Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.12.2013 26.12.2013

‘Álbum de Família’ retrata histeria e conflitos entre mãe e filhas

Por Vinícius Costa
 
O que acontece quando se junta um roteiro baseado em uma peça aclamada pela crítica – e vencedora de prêmios – a um elenco composto por estrelas como Meryl Streep, Julia Roberts, Abigail Breslin, Benedict Cumberbatch, Juliette Lewis e Ewan McGregor? Resposta: histeria familiar!
É isso que retrata o filme Álbum de Família, que chega aos cinemas amanhã, dia 27 de dezembro. A história gira em torno de três irmãs – Barbara, Karen e Ivy – que, após um longo período separadas, precisam retornar para casa e cuidar de sua mãe Violet, uma mulher extremamente dura, impaciente e controladora. Então, o reencontro desencadeia inúmeros conflitos que trazem à tona segredos e antigas desavenças da família.
O drama foi indicado ao Globo de Ouro – com Julia Roberts (Espelho, Espelho Meu e Comer, Rezar, Amar) como melhor atriz coadjuvante – e vem sendo apontado pela crítica internacional como um favorito para aparecer na lista dos indicados ao Oscar também.
O roteiro do longa, dirigido por John Wells (A Grande Virada), é baseado na peça August: Osage County (nome original da produção), escrita por Tracy Letts e que levou o Pulitzer e o prêmio de melhor peça no Tony, ambos em 2008.
 
Cena da peça August: Osage County, que deu origem ao filme

A adaptação teve que se tornar maior do que o que foi mostrado nos teatros -, afinal de contas, toda a ação se desenvolve na casa da família Weston. A história se passa no interior de Oklahoma (Estados Unidos), então vastas plantações foram usadas como locação, por exemplo.

FAMÍLIA ESTRELADA
O filme está sendo muito esperado por contar com nomes consagrados de Hollywood no elenco. Não é todo dia que se tem Meryl Streep (Um Divã Para Dois, A Dama de Ferro, O Diabo Veste Prada) e Julia Roberts “saindo no tapa” no meio da sala de casa. Essa é uma das cenas mais comentadas e aguardadas.
 
Julia Roberts e Meryl Streep saem no tapa

Em uma coletiva de imprensa realizada em Toronto, Julia afirmou que essa produção foi “a melhor experiência de atuação que teve na vida“. Quando questionada sobre como foi gravar ao lado de Meryl (principalmente a cena da briga), ela disse: “Trabalhar com a Meryl é um sonho para qualquer um. Conhecê-la já é uma honra. Ela é uma pessoa tão bonita, e foi intimidador, é claro, estar naquelas cenas com ela. Estrangular e fazer coisas do tipo não era exatamente como eu havia imaginado que iríamos contracenar”.

Ewan McGregor (O Impossível, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas) interpreta o marido de Julia e Abigail Breslin (Zumbilândia, Pequena Miss Sunshine) faz a filha do casal. O elenco ainda conta com Juliette Lewis (Assassinos Por Natureza), Chris Cooper (Beleza Americana) e Benedict Cumberbatch (Sherlock, Cavalo de Guerra).
George Clooney e Grant Heslov são os produtores do longa. Para quem não se lembra, eles roteirizaram o filme Tudo Pelo Poder.
 
O elenco quase todo completo em cena do longa, que chega amanhã aos cinemas

O resultado desse encontro de grandes nomes e de fortes personagens é uma “avalanche” de histeria, brigas e discussões familiares. Vai ser impossível não se identificar em algum momento com essa família, pois no final das contas a história se resume a isso: a nossa relação com nossos familiares.

Veja o trailer de Álbum de Família:
 
 
 
Recomendamos para você