Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 19.03.2010 19.03.2010

A Pintura em Pânico

A exposição A Pintura em Pânico – Fotomontagens de Jorge de Lima reúne as fotomontagens feitas pelo poeta entre os anos de 1930 e 1940 e que foram publicadas no livro A Pintura em Pânico (1943), que dá nome à exposição. A curadoria é assinada por Simone Rodrigues, Mestre em História Social da Cultura pela PUC-RJ e pesquisadora da história da Fotografia.
Jorge de Lima é autor de uma obra extensa que atravessou diversas fases e estilos, desde sua estreia com os XIV Alexandrinos (1914) até seu último poema épico lírico, A Invenção de Orfeu (1952). Além de se dedicar ao desenho, à pintura e à escultura, foi o primeiro artista brasileiro a produzir fotomontagens, influenciado pelo Surrealismo. 

As imagens resgatam a memória do livro A Pintura em Pânico, cujos originais se perderam. Desde 1938, algumas imagens da série já haviam sido publicadas em jornais e revistas como O Cruzeiro, Dom Casmurro e O Estado de São Paulo. A mostra exibirá também ampliações feitas a partir de 11 originais que sobreviveram nos arquivos de Mário de Andrade e que se encontram atualmente no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).

Dois vídeos sobre a vida e a obra de Jorge de Lima poderão ser assistidos pelo público. O documentário O Grande Circo Místico (1977), dirigido por João Carlos Horta e premiado como melhor curta nacional no Festival de Gramado de 1978. E um vídeo inédito, que reúne entrevistas com a filha do artista, Maria Thereza Alves Jorge de Lima e depoimentos de intelectuais, como Fábio de Souza Andrade, Gênese Andrade  e Marco Lucchesi.

A exposição traz ainda um ateliê permanente que será montado para realização de oficinas de fotomontagens, aberto ao público de qualquer idade que queira realizar sua própria experiência através dos recursos de recorte e colagem. O participante ficará com os originais dos trabalhos, que serão digitalizados e ficarão expostos na galeria em forma de slide show.
Serviço:

A Pintura em Pânico – Fotomontagens de Jorge de Lima

Local:
CAIXA Cultural Rio [Unidade Almirante Barroso] Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 15 de março a 2 de maio de 2010.
De 3ª a 6ª feira, das 10h às 22h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 21h
 
Visita guiada:
Dia 7 de abril, às 18:30h, com a curadora Simone Rodrigues.
Lançamento do catálogo: 29 de abril, às 18h

O catálogo será distribuído gratuitamente a todos que comparecerem ao evento.

Mesa Redonda:
Dia 29 de abril, às 19h, com o tema “O Surrealismo na Poética de Jorge de Lima e a Fotografia Moderna no Brasil”.

Participação de Ângela Magalhães, José Niraldo de Farias e Simone Rodrigues.

Classificação: Livre

Entrada franca
Recomendamos para você