Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo HQ 30.11.-0001 30.11.-0001

A nova onda dos Vingadores

Por Andréia Martins
Seja você um assíduo leitor de HQs de heróis ou não, vai notar algumas diferenças no universo dos Vingadores, o grupo que reúne super-heróis da Marvel. A nova formação, chamada de Avengers Now, trará os heróis de um jeito que você nunca viu, como Thor em versão feminina, o Capitão América negro, o Homem de Ferro em nova armadura, entre outras mudanças previstas para 2015, na esteira do lançamento do filme Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, em maio.
 
"O anúncio das novidades mencionadas é mais uma estratégia de marketing, de controle da percepção dos leitores, do que uma tentativa de mudar o status quo. Thor mulher, um Capitão América negro e um Homem de Ferro diferente – três personagens com suas respectivas franquias milionárias no cinema – criam a percepção de que tudo pode acontecer na Marvel; de que o universo dos super-heróis não é estacionário; sugerem um desprendimento em relação aos personagens que na verdade não existe", diz Sérgio Codespoti, editor do site Universo HQ.
O filme trará Thor e Capitão América nas suas velhas versões. No entanto, alguns dos novos Vingadores estarão no elenco, enquanto outros devem ganhar produções solo, mostrando que um dos planos da Marvel é fortalecer a ligação entre os quadrinhos e o cinema.
Em 2015, todos os integrantes dos Avengers Now ganharão revistas solo. Os mais conhecidos aparecem em nova versão já neste ano. Veja quem é quem na nova formação dos Vingadores:
THOR VERSÃO MULHER
Quando apresentou a mudança do personagem, a Marvel fez questão de deixar claro: "Esta não é a Lady Thor. Não é Thorita. Esta é Thor". A HQ de Jason Aaron e Russell Dauterman com a nova personagem sai em outubro. A transição dos personagens se dará quando, por algum motivo que será revelado na nova série, Thor, como o conhecemos, não poderá pegar seu martelo. Outra pessoa o fará (no caso, uma mulher) e se tornará Thor.
 
 
CAPITÃO AMÉRICA
O supersoldado Steve Rogers envelheceu e saiu de cena para dar lugar a O Falcão, o alter ego de Sam Wilson. Ele apareceu nas páginas da HQ número 117 do Capitão América, em 1969, época de luta pelos direitos civis dos negros nos EUA, sendo um dos primeiros super-heróis afro-americanos dos quadrinhos. Além disso, foi parceiro do Capitão América. A HQ com o novo personagem estreia em novembro.
 
 
HOMEM DE FERRO
A partir de novembro, Tony Stark vai ganhar uma nova armadura, desta vez branca, “meio Apple, meio Tron”, nas palavras do editor Alex Alonso, e estará morando na cidade de São Francisco, nos EUA. Seu novo nome será Superior Iron Man, algo como Homem de Ferro Superior, nome já usado pelo Homem-Aranha (Superior Spider Man). Stark vai desenvolver um app para atender aos desejos nada modestos dos moradores da cidade (como beleza, perfeição, imortalidade, entre outros), e veremos um lado mais obcecado e superficial do personagem.
 
 
SOLDADO INVERNAL
Bucky Barnes, identidade do Soldado Invernal, ganha novos rumos pelas mãos de Ales Kot e Marco Rudy, em outubro. Criado por Joe Simon e Jack Kirby, Barnes foi parceiro do Capitão América, apareceu em outras histórias, sumiu ao lado do parceiro no final da 2ª Guerra Mundial e em 2005 foi trazido de volta após a suposta morte do Soldado Invernal. Três anos depois, tornou-se o Capitão América, quando Rogers foi dado como morto. Agora Barnes retorna num contexto de espionagem intergaláctica. “O personagem fez tanto sucesso que revitalizou a revista do Capitão América e influenciou bastante o segundo filme do personagem, Capitão América 2 – O Soldado Invernal”, diz Codespoti. De acordo com ele, para dar certo, o vai e vem de um personagem nas HQs ”depende da habilidade dos escritores e da equipe artística envolvida”. Caso de Barnes.
 
FEITICEIRA ESCARLATE
A personagem (cujo nome real é Wanda Maximoff) é filha do mutante Magneto, mãe de Wiccan e Speed, irmã de Quicksilver e Polaris e tem o poder de afetar os campos de probabilidade. Depois de integrar o grupo Irmandade de Mutantes, controlado pelo pai, ela “se regenerou” e entrou para os Vingadores. Em dado momento, ela enlouqueceu e matou alguns companheiros, entre eles o Homem-Formiga, colocando fim aos Vingadores. Ela estreia nos cinemas em Os Vingadores 2, em 2015, mas não como mutante, e sim como pertencente ao grupo dos Inumanos, descendentes de humanos normais que sofreram experiências com alienígenas.
 
HOMEM-FORMIGA
O Homem-Formiga teve três identidades em sua história na Marvel: Hank Pym, Scott Lang e Eric O’Grady. Produzido pelo trio Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber, ao longo dos anos o herói também teve diferentes versões: foi o Homem-Gigante, Golias, Jaqueta Amarela, entre outros. O público nem sempre aprovou essas mudanças, e agora ele retorna à sua forma original. O personagem, integrante original dos Vingadores nas HQs, é um dos que vai ter sua história levada para o cinema em 2015, na identidade de Scott Lang, um engenheiro eletrônico que não consegue ajudar sua família e entra para o crime, mas é salvo por sua boa conduta.
 
DOUTOR ESTRANHO
O site Comic Book Movie classificou a escolha de alguns personagens como "apostas obscuras" da Marvel. Isso porque alguns dos novos Vingadores não são assim tão populares entre os leitores, caso do Doutor Estranho, criado em 1963. Stephen Vincent Strange é o neurocirurgião transformado em mágico após sofrer um acidente e é considerado o personagem mais poderoso do universo místico da Marvel Comics. Com a linha Marvel Now, o personagem ganhou uma nova série de revistas. Também é um dos que vão ganhar filme, talvez em 2015. Johnny Depp e Joaquin Phoenix estão entre os cotados para o papel.
 

 

MEDUSA E INFERNO
A Medusa é uma personagem frequente na série de quadrinhos FF (Future Foundation, que tem ainda o Homem-Formiga, Mulher Coisa e Mulher-Hulk) e tem papel importante entre os que pertencem aos Inumanos. Sua entrada nos Vingadores é vista por muitos como uma tentativa de popularizar esse grupo entre os leitores da Marvel. Para dar uma força, Inferno, novo personagem Inumano, também entrou no time.
 
DEATHLOK
O ciborgue e anti-herói que completa 40 anos em 2014 ganhou um lugar no supergrupo da Marvel. Este ano ele estreou na TV, na série Agents of S.H.I.E.L.D.. Em junho, ele voltou às páginas de HQs na antologia Original Sins #1, e a Marvel pretende publicar uma série solo do personagem ainda este ano. 
 
 
ANGELA
Criada por Neil Gaiman e Todd McFarlane na HQ Spawn, em 1993, ela acabou entrando para o time da Marvel em 2013, vendida à editora pelo próprio Gaiman e recriada pelo traço de Joe Quesada. No universo Marvel, Angela será filha de Odin, irmã de Thor e Loki. A editora disse ainda ter grandes planos para a personagem. Curiosidade: em Spawn, Angela morre em um confronto. Mais uma prova de que nas HQs nada é irreversível.
 
Homem-Formiga e Angela
 
 
Recomendamos para você