Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 21.10.2013 21.10.2013

A volta de Bridget Jones e Andrea Sachs de ‘O Diabo Veste Prada’

Por Thaís Ferreira
Uma é inglesa. Após uma resolução de Ano Novo, ela começou a escrever um diário em que contava suas frustrações profissionais e amorosas. Cada nova anotação era iniciada com uma contagem de calorias, cigarros e bebidas alcoólicas consumidas e trazia um relato sincero sobre uma mulher atrapalhada que buscava o equilíbrio na vida.
Ela agradou ao público ao falar sobre as mulheres solteiras de 30 anos de maneira cômica e trazendo situações cotidianas sem nenhum glamour. Depois de 14 anos desde seu último lançamento nas livrarias; a personagem Bridget Jones está de volta. 
A outra é norte-americana. Recém-formada, ela deseja ser jornalista do The New York Times e está disposta a fazer qualquer coisa para conquistar seu sonho; até mesmo encarar um diabo em forma de chefe. O livro mistura ficção com pitadas de realidade, pois foi parcialmente baseado na experiência da própria autora, Lauren Weisberger, que foi assistente da editora da Vogue norte-americana Anna Wintour.
A personagem Andrea Sachs, de O Diabo Veste Prada, revelou o cotidiano de uma grande revista feminina em todos os seus aspectos, desde o deslumbrante mundo da moda até o trabalho duro de quem está nos bastidores.
Em comum, Bridget Jones e Andrea Sachs têm dificuldades em suas profissões e vidas amorosas. Além disso, as duas obras se tornaram livros (e filmes) de sucesso que voltam agora para as livrarias.
 
Cena de O Diabo Veste Prada
Atenção: este texto pode conter spoilers.
BRIDGET JONES: LOUCA PELO GAROTO
No próximo dia 30 de outubro, a Companhia das Letras lança no Brasil a terceira obra da série, intitulada Louca pelo Garoto.
Depois de idas e vindas com o mulherengo Daniel Cleaver e de um namoro e casamento com o certinho Mark Darcy, o novo diário dá um salto no tempo e mostra a protagonista como uma viúva de 51 anos com dois filhos para criar.
A morte de Mark Darcy foi uma surpresa para os fãs da personagem de Helen Fielding: “Fiquei na expectativa para o lançamento do livro, mas logo que fiquei sabendo que ele havia falecido me deu um aperto no coração… No entanto, depois de ler, eu entendo que isso tinha que acontecer”, afirma Lívia Villar, blogueira e fã de Bridget Jones.
A história começa cinco anos após o falecimento do par romântico da protagonista, que está pronta para amar novamente. Além dos empecilhos que ela já encontrava na juventude, a viúva tem que lidar, agora, com fato de ser uma mãe em busca de um novo namorado.
Durante o enredo, ela enfrenta dificuldades para se adaptar com as novas redes sociais e se envolve com um homem 30 anos mais novo.
 
Capa de Bridget Jones – Loca pelo Garoto
No entanto, nem tudo mudou. Ela continua atrapalhada, contando calorias, controlando as doses de bebidas alcoólicas e com medo de permanecer sozinha pelo resto da vida. “Eu acho que ela precisava estar solteira para que a história permanecesse com algumas das suas características”, comenta Lívia.
ANDREA SACHS X MIRANDA PRIESTLY
O recém-lançado A Vingança Veste Prada, da editora Record, também trouxe mudanças significativas na história da personagem. Depois de oito anos desde sua demissão da revista Runway, Andrea deixou o sonho de ser jornalista do The New York Times de lado para criar sua própria publicação.
Ao lado de Emily, a antiga colega de trabalho que se tornou sua melhor amiga, ela funda a The Plunge, um periódico sobre casamentos e vestidos de noiva que rapidamente se torna um grande sucesso. No entanto, sua nova carreira faz a protagonista encarar novamente a ex-chefe Miranda Priestly.
A vida pessoal de Andrea também vai bem: apesar de não namorar mais com Alex (que no filme ganhou o nome de Nate), ela se apaixona por Max, herdeiro de uma grande empresa de mídia. Porém, uma semana antes de seu casamento, ela terá que lidar com a volta do diabo em sua vida: a empresa que é dona da Runway está planejando comprar a The Plunge.
 
“Apesar da mudança arriscada no rumo da história, acho que o livro traz momentos divertidos entre Andrea e Miranda, além do desenvolvimento das personagens“, afirma a blogueira Lívia.
NOS CINEMAS
A Vingança Veste Prada já tem previsão de estreia nos cinemas: abril de 2015, segundo a 20th Century Fox, detentora dos direitos. O roteiro será assinado pela própria escritora Lauren Weisberger. As atrizes Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt sinalizaram que permanecerão nos papéis principais.
 
Cena do filme
Já a mais recente obra de Helen Fielding não está prevista para ser adaptada para as telonas em breve. Um novo filme sobre Bridget Jones será lançado, mas o enredo terá como base os contos e colunas da escritora, e a data de lançamento ainda não está definida. A protagonista será vivida novamente por Renée Zellweger.
 
 
Recomendamos para você