Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 15.03.2013 15.03.2013

A volta de Almodóvar às comédias

Por Fernanda Oliveira 
 
Nos últimos anos, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar produziu dramas bastante intensos, como Má Educação (2002), que tem como foco pedofilia e homossexualidade, Volver (2006), uma história com toques de humor a respeito de mulheres assombradas pelo passado, e Abraços Partidos (2009), sobre o trágico destino de um diretor de cinema que fica cego em um acidente.
 
No entanto, em A Pele que Habito (2011), sua obra mais recente, ele se reinventa, seguindo por um caminho bem diferente de seus outros trabalhos, mas sem perder a habilidade de chocar. Nessa trama forte e surpreendente, o desconforto é geral. E foi justamente depois de um filme tão pesado que Almodóvar resolveu voltar às comédias.
 
Inclusive, foi uma comédia que o levou à consagração. Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988) foi seu primeiro grande êxito internacional. Com isso, não tem como não esperar que esse longa de sucesso tenha alguma influência sobre o novo filme, intitulado Los Amantes Pasajeros (Os Amantes Passageiros), que tem lançamento marcado para 8 de março na Espanha. 
 
Na verdade, Agustín Almodóvar, produtor e irmão do cineasta, tem divulgado que o roteiro da nova comédia realmente será bem no estilo de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, porém, um pouco mais picante e transgressor. Sócios na produtora El Deseo, os irmãos Almodóvar já estavam sentindo uma pressão para a retomada desse gênero.
 
Além disso, é possível montar um perfil do cineasta quando se fala nesse tipo de filme. O crítico de cinema Sérgio Rizzo pontua outras características: "Almodóvar costuma fazer comédias de costumes. No início de carreira, elas eram zombeteiras e iconoclastas. Com o tempo, perderam esses traços e ganharam mais densidade psicológica, com situações e personagens mais elaborados", relata.
 
Mas também acredita que haverá inovações, já que para ele a tentativa de se renovar (ou seja, oferecer sempre algo novo ao espectador) é uma constante na carreira do espanhol. "O que se pode esperar da obra que em breve estará nas salas de cinema? Sendo otimista, espero que surpreenda outra vez. Os filmes mais interessantes, como Matador, A Lei do Desejo, Carne Trêmula e Tudo Sobre Minha Mãe, são justamente aqueles mais felizes em abordar gêneros e situações familiares com o uso de elementos desestabilizadores, criando uma curiosa sensação de originalidade. Embora os ingredientes sejam conhecidos, a combinação entre eles parece inédita", explica.
 
Passageiros e tripulação enfrentam pane em avião em Los Amantes Pasajeros
 
A história de Los Amantes Pasajeros, especificamente, passa-se totalmente dentro de um avião que entra em pane durante um vôo entre Espanha e México. Acreditando que não sobreviverão, tripulação e passageiros entram em desespero e agem de forma maluca, fazendo confissões imprevisíveis. Mas, no site da produtora El Deseo, o próprio Almodóvar dá mais detalhes. "Tudo que ocorre dentro do avião é festa e transgressão. É certo que sobre os passageiros pesa a ameaça de uma avaria muito séria, mas eles transformam o medo e a histeria em orgia sentimental e física. Não digo mais nada. Toda equipe fez voto de silêncio, inclusive eu", conta o cineasta, divertindo-se.
 
O longa revela uma estética semelhante ao de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos e tem a participação de Antonio Banderas e Penélope Cruz, parceiros frequentes de Almodóvar em seus projetos, despertando assim a curiosidade de muitos. Também é possível especular que o novo filme deva retomar alguns aspectos marcantes das comédias almodovarianas, como o espírito exagerado, os cenários e figurinos de cores berrantes (principalmente o vermelho, que, em sintonia com a cultura espanhola, remete ao sangue e à paixão), a releitura irônica do kitsch e os personagens aparentemente absurdos, mas cheios de emoções verdadeiras e exacerbadas. Tudo isso em histórias do cotidiano da sociedade.
 
Em Los Amantes Pasajeros, Carlos Areces e Raúl Arévalo fazem parte da tripulação de um avião que sofre uma séria avaria

Além de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, algumas dessas características – ou todas elas – aparecem em comédias ou dramas com toques de humor do cineasta espanhol, como Labirinto de Paixões, O Que Fiz Eu Para Merecer Isso? e Kika.

 
Estreias de Los Amantes Pasajeros
 
Espanha
8 de março
 
Brasil
13 de setembro
 
Veja o trailer:
 
 
 
 
Recomendamos para você