Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 27.12.2012 27.12.2012

Agenda 2013: grandes lançamentos do cinema no primeiro semestre

Por Edu Fernandes
 
Além das tradicionais promessas de Ano Novo, os cinéfilos se preocupam com os filmes que virão no ano que se inicia. Para ajudar na programação, SaraivaConteúdo separou os grandes lançamentos até junho.
 
A mistura de férias escolares com temporada de premiações transforma os primeiros meses do ano em uma época muito agitada no circuito. Depois, quando o verão norte-americano se aproxima, é a vez dos blockbusters invadirem as salas.
 
Detona Ralph (04/01) – Um vilão dos fliperamas decide que é hora de ter seu valor reconhecido. Com isso, Ralph cria uma grande bagunça no mundo dos videogames. A animação conta com a participação especial de personagens de jogos eletrônicos, como lutadores de Street Fighter e vilões de outros títulos famosos.
 
A Viagem (11/01) – Os irmãos Wachowski (Matrix) unem-se ao alemão Tom Tykwer (Triângulo Amoroso) para contar uma história que se passa em seis tempos distintos, com direito a passagens futuristas. O elenco encabeçado por Tom Hanks (Tão Perto e Tão Forte) e Halle Berry (Noite de Ano Novo) tem outros atores igualmente famosos. Para ver o trailer, clique aqui.
 
Django Livre (18/01) – Desta vez, Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios) usa referências do mundo do faroeste para narrar a jornada de um escravo (Jamie Foxx, de Quero Matar Meu Chefe) para libertar sua esposa (Kerry Washington, de Destinos Ligados). O título é um concorrente às grandes premiações do começo do ano.
 
A Hora mais Escura (18/01) – Depois de retratar a Guerra do Iraque no filme Guerra ao Terror (2008), a diretora Kathryn Bigelow mostra como foi a missão para capturar o terrorista Osama Bin Laden. O título recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro.
 
Cena do filme Lincoln
 
Lincoln (25/01) – A cinebiografia do presidente dos Estados Unidos é o filme com maior número de indicações ao Globo de Ouro. A direção fica a cargo de Steven Spielberg (Cavalo de Guerra).
 
Anna Karenina (01/02) – A adaptação do romance de Leon Tolstoy narra o amor proibido entre a personagem-título (Keira Knightley, de Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo) e um militar (Aaron Taylor-Johnson, de Albert Nobbs). Apesar de se passar na alta sociedade russa, o filme é falado em inglês.
 
Caça aos Gângsteres (01/02) – John O’Mara (Josh Brolin, de MIB 3) junta um grupo de policiais para acabar com o domínio do mafioso Mickey Cohen (Sean Penn, de Aqui É o Meu Lugar) na Los Angeles dos anos 1940. O longa promete reunir cenas de ação com dramas pessoais. Para ver o trailer, clique aqui.
 
O Lado Bom da Vida (01/02) – O ex-professor Pat (Bradley Cooper, de Sem Limites) está numa pior: acabou de sair de um instituto psicológico, voltou a morar com os pais e não consegue esquecer a ex. Tudo fica mais complicado quando conhece a problemática Tiffany (Jennifer Lawrence, de Jogos Vorazes). Os dois atores foram indicados ao Globo de Ouro.
 
Hitchcock (08/12) – Cineastas também amam. O mestre do suspense Alfred Hitchcock (Anthony Hopkins, de 360) encontrou tempo durante as gravações de Psicose (1960) para achar o amor na figura de Alma Reville (Helen Mirren, de RED – Aposentados e Perigosos).
 
Cena do filme Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer
 
Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (22/02) – John McClane (Bruce Willis, de Os Mercenários 2) volta para mais uma aventura com muitos tiroteios. Desta vez, ele vai à Rússia ajudar o filho (Jai Courtney, de Spartacus) a evitar um desastre nuclear.
 
Colegas (01/03) – Ganhador de Gramado e com passagens positivas em outros festivais, o filme estrelado por três atores com Síndrome de Down chega às salas comerciais. A história de amizade tem o hábito de emocionar as plateias. Para saber mais, clique aqui.
 
Oz: Mágico e Poderoso (08/03) – Antes de Dorothy e seus amigos trilharem a Estrada dos Tijolos Amarelos, a chegada do Mágico (James Franco, de Planetas dos Macacos: A Origem) a Oz foi uma grande aventura. O prólogo usa muitos efeitos visuais para impressionar.
 
Carrie (15/03) – O romance de Stephen King ganha uma nova versão cinematográfica. A personagem-título é vivida agora por Chloë Grace Moretz (Sombras da Noite). Para ver um teaser, clique aqui.
 
Uma História de Amor e Fúria (22/03) – Não é comum ver uma animação de longa-metragem produzida no Brasil. Além da raridade, as vozes de Selton Mello (O Palhaço), Camila Pitanga (Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios) e Rodrigo Santoro (Meu País) são outro atrativo para a produção. Para saber mais, clique aqui.
 
Cena de A Hospedeira
 
A Hospedeira (29/03) – Não é só de Crepúsculo que vive Stephenie Meyer. Em 2013, outro livro da escritora ganha adaptação para o cinema. Melanie (Saoirse Ronan, de Hanna) é infectada por uma alienígena com a missão de dominar a Terra.
Os Miseráveis (29/03) – O musical da Broadway chega às telonas com um grande elenco. A história é sobre um fugitivo (Hugh Jackman, de X-Men Origens: Wolverine) que cuida de uma garota abandonada (Isabelle Allen). Para saber mais, clique aqui.
 
Um Final de Semana em Hyde Park (05/04) – Antes de eclodir a Segunda Guerra Mundial, o rei George VI (Samuel West, de Van Helsing – O Caçador de Monstros) visitou o presidente Franklin Roosevelt (Bill Murray, de Cidade das Sombras) nos Estados Unidos. O filme mostra que política não foi o único assunto no encontro.
Oblivion (12/05) – Os fãs de ficção científica esperam ver a união de Tom Cruise (Missão: Impossível – Protocolo Fantasma) e Morgan Freeman (Batman – O Cavaleiro das Trevas) na produção. O filme conta a luta para salvar a Terra.
Somos Tão Jovens (26/04) – Renato Russo é o mais novo nome da música brasileira a ganhar uma cinebiografia. O longa conta a vida do cantor e compositor desde a juventude em Brasília até o sucesso por todo o Brasil. Para saber mais, clique aqui.
 
Homem de Ferro 3 (26/04) – Depois dos acontecimentos de Os Vingadores (2012), Tony Stark (Robert Downey Jr., de Sherlock Holmes) sente pressão psicológica. Para piorar, um novo vilão (Bem Kingsley, de O Ditador) ameaça sua vida e de sua amada (Gwyneth Paltrow, de Contágio). Para ver o trailer, clique aqui.
 
Set de Velozes e Furiosos 6
 
Velozes e Furiosos 6 (24/05) – No filme anterior, já houve indicações de que o passado de Dom (Vin Diesel, de Missão Babilônia) voltará para assombrá-lo. Tudo isso com muitos carros possantes em suas cenas.
Faroeste Caboclo (30/05) – A letra da música da banda Legião Urbana se transforma em filme. A produção marca a estreia de Ísis Valverde (Avenida Brasil) no cinema.
Se Beber, não Case 3 (31/05) – Las Vegas volta a ser o cenário das confusões do grupo de amigos. Desta vez não há casamento ou despedida de solteiro. Mesmo assim, o bando de lobos consegue se envolver em uma enrascada.
O Grande Gatsby (14/06) – O romance de F. Scott Fitzgerald vira filme mais uma vez. A história conta os dramas de um homem (Leonardo DiCaprio, de J. Edgar) tão rico quanto misterioso.
 
Star Trek – Além da Escuridão (14/06) – J. J. Abrams (Super 8) teve a missão de contar o começo de uma amizade interestelar. Agora que Kirk (Chris Pine, de Guerra é Guerra!) e Spock (Zachary Quinto, de Margin Call) já se acertaram, é hora de ver a caçada a um traidor poderoso.
 
Cena do filme Universidade Monstros
 
Universidade Monstros (21/06) – Desde Toy Story 3, a Pixar não consegue mais entregar o grau de emoção associado às suas produções. Talvez o começo da amizade entre Mike Wazowski e Sully quebre o jejum.
Guerra Mundial Z (28/06) – Em uma corrida contra o tempo, um funcionário da ONU (Brad Pitt, de A Árvore da Vida) viaja pelo mundo para parar uma pandemia zumbi.
 
 
Recomendamos para você