Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 24.04.2014 24.04.2014

‘Amante a Domicílio’: garotos de programa engraçadinhos

Por Edu Fernandes

 
Quando o tema de um filme está relacionado à prostituição, normalmente a profissão mais antiga do mundo é representada por mulheres. Uma Linda Mulher (Disney), Bruna Surfistinha (Imagem) e Moulin Rouge (Fox) são alguns dos exemplos de produções protagonizadas por garotas de programa.
 
Em 24 de abril, o circuito brasileiro recebe um filme com um gigolô no posto de personagem principal. Amante a Domicílio (Imagem) é um título em que o tema é tratado com um toque de comédia.
 
O longa é roteirizado, dirigido e protagonizado por John Turturro (Transformers: O Lado Oculto da Lua). Ele interpreta Fioravante, um homem de meia-idade que trabalha em uma floricultura. Seu melhor amigo Murray (Woody Allen, de Para Roma, com Amor) é obrigado a fechar a livraria que estava há gerações em sua família e propõe uma exótica sociedade com Fioravante.
 
Murray soube que sua dermatologista (Sharon Stone, de Lovelace) sonha em fazer um ménage à trois com uma amiga (Sofia Vergara, de Modern Family). Ele vê na fantasia da médica uma oportunidade de agenciar os serviços sexuais do amigo, apesar de Fioravante não ter experiência prévia nesse mercado.
 
Fioravante dança com cliente
No começo, ele rejeita a ideia, mas depois embarca. Seu talento é baseado na capacidade de satisfazer às clientes nos campos sexual e afetivo. Dessa forma, ele logo se torna um sucesso, com a agenda repleta de encontros profissionais e a carteira recheada de dinheiro.
 
Mais para o final, Amante a Domicílio aposta em sua vertente dramática com mais força. Isso é possível pela aproximação de Fioravante com Avigal (Vanessa Paradis, de Como Arrasar um Coração), uma judia ortodoxa que recentemente tornou-se viúva.
 
Filmes nos quais garotos de programa se envolvem em situações cômicas não são novidade. A franquia Gigolô por Acidente (1999-2005) é um exemplo claro desse casamento. Nesse caso, a comédia é a prioridade e não há muito espaço para drama ou reflexão.
 
Cena do filme Gigolô por Acidente (1999)
Deuce Bigalow (Rob Schneider) ganha a vida limpando aquários. Um michê pede que ele cuide de seu peixe raro enquanto viaja a trabalho, mas o aquário é destruído em um acidente. Para reparar seus erros, Deuce precisa arrumar dinheiro rápido e decide assumir a clientela extravagante de seu contratante.
 
Ao contrário de Fioravante, o protagonista de Gigolô por Acidente (Sony) é levado à profissão por desespero ou confusão. Em Gigolô Europeu por Acidente (Sony), há ainda a subtrama de um serial killer que assassina michês em Amsterdã.
 
Já em Loverboy – Garoto de Programa (LK-Tel), há um pouco mais de romantismo. Randy (Patrick Dempsey) é um universitário na pior: abandonado pela namorada (Nancy Valen), ele tem um desempenho escolar sofrível, razão que motiva seus pais a pararem de financiá-lo.
 
Cena do filme Loverboy – Garoto de Programa (1989)
Como Deuce, Randy agarra a primeira oportunidade de trabalho e começa a entregar pizzas. Um dia, ele atende Alex (Barbara Carrera), que o seduz e paga US$ 200 por seus serviços. A partir daí, uma série de mulheres começa a encomendar pizzas com muita anchova para serem entregues pelo rapaz.
 
Com o passar do tempo, Randy descobre que as mulheres querem atenção e carinho, algo que Fioravante sabe desde o começo de Amante a Domicílio. Outro conhecimento que o ajuda a ser um “produto de alta procura” é sua experiência com jardinagem. A produção traça um original paralelo entre a construção de um arranjo floral e o jogo de sedução.
 
Veja o trailer de Amante a Domicílio:
 

 

Recomendamos para você