor e ódio, especialmente por causa da presença do quarto vértice do quadrilátero amoroso: o médico (Keanu Reeves) que cuida de Harry. Ele demonstra admiração e interesse por Erica.
 
Desde a cena do ataque cardíaco até o desfecho do longa, muitas situações cômicas são baseadas em obstáculos que chegam com a idade, como o uso de remédios e a menopausa. A direção é de Nancy Meyers (O Pai da Noiva), cineasta experiente no gênero.
 
Cena do filme Em Pé de Guerra
 
O conflito de gerações também é tema de Em Pé de Guerra (2007), comédia romântica estrelada por Susan Sarandon. No filme, Beverly irá se casar novamente e dá a boa notícia para John (Sean William Scott), seu filho. O problema para o rapaz é que o noivo é Sr. Woodcock (Billy Bob Thorton), o professor de Educação Física que o maltratava em sua infância.
 
O foco do filme está na rivalidade entre os dois personagens masculinos. Cabe a Sarandon o papel de coadjuvante e motivadora acidental da disputa entre eles.
 
Cena do filme As Idades do Amor
 
Robert De Niro protagoniza a última das três histórias do filme italiano As Idades do Amor (2011), mais romântico do que os exemplos anteriores. Seu par romântico é Monica Bellucci.
 
Adrian é um professor que se muda para Roma após o divórcio. Sua amizade com Augusto (Michele Placido) será abalada pela chegada de sua bela filha. Viola reascende em Adrian uma chama que ele considerava extinguida.
 

Com menos de 30 anos de idade, Amanda Seyfried (Os Miseráveis) foi testemunha de amores maduros em pelo menos duas comédias de que participou. Em ambas, ela fazia o papel de noiva.

 
Cena do filme Mamma Mia!
 
Em O Casamento do Ano, ela é a futura esposa de Alejandro. Em Mamma Mia! (2008), as confusões acontecem com sua mãe.
 
Sophie que saber quem é seu pai e convida os três maiores suspeitos para seu casamento. A ideia é confrontar sua mãe (Meryl Streep) e conseguir uma confissão. O reencontro forçado faz emergir muitas emoções nos envolvidos, que são retratadas em números musicais ao som de sucessos do grupo ABBA.
 
Amanda pode até levar a fama de pé-frio no assunto confusões em matrimônio, mas nos dois títulos sua história amorosa é a mais tranquila. Para conhecer os outros conflitos de O Casamento do Ano, basta ver o trailer.
 
Trailer de O Casamento do Ano:

:

 
 
Recomendamos para você